fbpx
segunda-feira , 5 de fevereiro de 2024
Arroz e Feijão uma dupla Perfeita

Feijão com Arroz: A dupla é aliada na alimentação dos Brasileiros

Há anos, o Feijão com Arroz é adotado o prato principal de todos os dias, a dupla é considerada uma grande aliada dos Brasileiros. Além de ser uma delicia a é muito saudável, são: fonte de fibras, vitaminas, minerais, carboidratos e proteínas. Protege o coração e os dentes, ajuda na manutenção do nível de glicemia e, de quebra, auxilia no emagrecimento.  Na correia do dia a dia, protegem a alimentação evitando a entrada do “fast food” no cardápio diário.

Não existe nenhum tipo de alimento que seja capaz de fornecer todos os nutrientes em suas recomendações ideais para suprir as necessidades diárias do nosso organismo, por isso é importante à variedade da dieta. Mas, quando consumidos juntos com outros alimentos, completam-se e tornam-se um “superalimento”, como é o caso da dupla perfeita, o que falta em um, o outro fornece e, assim, oferecem uma combinação proteica excelente.

Com o casamento dos grãos, feijão e arroz, o prato típico dos brasileiros fornece nada menos que antioxidantes, energia, fibras, minerais, vitaminas, ferro e magnésio.

Apesar de sua tradicional presença no cardápio dos brasileiros, o arroz tem fama de vilão das dietas e é famoso por engordar, deixando de ser conhecido e valorizado pelos seus benefícios a nossa saúde.

Erroneamente, quando se trata de alimentação saudável é o primeiro a sair do prato por se tratar de um carboidrato, porém, a realidade é bem diferente, pois é justamente por ser fonte de carboidrato que ele é importante para o nosso organismo: é fonte de energia, alimenta o cérebro e sacia a fome. E mais, quem ingere ao menos uma porção do grão por dia, diminui o risco de obesidade e hipertensão arterial, fonte de vitaminas A e com complexo B e potássio.

Recomendação Nutricional

A quantidade de cada alimento a ser consumido depende das necessidades energéticas e da individualidade de cada um.

Mas, de maneira geral, como recomendação, temos a seguinte proporção ideal: 2 partes de arroz para 1 de feijão (2:1), ou seja, 2 colheres (sopa) de  arroz para 1 colher (sopa) de feijão

Feijão Carioca – 1 colher de sopa-17g – 18 Kcal – 3g de CHO

Arroz Branco –  1 colher de sopa-25g – 31 kcal – 5g de CHO

Diabetes:

O feijão é uma leguminosa muito rica em fibras solúveis e o grão de arroz sozinho, principalmente a versão branca polida, pode sim, elevar as taxas de açúcar no sangue. É neste caso, que entra o poderoso efeito da dupla: O feijão tem o poder de frear esse efeito, mantendo a glicemia equilibrada a níveis aceitáveis e prevenindo hiperglicemias. A união do casal também equilibra o índice glicêmico da preparação como um todo.

Dica: Toda essa ação pode ser fortalecida quando deixamos de usar o arroz branco e substituímos pelo arroz integral.

Benefícios do Consumo

O prato arroz com feijão, consumidos com moderação e diariamente, auxiliam na redução do índice glicêmico do prato como o todo e promove saciedade após a refeição, por serem ricos em fibras e retardar o esvaziamento gástrico, pode colaborar para o emagrecimento.

Dica: Basta adequar as porções de acordo com a necessidade da refeição. Neste caso, é indicado procurar uma Nutricionista torna mais fácil e mais saudável a perda de peso.

A saúde bucal é mais um motivo para consumir a duplinha. Além de conter alto teor de cálcio, que fortalecem os dentes, também atua no combate ás cáries. Estudos dosaram as quantidades de flúor no arroz e no feijão e notaram que os mesmos preservam excelentes taxas do mineral após o cozimento e, ainda, mantém a concentração de flúor na saliva, o que diminui a desmineralização dos dentes e protege contra as cáries.

E por fim, com a ingestão diária esses benefícios à saúde só tendem a aumentar. A dupla perfeita auxilia na prevenção de doenças, principalmente cardiovasculares, reduz taxas do colesterol ruim, o LDL, e aumenta a do bom colesterol, HDL, favorece o sistema nervoso, previne anemia, é bom para gestantes, colabora para o metabolismo celular, produção de energia e reparação dos tecidos.

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Imagem mostra um medidor de glicose com u lancetador e alguns alimentos crus, como macarrão, pimentão, alho, tomate e cebola

Alimentos ideais para quem tem diabetes

Quem tem diabetes deve cortar alimentos como refrigerantes e balas e investir nas fontes de …

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"