fbpx
segunda-feira , 5 de fevereiro de 2024

Medição de glicose no sangue: porque, quando e como fazer

É essencial para quem tem diabetes, acompanhar os níveis de glicose no sangue, através do automonitoramento. Fazer o teste de glicemia capilar, também conhecido como teste de ponta de dedo ou Dextro é a maneira que se tem para conhecer os níveis de glicose no momento do teste.

O teste de glicemia capilar ou automonitoramento de glicose no sangue é uma importante ferramenta em seu tratamento, que muitas vezes é negligenciada. A regularidade com que se faz o teste vai te ajudar a minimizar o surgimento de complicações ao longo do tempo de diagnóstico.

Existem vários modelos de medidores de glicose disponíveis nas farmácias, que permitem que com apenas uma gota de sangue, você faça o teste em qualquer lugar que você esteja, conhecendo assim qual o nível de glicose você tem no sangue naquele momento.

Porque fazer o teste de glicemia capilar?

O teste de glicemia capilar ou auto-monitoramento de glicose no sangue fornece informações úteis sobre o seu tratamento do diabetes. Ele pode ajudá-lo a:

  • Saber se os objetivos do seu tratamento estão sendo atingidos;
  • Monitorar os efeitos da medicação para diabetes;
  • Entender como sua alimentação e atividade física afetam o seu tratamento;
  • Compreender como outros fatores, como doença ou estresse, afetam os níveis de açúcar no sangue;
  • identificar os sintomas de hipo ou hiperglicemia;

Ele é essencial, pois somente com esse acompanhamento você consegue saber se o seu tratamento está sendo eficaz, se sua alimentação e a atividade física estão adequadas, se os medicamentos estão fazendo o efeito esperado.

Se você não acessar o extrato bancário de sua conta corrente periodicamente, para saber o quanto você tem para gastar, você gastará mais do que suas reservas e desta maneira, entrará em dificuldades financeira. O raciocínio é o mesmo quando falamos de saber qual o “saldo” de glicose temos no sangue.

Quem deve fazer o teste de glicemia capilar?

Todas as pessoas que têm o diagnóstico de diabetes devem fazer o automonitoramento da glicose no sangue, independente se for tipo 1 ou tipo 2. O que vai variar é a quantidade de testes que devem ser realizados por dia.

  • Pessoas com diabetes tipo 1 e diabetes tipo 2 em uso de insulina devem realizar no mínimo 3 testes por dia.
  • Pessoas que têm diabetes tipo 2 em uso de medicação oral devem realizar no mínimo 4 testes por semana.

Quando realizar o teste de glicemia capilar?

O Automonitoramento deve ser realizado normalmente antes das refeições (Glicemia pré-prandial) e 2 horas após as refeições (Glicemia pós-prandial).

As metas glicêmicas, segundo a SBD – Sociedade Brasileira de diabetes, variam de acordo com a idade do paciente e das complicações pré-existes. Conheça no quadro abaixo as metas glicêmicas esperadas de acordo com a idade:

Deve-se evitar as crises de hipoglicemia em crianças e idosos, por este motivo as metas glicêmicas são mais tolerantes.

  • Hipoglicemia severa em crianças pode levar a transtornos neurológicos;
  • Hipoglicemia em idosos pode levar a queda, sendo esta a causa de 70% das mortes em idosos.

Como fazer o teste de glicemia capilar?

Para fazer o automonitoramento da glicose no sangue é necessário ter:

  • Medidor de glicose – dispositivo que traduz em números a reação química que acontece entre e enzima e a amostra de sangue.
  • Tira reagente – é onde fica impregnada a enzima (reagente químico) que em contato com o sangue reage com a glicose existente na amostra.
  • Lanceta – dispositivo plástico que possui uma pequena agulha, que quando disparada, penetra na ponta do dedo formando uma gotícula de sangue.
  • Lancetador – Dispositivo em forma de caneta que possui um sistema de molas, permitindo o vai e vem rápido e preciso da lanceta.

Conheça agora os cuidados que você deve ter para realizar um teste preciso e confortável:

  • Faça a higiene das mãos, com água e sabão ou álcool 70. Sujeira e resto de alimentos podem interferir no resultado.
  • Seque bem as mãos, pois resto de água e álcool vão diluir sua amostra, interferindo no resultado.
  • Regule o seu lancetador, até conseguir uma gota de sangue suficiente para preencher toda a tira reagente. Você vai deixar seu teste mais confortável.
  • Evite usar os dedos polegar e  indicador. Usamos estes 2 dedos em tudo que pegamos, desta maneira evitamos contaminação e dor.

Qual a maior dúvida de quem tem diabetes?

A maior dúvida de quem tem diabetes é saber o que comer. A falta de informação sobre alimentação é um problema bastante sério e que incomoda muitos diabéticos. Por este motivo eu escrevi o Livro Digital “Alimentação Sem Restrição”, que vai te mostrar como você pode comer comidas que adora e ainda assim manter os níveis de glicose controlados.

Clique no Botão Abaixo para conhecer o Livro Digital “Alimentação sem Restrição”, onde você vai descobrir como se Alimentar de Forma Consciente sem Levar a Descontroles dos seus Níveis de Glicose.

E-BOOK ALIMENTAÇÃO SEM RESTRIÇÃO

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Imagem mostrando alimentos saudáveis como frutas e legumes: tomates, brócolis, maçã. Uma fita métrica amarela com a numeração em preto um medidor de glicose e um estetoscópio

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do …

10 Comentários

  1. ana, gostaria de saber qual a diferença entre o resultado do exame capilar e de laboratório. qual seria o resultado mais perto da realidade. existe um percentual diferencial? aguardo sua resposta. obrigado.

  2. Olá Monica. Bom Dia. Tenho 43 anos e achava que o parâmetro de referência seria até 110 em jejum e 140 pós prendial. E vejo que o grafico deste artigo está diferente. Houve alguma mudança nestes parâmetros? Obrigado.

  3. Existe uma quantidade ideal de testes a se realizar por dia? Se feito antes e depois de se alimentar, seriam 6 testes ao dia? Sou farmacêutica da rede pública e recebi uma prescrição solicitando material para 10 testes por dia!!!! Achei a quantidade fora do padrão mas não tive como questionar o médico por falta de informação

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"