fbpx
segunda-feira , 5 de fevereiro de 2024

Insulina Toujeo a Evolução da Revolução

Recentemente chegou as farmácias do Brasil a nova insulina Toujeo (Glargina 300UI). Ela esta sendo considerada a Evolução da Revolução.

Quando a Insulina Lantus (Glargina 100UI) chegou as farmácias, a mais de 10 anos atrás, ela veio com a promessa de revolucionar o tratamento do diabetes. Sendo uma insulina basal de longa duração (24 horas), poderia ser aplicada somente 1 vez ao dia, proporcionando menos crises de hipoglicêmia, devido ao seu perfil mais estável, que não apresenta pico de ação.

Lantus (Glargina 100UI) cumpriu e cumpre a sua promessa até hoje. Como pode uma nova insulina ser a evolução da revolução?

Lantus X Toujeo

Como você já deve ter percebido, Lantus e Toujeo possuem o mesmo principio ativo que é a Glargina. A grande diferença de cada uma delas é na concentração de insulina glargina em cada uma das apresentações:

  • Lantus (Glargina 100UI) possui 100 unidades internacionais (UI) de glargina em cada mililitro (ml),
  • Toujeo (Glargina 300UI) possui 300 unidades internacionais (UI) de glargina em cada mililitro (ml).

Desta maneira, Toujeo tem  a mesma quantidade de unidades de Glargina que Lantus, mas em 1∕3 do volume de aplicação de Lantus.

Volume-LantusXToujeo

Com a redução de volume de aplicação, temos também a redução do tamanho do depósito subcutâneo formado.

A insulina Glargina é um análogo recombinante da Insulina Humana, mas diferentemente das outras insulinas existentes, que após a aplicação são absorvidas para corrente sanguínea, Glargina forma um deposito subcutâneo, sendo liberado lentamente na corrente sanguínea.

A liberação de Glargina do depósito é diretamente proporcional ao tamanho  do depósito formado. O depósito formado por Toujeo é menor que o formado por Lantus, tem aproximadamente metade do tamanho com a mesma quantidade de unidades,  proporcionando assim uma liberação de glargina mais lenta e constante.

Deposito-Subcutaneo-Toujeo

O novo perfil farmacocinético determinado por esta liberação mais lenta do depósito de glargina promoveu também um novo perfil de ação, com vantagens em relação a Lantus:

  • Menor risco de hipoglicemia noturna ou em qualquer hora do dia;
  • Ação que vai além de 24 horas, independente da dose aplicada;
  • Mesma segurança cardiovascular a longo prazo da glargina;
  • Flexibilidade de horário de administração, permitindo aplicações 3 horas antes ou 3 horas depois do horário habitual.

Veja no quadro abaixo a comparação de Lantus X Toujeo:

LantusXToujeo-Comparacao

Destaco 4 pontos com as setas vermelhas:

  1. Toujeo é comercializada em uma única apresentação, a caneta descartável SoloStar, pois esta caneta é o único dispositivo preparado para dispensar o volume correto para a quantidade de unidades necessárias. Toujeo não pode ser usada com seringa, pois não existe no mercado nenhuma seringa preparada para fazer a conversão necessária.
  2. Devido a redução do volume em 1∕3 no momento da aplicação o tempo de espera para retirada da agulha do local de aplicação também foi reduzido para 5 segundos ao invés dos 10 segundos necessários para aplicações de insulinas na concentração de 110 UI∕ml.
  3. Seu tempo de ação pode chegar a até 36 horas, desta maneira é necessário somente uma aplicação diária. Isto ´proporciona flexibilidade no horário de aplicação de + ou – 3 horas, ao contrário da Lantus, que devido a sua ação de 24 horas, deve ser aplicada no mesmo horário diariamente.
  4. A validade da Toujeo após o primeiro uso é superior ao da Lantus, tendo validade de 42 dias após aberta.
AlertaAlerta:
Toujeo é uma nova apresentação de insulina Glargina, com um novo perfil farmacocinético e farmacodinâmico, portanto é um produto novo.
Toujeo só pode ser usado em substituição da lantus com orientação médica.

 

Gostou deste artigo?

Comentario

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Imagem mostrando alimentos saudáveis como frutas e legumes: tomates, brócolis, maçã. Uma fita métrica amarela com a numeração em preto um medidor de glicose e um estetoscópio

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do …

103 Comentários

  1. Olá, tudo bem? Se a Toujeo pode durar até 36 horas e o dia tem 24 horas, não há risco de sobreposição de doses? o que acontece depois do segundo dia onde entre a 24a hora e a 36a hora ainda há um depósito residual?

