fbpx
segunda-feira , 5 de fevereiro de 2024

Como a Gordura Abdominal Prejudica o Controle do Diabetes

O que é Gordura Abdominal?

gordura armazenada na região abdominal é um dos principais fatores de riscos à saúde humana. Por se encontrar próxima ao fígado, intestino, rins e pâncreas é, também, conhecida como gordura visceral e pode ser diretamente responsável pelo aparecimento de doenças como as doenças cardiovasculares, diabetes, dislipidemia e hipertensão arterial, entre outras.

Um indicador para saber se sua saúde esta em risco devido a gordura visceral é através da medida de cintura. Cerca de 10% da nossa gordura corporal total esta armazenada como gordura visceral ou seja na região abdominal, portanto, se você apresenta maiores quantidades de gordura corporal do que é recomendado, é mais provável que você também está armazenando mais gordura visceral do que é saudável.

Pesquisas indicam que o tamanho de nossa barriga é um indicador relativamente de confiança dos riscos de saúde ligados à gordura visceral. Veja no quadro abaixo se a sua circunferência abdominal esta colocando sua saúde em risco:

Gordura Abdominal sua Saúde em Risco

Os indivíduos que possuem maior concentração de gordura na região abdominal tendem a ter, também, maior quantidade de gordura na circulação. Estas gorduras circulantes podem facilmente se alojar e depositar-se nos vasos sanguíneos, oxidando, e acarretando um processo inflamatório, formando a conhecida placa de ateroma e aumentando o risco de infarto.

Ao engordar, homens e algumas mulheres percebem que a circunferência abdominal é uma das primeiras que aumentam, aumentando o acúmulo da gordura visceral. A relação do aumento dessa circunferência com problemas cardiovasculares já é bem conhecida, mas você sabia que a Diabetes, doença caracterizada pelo aumento do açúcar no sangue, também pode ser desenvolvido pelo excesso dessa gordura abdominal?

Exato! A circunferência abdominal está diretamente ligada ao diagnóstico de diabetes.

As células de gordura visceral, os adipócitos, não só liberaram ácidos graxos na circulação, como também, são capazes de produzir uma substância chamada resistina, que faz com que a insulina, hormônio responsável por conduzir a glicose para dentro das células, para ser metabolizada em energia, perca a sua potencialidade. Neste caso, não conseguindo exercer sua função, geram um quadro de hiperglicemia (aumento anormal da taxa de açúcar no sangue).  Não podemos dizer que se trata do diabetes tipo 1 ou tipo 2; esse quadro metabólico, normalmente, é diagnosticado pelos médicos como sendo uma resistência periférica à insulina, que se não tratada pode levar ao diagnóstico de Diabetes.

Quer saber mais sobre Resistência Insulínica? Clique Aqui

Além do aumento do açúcar no sangue, a insulina que não foi utilizada pelo organismo faz você engordar cada vez mais, pois é um hormônio altamente lipogênico e anti lipolítico, agravando o quadro de obesidade. Melhor dizendo: A insulina não aproveitada pelo organismo circula pelo sangue, intensificando a formação de gordura corporal e inibindo a utilização da gordura armazenada como fonte de energia, o que dificulta ainda mais o emagrecimento, pois esse processo reduz o funcionamento do metabolismo.

Na prática, você engorda com facilidade e tem muita dificuldade em perder peso. Mas não desanime…

A boa notícia é que esse quadro pode ser revertido com o auxílio de uma alimentação personalizada e balanceada, prescrita por um profissional de Nutrição clínica, e com a prática de atividade física orientada.

Como Diminuir os Riscos de Desenvolver Diabetes?

Controlar os níveis de glicose no sangue requer mudanças de hábitos e quando necessário uso de medicamentos. A adoção de atividade física regular e uma alimentação balanceada é fundamental.

A falta de informação sobre alimentação é um problema bastante sério e que incomoda muitos diabéticos. Por este motivo eu escrevi o Livro Digital “Alimentação Sem Restrição”, que vai te mostrar como você pode comer comidas que adora e ainda assim manter os níveis de glicose controlados.

Clique no Botão Abaixo para conhecer o Livro Digital “Alimentação sem Restrição”, onde você vai descobrir como se Alimentar de Forma Consciente sem Levar a Descontroles dos seus Níveis de Glicose.

E-BOOK ALIMENTAÇÃO SEM RESTRIÇÃO

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Imagem mostrando alimentos saudáveis como frutas e legumes: tomates, brócolis, maçã. Uma fita métrica amarela com a numeração em preto um medidor de glicose e um estetoscópio

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do …

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"