fbpx
segunda-feira , 5 de fevereiro de 2024

Febre Amarela

Segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde, desde dezembro de 2016, o Brasil vive uma onda de atividade do vírus da febre amarela. Após o inverno de 2017 no hemisfério sul, um aumento da atividade do vírus da febre amarela foi novamente observado.
Dessa maneira, a vacinação contra a febre amarela é recomendada, pela OMS, para os viajantes internacionais que visitam o Brasil assim como outros países da África e América do Sul, onde existe a circulação do vírus.

O que é Febre Amarela?

A OMS e a OPAS – Organização Panamericana de Saúde, definem a febre amarela como: “A febre amarela é uma doença hemorrágica viral aguda que é endêmica em regiões tropicais da África e da América Latina. Casos podem ser difíceis de distinguir de outras febres hemorrágicas virais, tais como arenavírus, hantavírus ou dengue.”

Os sintomas da febre amarela aparecem geralmente de 3 a 6 dias após a picada de um mosquito infectado. Na fase inicial, estão presentes:

  • febre
  • dor muscular
  • calafrios
  • dor de cabeça
  • perda de apetite
  • náuseas ou vômitos

Para a maioria dos pacientes, estes sintomas desaparecem após 3 ou 4 dias. No entanto, 15% dos pacientes entram numa segunda fase, mais tóxica no prazo de 24 horas da remissão inicial quando retorna febre alta, e vários sistemas do corpo são afetados, incluindo os rins.

O tratamento é baseado em minimizar os sintomas, para o conforto do paciente.

A vacinação é a medida preventiva mais importante contra a febre amarela, é seguro, acessível e altamente eficaz, proporcionando uma imunidade efetiva no prazo de 30 dias para 99% dos vacinados.

De acordo com o anexo 7 do Regulamento Sanitário Internacional, de 2005, aprovada pela OMS, uma única dose da vacina contra a febre amarela é suficiente para conferir imunidade, sustentando e protegendo o indivíduo ao longo da vida contra a doença, sem a necessidade de um reforço.

Como se prevenir?

Tomando a vacina. Se vai viajar para alguma zona de risco, a vacinação deverá ocorrer até 10 dias da viagem.
Adotar medidas para evitar picadas de mosquitos, como o uso de repelente.
Conhecer os sinais e sintomas da doença e procurar cuidados médicos caso ocorram após alguns dias de visitar uma zona de risco.

Nas zonas rurais, o vírus da febre amarela é transmitido pelo mosquito Haemagogus.  

O macaco é mais uma vítima do mosquito contaminado, pois quando ele é picado, também se contamina, mas ele NÃO transmite a doença para o homem, desta forma, matar os macacos é um erro, pois o mesmo nos serve como sinal de alerta de que a doença está ativa no local.

Quem não pode se vacinar?

  • Crianças menores que 9 meses de idade;
  • Pessoas com imunidade baixa;
  • Gestantes;
  • Mulheres amamentando, neste caso, elas devem suspender a amamentação por 10 dias após a vacinação;
  • Maiores de 60 anos, devem avaliar o risco e o benefício da vacina com o médico, antes de se vacinar.

Para complementar estas informações, assista ao vídeo abaixo, nele eu respondo sobre as dúvidas que me foram enviadas pelas redes sociais e respondo a pergunta:

“Quem tem diabetes pode tomar a Vacina da Febre Amarela?”

Errata do vídeo: Crianças abaixo de 9 meses não devem ser vacinadas.

O Que Você Precisa Saber

Agora que você já conhece mais sobre a febre amarela, tenho mais uma informação importante para você!

O que você precisa saber sobre o diabetes: Entender qual o melhor tratamento para o controle do diabetes é fundamental para que você consiga um bom controle glicêmico e assim mais qualidade de vida para toda a família. Se você quer saber mais sobre os detalhes que podem comprometer o tratamento, sugiro a leitura do e-book “Desvendando os Segredos do Diabetes”.

O Conhecimento é a ponte para uma vida plena e saudável de quem tem diabetes.

Clique no botão abaixo e conheça melhor os tipos de tratamento!

QUERO CONHECER MEU TRATAMENTO

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Imagem mostrando alimentos saudáveis como frutas e legumes: tomates, brócolis, maçã. Uma fita métrica amarela com a numeração em preto um medidor de glicose e um estetoscópio

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do …

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"