  2. Boa tarde eu usei a Toujeo durante 02 anos, como já estava usando 36u por aplicacação e a média estava ficando em 180 de glicemia, meu medico resolveu mudar para Tresiba, tem 08 dias que estou usando mas os efeitos colaterais, são dificies, falta de apetite, dor de cabeça enorme, um pouco lenta na fala e nos raciocinios, posso retornar para toujeo? obrigada

  3. hoje uso a tresiba, a proporção em unidades da tresiba é a mesma da toujeo ?

  4. Rosângela Villaça Menezes Patusco

    Estou tomando a Toujeo, minha médico mudou de 20 de lantus pra 8 dá Toujeo, tá certo isso?

  5. ola minha mae usa 20ud. de toujeo quantas canetas vou usar por mes

  6. Rosângela Villaça Menezes Patusco

    Minha endocrinologia mudou da lantus para Toujeo, só que a receita molhou e manchou justamente na quantidade de unidades, e Dr. Foi para um curso fora do país, eu tomava 20 UI da lantus quanto tenho que tomar dessa

  7. Dr sou diabético tipo 2. Estou usando a toujeo 10u e o resultado está sendo bom. Mas terei que usar sempre?

  8. ilmara P M L B aparicio

    Boa tarde.
    Desculpe, mas não entendi…
    Se a Lantus tem 100 ui/ml e a Toujeo 300 ui/ml, a dose aplicada de Toujeo não deveria ser de apenas 1/3 da que era aplicada de Lantus?
    Como pode manter-se a dose sem riscos de hipoglicemia?
    Meu pai usa a Lantus (24 ui pela manhã) combinada com Nesina 25mg e Forxiga 5mg.
    A endocrino orientou que a a Toujeo é mais moderna e melhor.
    Mas como calcular a nova dose?
    Obrigada!

    • Ilmara,
      Na toujeo você tem a mesma quantidade de UI em 1/3 do volume. A propria caneta já faz a conversação sobre o volume a ser aplicado pela quantidade de UI. Este é o motivo da Toujeo (glagina 300UI) existir somente em 1 apresentação, caneta solostar.

  9. VIVIANE DE MELO LOPES

    Dra. Monica
    Usava lantus há 10 anos, e nos últimos anos, estava muito irregular minha glicemia, comecei usar a toujeo há 1 semana e tive várias hipos, fui até parar no hospital para tomar glicose pois foi para 23, diminui a quantidade de 35ui para 20ui e mesmo assim estou com hipos severas, estou pensando seriamente a voltar para a lantus.

  10. Bom dia!!
    Eu tomava metformina e glibenclamida ai meu endocrinologista me passou pra insular Toujeo
    Não consigo parar de comer já engordei 4 quilos
    Isso e normal?

  11. o termo” controle cardiovascular” é usado em que sentido em relação aos varios tipos de insulina?

  12. RENATA DA COSTA SANTOS

    Sr. Cassarotti, acho importante informar que os efeitos dela quase não são perceptíveis no início. Somente depois de uns três meses de uso você consegue perceber melhor seus efeitos. No meu caso, minha sensibilidade com a alimentação aumentou muito, e uma pequena quantidade pode fazer subir a glicemia com mais facilidade. Agora, quando a glicemia cai, uma colher de chá de açúcar é o suficiente para regularização da glicemia. O melhor dela (Toujeo), com certeza, é que as hipoglicemias noturnas praticamente acabam. Sorte, hoje e sempre!

    • Estou usando no meu filho há 6 dias e aplico a mesma quantidade q aplicava c a lantus. Por enquanto não estou vendo nenhuma melhora, ele está fazendo hiper com mais facilidade. É frustrante nesse início. Espero que realmente melhore com o tempo de uso.

  13. gostaria de saber,quanto tempo após administrar a insulina,toujeu,começa fazer efeito ?.

  14. Usei a TOUJEO mas voltei para a Lanthus por uma série de motivos, incluindo o fato dela não ser encontrada em qualquer farmácia, o custo-benefício também não vale tanto a pena assim, não vi diferenças nenhuma no uso da TOUJEO. Pelo contrário – tive mais hipoglicemias, mais problemas em controlar a glicemia, mais lipodistrofia nos locais de aplicação da insulina, engordei mais também. Enfim, como em time que está ganhando não se deve mexer, a não ser por um problema muito sério, prefiro a Lanthus mesmo!

  15. Também experimentei e não tive resultado satisfatório ja desisti além de ser muito cara é a caneta não ser descartável e muito grande para ser levada

  16. Boa tarde sou usuário da Lantus o meu comentário a respeito da nova toujeo é o mesmo que já fiz a respeito da insulina tresiba, possuo canetas para utilizar refil de insulina e esta dua insulinas sõa só comercializadas com caneta descartável “sustentabilidade?” mais lixo plástico, outra opinião se vou viajar e preciso levar uma caneta ou duas prevenção e 10 refil de cada lantus e humalog , no caso da toujeo e tresiba dez canetas a embalagem para transporte maior, então acredito que não existir refil para utilizá-las com uma caneta não caracteriza uma evolução completa.Este é um dos motivos que fazem pensar em não mudar além do preço,que pago a mais para jogar fora a caneta, e dura 1/3 a mais.

