fbpx
terça-feira , 6 de fevereiro de 2024

Insulina ou não Insulina? Eis a questão.

A insulina é um hormônio responsável pela redução da glicemia sendo essencial no tratamento do diabetes tipo 1 e de uma parcela dos diabéticos tipo 2. O que vc pensaria se alguém dissesse que este hormônio não é seguro?

“Uma equipe de pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Cardiff comparou a mortalidade dos pacientes diabéticos tipo 2 que tomam insulina em relação aos pacientes que utilizam outros tipos de tratamento para reduzir seus níveis de glicose no sangue. 

Eles examinaram os dados do UK Clinical Practice Research Datalink (CPRD), que engloba cerca de 10 por cento da população do Reino Unido, em busca de pessoas com maior risco individual de complicações associadas com o diabetes, tais como ataque
cardíaco, acidente vascular cerebral, complicações oculares, e doença renal, quando comparados com pacientes tratados com métodos alternativos de diminuição da glicemia. 

“Ao analisar os dados da CPRD entre 1999 e 2011, nós confirmamos a existência de riscos de saúde para pacientes com diabetes tipo 2 que tomam insulina para controlar sua condição”, acrescenta o professor Craig Currie, que liderou o estudo. 

O estudo, publicado no Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism, corrobora as descobertas de pesquisas anteriores que identificaram potenciais riscos à saúde neste grupo específico de pessoas (diabéticos do tipo 2) que fazem uso da insulina.”

Eu diria que esta é uma notícia preocupante para quem faz uso de insulina e possui diabetes tipo 2. Porém, antes de correr para seu médico e pedir a ele uma nova fórmula para administrar seu diabetes, pare e reflita se abolir as aplicações de insulina seria possível.
Na prática, o que eu observo por aí, é que muitos diabéticos do tipo 2 costumam manter os mesmos hábitos que o levaram a ser diabéticos, ou seja, continuam com uma alimentação rica em carbohidratos e gorduras, refrigerantes ou bebidas alcoólicas com
frequência e nada de exercícios físicos. Desta forma o pâncreas já debilitado seria incapaz, diante de tanto estresse, de produzir os hormônios necessários para a redução da glicose, o que somente poderia ser feito através de injeções de insulina.

Acho que isto seria uma explicação para o resultado daquela pesquisa, porém acredito que ela deveria ser mais esclarecedora
Para ilustrar este fato, em minha página na internet, uma diabética do tipo 2 pediu sugestão para reduzir sua glicemia que andava alta dizendo que tomava 70 unidades de insulina por dia. Um leitor mostrou-se surpreso em saber que diabético do tipo 2 também tomava insulina. Naturalmente pensava que este tipo de diabetes seria controlado apenas por comprimidos orais, dieta e exercícios. Pois é, vivendo e aprendendo.

Até mais!

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Primeira insulina produzida pela universidade de Toronto

Insulina, o “Elixir da Vida”, Completa 100 anos de Descoberta

A insulina, o “Elixir da Vida”, completa 100 anos de descoberta no dia 27 de julho …

3 Comentários

  1. SOU DIABETICA HA 26 ANOS…TIPO 1…E ENTENDI Q O USO DE INSULINA PODE SER PARA ALGUNS PREJUDICIAL NA DIABETES TIPO 2 NÉ???…É ISSO MESMO?…POIS NO MOMENTO EU NÃO ESTOU CONSEGUINDO CONTROLAR A DIABETES NEM COM O USO DE INSULINA IMAGINA SEM…AÍ NÃO TERIA JEITO MESMO.

  2. Foi comentado sobre os riscos da insulina em disbéticos tipo 2 mas quais riscos seriam esses?

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"