fbpx
terça-feira , 6 de fevereiro de 2024
Insulina Engorda?

Mito ou Verdade: Insulina Engorda?

Posso ganhar peso quando passo a usar insulina?

A insulina é responsável pela entrada de glicose na célula para ser transformada em energia ou ser armazenada como reserva, como a gordura, por exemplo.

A verdade que não é a insulina, por si só, que engorda e sim o que se come e a quantidade que se come. Uma alimentação balanceada, com a ingestão adequada de nutrientes, e o uso correto e bem administrado da insulina não causará nem ganho e nem perda de peso.

Com a ausência da insulina no organismo ocorre a perda de peso. Isso ocorre, por que o corpo não consegue usar a glicose disponível no sangue e fica sem energia, neste caso, o organismo utiliza proteínas e gorduras corporal de reserva para a sua atividade, gerando emagrecimento, típico do diagnostico de Diabetes tipo 1.

Geralmente, pacientes com diabetes tipo 1 tem grande perda de peso quando estão sem tratamento ou este está incorreto, nessa época, atingem valores mais altos de glicemia. Mas, atenção, essa perda de peso não é saudável e nem possível mantê-la. O risco na recuperação do peso e de o ganho ser ainda maior que a perda.

Diabulimia: Você sabe o que é isso?

Entenda melhor este mecanismo: no vídeo abaixo:

O excesso de glicose no sangue, impõem um custo muito alto e não planejado à sua saúde, que te limita nas refeições e no convívio com seus amigos e familiares. Isso leva à frustração, que aumenta a ansiedade, prejudica seu sono, afeta sua capacidade de trabalho e coloca em risco sua saúde. Com o passar do tempo, o que está ruim, tende a piorar.

O que poucos percebem é que a falta de conhecimento sobre suas condições de saúde e sobre sua doença expõe seu corpo a um frágil equilíbrio, que a qualquer momento da vida pode ser perdido e também conduzir ao ciclo da frustração. Isso é uma constatação, não um palpite, percebida ao longo de anos atendendo meus clientes no balcão da minha farmácia especializada em diabetes  e durante as centenas de palestras que já ministrei Brasil à fora

Pela primeira vez, reuni em um único programa todo o meu conhecimento e metodologia, de maneira sistematizada e com a linguagem clara e objetiva que deu popularidade a meu trabalho. Ao organizar o conteúdo de meus artigos e videos em uma sequência lógica, somar a eles minha metodologia de atendimento e fornecer as pessoas minhas ferramentas até então exclusivas de trabalhos particulares, organizei um plano de transformação pessoal aplicável à realidade de qualquer pessoa, de qualquer classe social, de qualquer nível de renda, com a certeza de que ajudarei pessoas comuns a entenderem e colocarem em prática em suas vidas ou nas vidas de seus entes queridos a mesma (inteligência de controle dos níveis de glicose) Educação em diabetes que eu desenvolvi para assegurar tranquilidade e liberdade de escolha para todas as pessoas que têm diabetes e seus cuidadores.

Para conhecer o Curso 100% online “Desvendando os Segredos do Diabetes”, clique aqui.

banner-728x90-03

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Glicemia Capilar e Cabelo: Qual a relação?

“Qual shampoo devo usar para normalizar minha glicemia capilar?” “Os resultados dos meus testes de …

8 Comentários

  1. Gosto muito das suas as expiações é muito importante e tira muitas dúvidas eu te admiro muito, obrigado pelo o que vc faz pelos menos favorecidos

  2. Ola, Mônica, como sempre seus textos são excelentes.Fiz esta pergunta pra minha nutricionista ” insulina engorda? ” e a resposta foi a mesma. Hoje, depois de ler seus textos sou capaz de entender melhor minha diabetes e me sentir mais segura para seguir as instruções do medico e da nutricionista. Só tenho a agradecer a você.

  3. Muito grato mesmo!!! Porque eu em particular não fazia uso da insulina, trocava por metiformina e glibenclamida. Mais agora estou fazendo uso somente da insulina. Valeu Dra. Luiz Gonçalves da Silva

  4. Carlos Alberto Alves de Sousa

    Chego a tomar perto de 200 unidades por dia….isso é normal ? Estou acima do peso com 82 kilos e 1.65 de altura… será que já estou com resistência à insulina ?
    Obs. Tomo Nph 50 unidades pela manhã e no almoço 30 da regular e na janta mais 30 da regular… Quando vou dormir tomo 50 da nph…

  5. Marilda Assis Baêta

    Eu amei o texto, muito objetivo é claro. Muito obrigada vc tem muito conhecimento da Bete. Parabéns.. Marilda Assis Baêta.

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"