  17. RENATA DA COSTA SANTOS

    Obrigada pela resposta.
    Agora mais uma pergunta: e grávidas? Podem usar da Toujeo?

  18. RENATA DA COSTA SANTOS

    Dra. Mônica, por favor, me tire uma dúvida: ao fazer uso da Toujeo, eu indico a dose anterior de Lantus e a caneta faz a conversão sozinha ou eu mesma devo reduzir a dose de lantus para 1/3? Eu por exemplo, tomo 18Ui de Lantus. Ou seja, eu tomo apenas 6Ui da Toujeo ou eu coloco 18 em seu marcador e a caneta faz a conversão sozinha?

    • Renata,
      1UI de Lantus corresponde a 1UI de toujeo. Não tem necessidade de conversão. Converse com seu médico, antes de mudar de insulina. Somente ele esta apto a fazer esta alteração.

      • Dra Monica, a pergunta da Renata é extremamente interessante e foi formulada com clareza. Contudo, não obstante ser indispensável a consulta ao médico de cada diabético, sua resposta não contribuiu em absolutamente nada a título de esclarecimento. Será que poderia ser mais clara na resposta, inclusive com exemplo? Agradecido. Sérgio Güido

  19. Vou passar a usar essa insulina comprei mais veio sem agulha como faço para adquirir essas agulhas

  20. Boa noite, com a dose de 36u, quantas canetas serão necessárias por mês??

  21. Mônica, minha endócrino vai mudar minha insulina da Lanthus para a Toujeo. Estou um pouco apreensiva visto que sou avessa a mudanças repentinas e com um produto novo no mercado. Você já conhece alguém que esteja usando? Agradeço mais informações;

  22. Meu marido tem diabetes tipo 2 e com o consumo do adoçante está fazendo sua pressão fica muito alta por conta do ciclomato de sódio e Sacarina Sódica em sua composição. E agora o que ele pode substituir pelo adoçante? Ele pode tomar açúcar mascavo no lugar?

  23. A insulina Normal que eu aplico é a NOVILIN NPH Agora estou testando a caneta descartável Humalog kwikpen insulina lispro pois minha diabete esta sempre alta na faixa de 450 ou 580. e pelo que vi estas sempre atualizada com novos tipos de insulina ; isso é muito bom. Parabéns por nos manter atualizados. Deus esteja sempre com vc.Abracos

  24. sheila vasconcellos

    Parabéns pela explicação!!!

  25. Será que essa insulina seria melhor que tomar a metformina e a glicazida pois é muito cansativo às vezes esqueço e tenho muita hipoglicemia diabetes 2 pode usar essa insulina Mônica me confirme por favor!

  26. Aplicar menos vezes é uma beleza!

  27. Cláudia Regina Bernhardt.

    É sempre bom estar por dentro de tudo. Ótimo artigo.

  28. Maravilha! estarei falando com meu médico.È uma pena que não pude estar com vc aqui na minha terra Recife não soube.

  29. Ótimo artigo!
    Parabéns Dra.!

  30. Eloah Grana de Menezes

    Obrigada pela orientação, Monica mas eu não uso insulina… sou diabetics tipo 2
    .

  31. Minha filha 17 anos, toma nph e R desde abril 2014, quando descobrimos, a endocrinologista passou a lantus para ela, so que não consegui comprar ainda. A nph ela toma 30UI pela manha e 4UI a noite. Se for comprar quantas em caneta 3ml gastarei e no mes e o refil 10ml?

  32. Estou usando a Tresiba , mas vou falar com meu médico sobre essa nova insulina . Obrigada Monica por dedicar seu tempo aos diabéticos que precisam sempre saber das novidades !

  33. Este artigo é muito interessante ,pois esta informação é precisa e correta, mostra a diferença das duas e o seu tempo de ação que é muito importante para os pacientes diabéticos.

  34. Você sempre à frente das novidades e esclarecendo didaticamente. Muito obrigada por suas informações, pois é muito bom saber de novos medicamentos para o diabetes.

  35. ROSANGELA MOREIRA DE SOUZA

    gostaria de saber mais sobre essa nova insulina, e tambem onde posso comprar ou comseguir e se é muito cara. tomo uma dose de insulina nph, uma vez por dia 12upela manhã+ glimerida de 4, no almoço e nesina a noite. Mesmo assim nao consigo controlar, além do mais tenho muito pico de hipoglicemia.

  36. Achei maravilhoso, mas gostaria de mais informação. Mais uma duvida, vai ser distribuida gratuitamente pela, farmácia popular? Mas vai melhorar muito nossa qualidade de vida, com certeza!!

