fbpx
segunda-feira , 5 de fevereiro de 2024
fundo claro com luzes de natal estrela vermelha com detahes em branco calho de pinhero e no fundo um pinhero de natal enfeitado de branco desfocado

Fim de Ano e Diabetes: 16 dicas para aproveitar as festas

As comemorações de fim de ano (Natal e Ano Novo) são um verdadeiro convite para passar um pouquinho da conta nas refeições e bebidas, não é mesmo?

Nesta época de festas é complicado manter a mesma alimentação saudável do dia a dia. Sabemos que evitar as armadilhas da mesa farta na companhia de amigos e familiares, repleta de delícias salgadas e doces, é um verdadeiro desafio.

Mas o excesso nas festas de fim de ano pode causar sensação de mal-estar por muito tempo!

Se você passou além da conta no fim do ano passado e quer fazer a diferença ainda em 2020, veja abaixo algumas orientações para ter uma ceia tranquila e manter a qualidade de vida.

Fim de ano e diabetes: Divirta-se em segurança

  1. Evite os doces e chocolates Diet’s – Além de onerarem o seu bolso devido ao preço mais elevado, e quando consumidos em excesso podem provocar diarreia.
  2. Prefira as frutas e verduras – Elas são ricas em vitaminas e minerais necessários para o funcionamento adequado do organismo. Como sugestão, coma hoje 2 frutas para sentir os benefícios.
  3. Prefira os alimentos assados e grelhados – Evite as frituras. Os assados e grelhados são mais saudáveis, te ajudam a perder peso ou na manutenção dele, evitam o aumento do colesterol e assim diminuem o seu risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Escolha receitas que vão te dar mais qualidade de vida. Clique aqui e conheça receitas para melhorar ainda mais a sua vida com o diabetes.
  4. Não esqueça da hidratação do seu corpo – Ela é fundamental para uma pele saudável e funções do corpo. Além disso, no verão é necessário cuidar em dobro da hidratação. O adequado é ingerir 2 litros de água por dia, o que vale em torno de 8 copos.
  5. Presenteie seu fígado com verduras escuras – Os vegetais verde-escuros ajudam no adequado funcionamento do fígado. Aproveite o almoço de hoje para escolher opções escuras e saudáveis.
  6. Não tenha pressa na hora de comer – Quando nos alimentamos mais lentamente, temos a oportunidade de comer menos, dessa maneira, ingerimos menos carboidratos e assim, a glicemia será menos impactada.
  7. Cuidado com a ingestão de bebidas alcoólicas –  Nesta época do ano é mais acentuada e dificulta na manutenção ou perda de peso. Bebidas alcoólicas são ricas em calorias, mas não tem nutrientes, é o que chamamos de calorias vazias.
  8. Nunca beba de estômago vazio – Faça um lanche antes de dormir após a ingestão de bebida alcoólica, dessa maneira você evita uma crise de hipoglicemia.
  9. Modere a ingestão de sucos também – Apesar de muitas frutas serem ricas em proteínas e fibras, algumas também são carregadas de açúcares, e é preciso tomar cuidado com a quantidade. Modere a ingestão de laranja, manga, uva, melancia e caqui, que são ricas em nutrientes, mas também podem aumentar os níveis glicêmicos.
  10. Cuidado com as proteínas – Também é preciso estar atento à quantidade de proteína animal consumida nesta época. As doses de proteína podem se transformar em açúcar no sangue e aumentar as taxas de glicose. A proteína piora a insuficiência renal, que é um quadro comum para o diabético nessa época.
  11. Procure fazer alguma atividade física após as refeições – Ao invés de se sentar no sofá na frente da televisão ou com o celular nas mãos postando os vídeos e fotos da ceia, pratique atividades físicas. Lave a louça, ajude na limpeza e organização do local da festa, faça uma caminhada… Se você tem diabetes do tipo 1 ou tipo 2, atividade física vai te ajudar a manter os níveis de glicose.
  12. Deixe de lado o mal-estar antes de dormir – As oleaginosas como nozes, castanhas, macadâmia, amêndoas, pistache e avelã estão super em alta nesta época do ano e são ótimas opções para sua ceia. Que tal comer uma castanha do Pará antes de dormir?
  13. Tenha uma boa noite de sono – Não esqueça de fazer uma refeição após o jantar, a chamada “ceia” evita as oscilações de glicemia noturna. O ideal é fazer a ceia aproximadamente 30 minutos antes de dormir, isto auxilia no início da digestão antes de deitar. Uma excelente dica para quem tem problemas com gastrite, úlceras e refluxo.
  14. Meça sua glicemia antes de dormir – Embora a rotina se altere nesta época do ano, é importante sempre medir as taxas de glicose no sangue, antes e depois de comer, controlando a ingestão de gorduras e açúcares para aproveitar as festas de forma saudável e com qualidade.
  15. O chá verde, chá branco e chá preto auxiliam na perda de peso – Eles aumentam as funções metabólicas. P.S. Quando aumentamos o metabolismo, nosso corpo não relaxa para termos uma boa noite de sono, portanto evite na parte da noite.
  16. Aproveite o ano novo para começar uma atividade física – Consulte seu médico antes de iniciar uma atividade física. Entender como ela vai afetar sua glicemia é fundamental. Quer uma sugestão? Vá de bike! Os efeitos de uma atividade física, para quem tem diabetes, é muito imediato. Você pode conferir no medidor de glicose.

Festejar é muito bom, mas cuidar da saúde é melhor ainda! Siga essas 16 dicas e comece o ano com o pé direito! 😉 

Dica Extra

Estamos em um período onde a maioria das pessoas viajam de férias, não é mesmo?

O que devemos nos lembrar, é que o diabetes nunca tira férias.

A segunda coisa a se lembrar é que: o diabetes não pode te impedir a ser feliz.

Para que sua viagem seja um sucesso e você não perca o controle do diabetes, eu escrevi um livro digital:

VIAJANDO COM DIABETES: O GUIA COMPLETO PARA O SUCESSO DE SUA VIAGEM.

Neste Livro Digital, você vai entender tudo sobre:

  • O que levar de medicamentos (oral ou injetável, incluindo insulinas) e insumos (tiras, lancetas, sensores, etc.) e qual quantidade levar de tudo isso.
  • Qual a documentação necessária no aeroporto se meu voo for nacional? E se for pro exterior?
  • Se faço uso de bomba de infusão de insulina ou sensor de monitoramento continuo, posso passa pelo RX do aeroporto? Meus equipamentos não vão danificar?
  • Existe alguma coisa que preciso saber sobre controle glicêmico e dias muito quente e muito frios?
  • Em viagens terrestres, onde devo ficar atento?
  • Todas estas perguntas e muitas outras serão respondidas neste e-book.

Clicando no botão aqui abaixo, você terá um desconto de 63%, simplesmente, pagando ao invés de R$ 30,00 somente R$ 10,00.

Clique no botão abaixo e garanta o seu exemplar com desconto, hoje.

QUERO MEU GUIA COMPLETO, AGORA!

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Imagem mostrando alimentos saudáveis como frutas e legumes: tomates, brócolis, maçã. Uma fita métrica amarela com a numeração em preto um medidor de glicose e um estetoscópio

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do …

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"