fbpx
segunda-feira , 5 de fevereiro de 2024

Lantus e Levemir: Qual é a diferença?

07_05_diabetes

Lantus e Levemir tem muito em comum. Ambas as fórmulas são de insulina basais, o que significa que duram por um longo período de tempo no corpo e atuam como insulina de fundo, como uma alimentação lenta que imita a entrega constante ao organismo de pequena quantidade de insulina produzida por um pâncreas saudável.

Ambos são análogos de insulina, o que significa que as moléculas de insulina são análogas aos da insulina humana com ligeiras diferenças que retardam a sua absorção.

Lantus é uma fórmula clara feita com glargina, uma forma geneticamente modificada de insulina humana, dissolvida em uma solução especial. Levemir é também uma fórmula clara, mas contém detemir dissolvido, uma forma diferente de insulina geneticamente modificada.

A insulina humana é feita de duas cadeias de aminoácidos, designadas por A e B, que tem duas ligações dissulfureto entre eles. Na glargina, um aminoácido foi movido para fora, e dois aminoácidos adicionais foram adicionados a uma extremidade da cadeia B. As modificações tornaram a glargina solúvel a um pH ácido, mas muito menos solúvel em um pH neutro que é encontrado no corpo.

Até se tornar a Lantus, primeiro a glargina é produzida por uma colônia de bactérias E. coli. Em seguida, é purificada e adicionada a uma solução aquosa contendo um pouco de zinco e glicerol; um traço de ácido clorídrico também é adicionado para tornar mais ácido, trazendo o seu pH para cerca de 4. Neste grau de acidez,  a glargina se dissolve completamente na solução aquosa, e é por isso que o frasco é claro.

Depois de injetá-lo em seu tecido subcutâneo, a solução ácida é neutralizada pelo seu corpo graças a um pH neutro. Devido a glargina não ser solúvel a um pH neutro, se precipita numa forma não solúvel em gordura subcutânea, onde forma um depósito relativamente insolúvel. A partir dessa piscina, ou depósito de glargina precipitado nos tecidos, pequenas quantidades lentamente se transformam em solução ao longo do tempo e, em seguida, para a corrente sanguínea.

Levemir é feita com a insulina detemir. Determir é um insulina criada por tecnologia de DNA recombinante tal como a glargina, mas é produzida por fermento de padeiro em vez de E.coli. É uma solução límpida que contém, além da insulina detemir, zinco, manitol, outros produtos químicos, e um pouco de ácido clorídrico ou hidróxido de sódio para ajustar o seu pH a neutro. A insulina detemir difere da insulina humana em que um aminoácido foi retirado a partir da extremidade da cadeia B, e um outro ácido foi ligado ao local.

Ao contrário da glargina, detemir não forma um precipitado após a injeção. Em vez disso, a ação do detemir é prorrogada devido a sua forma alterada de manter-se no depósito subcutâneo (local da injeção), por isso é absorvido lentamente. Uma vez que as moléculas de detemir dissociam-se uma das outras, elas prontamente entram na circulação sanguínea, mas elas se associam a albumina.

Mais de 98 por cento de detemir no sangue está ligado à albumina. Com a albumina preso a ela, a insulina não pode funcionar. Então lentamente dissocia-se da albumina que está disponível no corpo durante um período prolongado.

Se Lantus é melhor do que Levemir, ou vice-versa, é discutível. Levemir geralmente é proposto para ser injetado duas vezes ao dia (embora seja aprovado pela FDA para uma ou duas vezes por dia) e Lantus uma vez. Segundo o Dr. Richard Bernstein, no entanto, Lantus também geralmente funciona melhor se for injetada duas vezes ao dia. A natureza ácida do Lantus pode, por vezes, causar ardor no local da injeção, e ambas as fórmulas raramente causam reações alérgicas.

A maioria dos estudos sobre a eficácia do Lantus e Levemir tem comparado ambas às insulinas NPH. NPH é uma suspensão de cristais em uma solução, de modo que precisa ser cuidadosamente agitada antes de usar para distribuir uniformemente os cristais. Alguns estudos não conseguiram demonstrar qualquer diferença entre a Lantus e NPH no que diz respeito à uniformidade de absorção.

Outros estudos têm mostrado que em comparação com Lantus e Levemir, NPH tem uma taxa de absorção variável e um pico mais pronunciado. Durante a noite, especialmente, uma hipoglicemia pode ocorrer se a prática de exercícios ou consumo de álcool coincidir com o pico de insulina NPH.

Em alguns estudos, Levemir tem se demonstrado menos variável, mantendo mais estável ​​o nível de glicose no sangue em comparação com a insulina NPH e Lantus. Comparando com Lantus, quando usado com uma insulina de ação rápida em pacientes com diabetes tipo 1, Levemir apontou para um menor risco de hipoglicemia grave e hipoglicemia noturna, mas o risco de hipoglicemia global foi equivalente. O controle deaçúcar no sangue realizado pelas duas insulinas foi semelhante também.

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Imagem mostrando alimentos saudáveis como frutas e legumes: tomates, brócolis, maçã. Uma fita métrica amarela com a numeração em preto um medidor de glicose e um estetoscópio

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do …

13 Comentários

  1. Descobri há um mês que minha filha de 10 anos és portadora de diabetes tipo 1, ela está usando a levemir e a novorapid, estas insulinas são as mais indicadas para crianças?

  2. uso a Lantus já há dois anos e é ótima,tinha mtos episódios de hipoglicemia e hj não tenho mais!Mas o Hospital onde trato o Diabetes não está fornecendo mais a não ser para gestantes e crianças!Não sei como fazer para comprar,pois é mto cara!Hj estou com 37 anos e tenho conseguido manter a hemoglobina glicada boa na medida do possível!Queria saber se a Lantus e a Levemir se equiparam nas unidades diárias,já que a Lantus só costuma aplicar-se uma vez ao dia e a Levemir duas?

  3. paulo lourenço rocha

    minha fiha tem 15anos usa insulina nph e a e a regular que sao fornecida do sus conversei com o medico e ele me falou que poderia usa esta insulina mais sao muito cara e o sus nao fornece eu intereçei nesta insulina porque ela dura 24 horas voce tem alguma duvida minha fiha usa a insulina nph ela pode troca
    e usar a lantus no periodo de 24 horas

  4. A NPH é uma porcaria! Chegava a desmaiar com ela, sem contar outros sintomas horríveis! Meu médico disse que, se eu chegasse aos 30 anos com essa insulina, com certeza eu estaria cega! Hoje tomo a Levemir, é uma maravilha!

  5. …li atentamente o seu post e foi de uma clareza nitida…estou prestes a começar a usar algum desses tipos de insulina(lantus ou levemir)pois não estou conseguindo manter meus niveis de glicemia satisfatórios…inclusive constantemente,estou tendo crises de hipoglicemia…gostaria de saber,se possivel,se vc pode me afirmar se essas insulinas(lantus ou levemir)são iguais em qualquer país que vc adquirir(tipo EUA),pois tenho formas de trazer esses medicamentos de lá……agradeço desde já pela sua ajuda,muito obrigado.

    • Mônica Amaral Lenzi

      Luiz,

      As insulinas Lantus e Levemir, não são fabricadas no Brasil. Ambas são importadas e são as mesmas vendidas em todo o mundo.
      Consulte os preços do Brasil e exterior antes de comprar, e como se deve proceder para conseguir adquirir estas insulinas fora do Brasil.

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"