fbpx
segunda-feira , 5 de fevereiro de 2024

Extrato de café pode combater a Diabetes

Um novo estudo sugere que o extrato natural de grãos de café não torrado, pode ser mais uma ferramenta na luta contra os níveis de açúcar no sangue não controlados, característicos do diabetes.
05_17_diabetes

Pesquisa feita na Índia, com participantes de peso normal e com glicemia normal (ou nível normal de açúcar no sangue) descobriu que várias doses de suplementos contendo extrato de café verde baixava o nível de açúcar no sangue, sendo que com doses mais elevadas associavam uma queda maior.

“Se isso pode influenciar os níveis de glicose de uma pessoa normal, então ele deve ser ainda melhor para os diabéticos, porque eles têm um problema”, disse o autor do estudo, Joe Vinson, professor de química da Universidade de Scranton, na Pensilvânia. “O café verde [extrato] é a melhor forma do café a ser tomada nesse caso, eu acho.”

Vinson estava programando para apresentar a pesquisa, feita na Índia, esta semana em um encontro da Sociedade Química Americana, em Nova Orleans. Estudos apresentados em conferências científicas são tipicamente ainda não revisados e os resultados são considerados preliminares.

Cerca de 26 milhões de americanos têm diabetes tipo 2, que é a forma mais comum, de acordo com os Centros dos EUA para Controle e Prevenção de Doenças. Diabetes está associado a condições como doenças cardíacas, cegueira, insuficiência renal e amputações.

Uma grande quantidade de pesquisa examinou os potenciais benefícios do café para a saúde. Um tão propalado estudo publicado em 2012 no New England Journal of Medicine sugeriu que a taxa de mortalidade cai a cada xícara adicional consumida diariamente. Enquanto isso, uma revisão de 18 estudos de 2009 no Archives of Internal Medicine envolvendo mais de 457 mil pessoas indicou que cada xícara adicional diário de café foi associado com uma queda de 7 por cento no risco relativo de desenvolver diabetes tipo 2.

Os estudos não provam que o café causa estes ótimos efeitos para a saúde, mas dizem apenas que existe uma associação.

O estudo de Vinson analisou 30 homens e mulheres de peso normal que não tem diabetes. Eles tomaram suplementos contendo entre 100 miligramas (mg) e de 400 mg do extrato de café verde em uma cápsula com água, seguida por testes de tolerância à glucose em vários pontos depois.

Todas as doses do extrato parecia reduzir os níveis de açúcar no sangue dos participantes, disse Vinson, mas uma dose de 400 mg foi associada com uma redução de 24 por cento 30 minutos depois de tomar o extrato, bem como uma queda de 31 por cento 120 minutos mais tarde.

Vinson disse que acredita que os efeitos de redução do açúcar realizado pelo extrato de café verde são devidos à sua concentração de ácidos clorogênicos – antioxidantes encontrados em maçãs, cerejas, ameixas e outras frutas e legumes. Altas temperaturas utilizadas para torrar os grãos de café, geralmente quebrar os ácidos clorogênicos, disse ele, de modo que bebidas de café preto contêm menos deles do que extratos encontrados em suplementos.

“Este estudo teve estritamente normais [os participantes], mas tem um grande potencial para aplicação em pessoas com diabetes [controle]“, disse Vinson. “É uma intervenção bastante barata e pode custar menos do que um ou dois dólares por dia – menos do que um café no Starbucks.”

Mas John Anderson, MD, presidente de medicina e ciência na Associação Americana de Diabetes, advertiu contra a chegar a conclusões definitivas a partir desta pesquisa. Extrato de café verde teria de ser estudado extensivamente antes que pudesse ser oferecido como um preventivo potencial ou remédio para diabetes, disse ele.

“Para dizer que algo pode prevenir ou retardar o diabetes é quase impossível provar a não ser que eles estejam dispostos a gastar centenas de milhões de dólares em pesquisas. Isso precisa de rigorosos experimentos científicos para ser provado”, disse o Dr. Anderson. “Este estudo foi com apenas 30 pessoas, e tudo o que fez foi olhar para um teste de tolerância à glicose. Acho que é interessante, mas eu não acho que realmente sabemos muita coisa mais sobre isso.”

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Imagem mostrando alimentos saudáveis como frutas e legumes: tomates, brócolis, maçã. Uma fita métrica amarela com a numeração em preto um medidor de glicose e um estetoscópio

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do …

Um Comentário

  1. Como conseguir adquirir o extrato de café verde no Rio de Janeiro? Casas de produtos naturais vendem???

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"