  37. JOSÉ CARLOS RODRIGUES DA CRUZ

    SERÁ QUE NUNCA VAI DESCOBRI UM MEDICAMENTO QUE POSSA ACABAR COM ESTA DOENÇA JÁ MIM MANDARAM COMER ALHO, CEBOLA , BANANA VARIAS COMIDAS QUE DIZ QUE FAZ BEM PRA QUEM TEM DIABETES. NO MOMENTO MINHA MEDICA DISE QUE MINHA DIABETES ELA É PRE-DIABETES MAIS NÃO MIM CINTO BEM ESTOU ESMAGRECENDO MUITO E FICANDO FRACO NÃO TENHO AS VESES VONTADE DE PROCURAR MINHA ESPOSA PARA TER RELAÇÃO COM MEDO DE DAR UM TRECO EM CIMA DELA E MORRER EU FICO ACHANDO QUE MEU CORAÇÃO QUER PARAR E EU DISCANÇO Dr. MIM AJUDE VOU LHE EMVIA MEU EMDEREÇO.

  38. Rita de Cássia Ferreira Telles

    Bem inovador.

  39. Heloisa Helena da Silva silva!

    Boa tarde Dra Mônica!
    Meu coração se encheu de esperanças ao ter esta noticia.
    Vou falar com a medica para rever este tratamento!
    Te agradeço imensamente! Um abraço. Fica com Deus!

  40. monica lenzi ,essa insulina sera distribuida pelo sus?

  41. Suzana Gonzalez Campozani

    Sempre esclarecedores teus artigos e videos.Costumo acompanhar .

  42. sidney narangeira miniussi

    OBRIGADA MONICA, JÁ ESTÁ A VENDA? E PODE SER TOMADA TBÉM PARA QUEM TEM A DIABETE 2? UM ABRAÇO E PARABÉNS PELO ARTIGO!

  43. Excelente novidade Monica

  44. É muito bom saber desta novidade para nos diabéticos

  45. Mônica, quanto deve custar essa nova insulina. A Lantus no Recife custa na faixa de R$100,00. Outra coisa, sempre que faço a aplicação, conto os 10s, mas sempre que puxo ainda tem uma gotinha da ponta da agulha. O que posso estar fazendo de errado? Obrigada.

  46. Muito interessante,parabéns pelo empenho e dedicação.

  47. Uma ótima novidade! Na minha próxima consulta comentarei com minha médica a respeito dessa nova insulina.

  48. Muito bom artigo, eu tomo Lantus diariamente, 54 unidades diárias, talvez com essa nova insulina eu tomaria menos unidades. Mas tem um porém essa Insulina deve ser caríssima.

  49. Roberto Arcia Martinez

    Me parece uma novidade que vale a pena tentar ainda mais que estamos aguardando que a nova tecnologia pelo menos amenize a nossa condição de diabetes. Encaminharei para apreciação da minha endocrinologista.

  50. Eu tomo as insulinas humalog e levemir pq ganho do governo, eles substituíram a lantus pela levemir. Tomando esta insulina nova não preciso duas? Quanto custa e onde posso encontra-la encontra-la?

  51. Isto é distribuido pelo SUS como a insulina normal ?

  52. Muito bom e preciso que os remédios evoluam cada vez mais.

  53. Excelente, como sempre. Parabéns e continue prestando este serviço tão importante para a sociedade brasileira. Abraço,

  54. Que bom estar vindo novidades,pois tomo insulina há mais de 30 anos

  55. Joel de Oliveira Pires

    Mônica eu estou me tratando com a insulina glargina 300ml sob orientação médica. A minha dose diaria é de 12u pela manhã e a noite antes de dormir tomo 1 comprimido de Janumet 50/500. A partir do início desse processo de tratamento a minha diabete quase sempre se manteve dentro da normalidade, pela manha, ou seja, até 99. Somente aumentando no decorrer do dia com a alimentação normal. O que você acha?

  56. Excelente informação /publicação. Parabéns pela dedicação diária como educadora diabetes. Obrigada

  57. Artigo bastante relevante e esclarecedor. Obrigada por dividir conosco um pouco dos seus conhecimentos!

  58. Deborah Passos Carvalho

    Adorei!

  59. Estou fazendo o uso dessa insulina, gostaria que falasse mais sobre o assunto, pois não dar para tirar todas as dúvidas no consultório médico, inda vamos com dúvidas para casa.pois quando o médico fala vou trocar toda a sua medicação já assusta é ficamos tristes, mais vamos tentar novamente com nova medicação ver se vai dar certo.

  60. Estarei indo está semana a consulta com minha médica Endrocrinologista cometarei sobre essa nova insulina.

  61. Porque menores de 18 anos não pode usar?

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"