quarta-feira , 12 de dezembro de 2018
Home / Como Viver Melhor / Menopausa dificulta o controle do diabetes?

Menopausa dificulta o controle do diabetes?

Você, mulher, já parou para pensar em hormônios “à flor da pele”, necessidade de comer chocolate, perda de memória, fogachos, suores noturnos e perda de líbido?

Se sua resposta foi SIM, você deve estar passando pela menopausa.

Menopausa é uma fase que acontece na vida de todas as mulheres, momento em que ela perde a capacidade de reprodução, ou seja, ela perde a capacidade de engravidar.

Normalmente esta fase acontece por volta dos 50 anos, foi por este motivo que resolvi estudar este assunto e conhecer melhor como a menopausa afeta as mulheres com diabetes, pois completei meus 50 anos, este ano.

O que é menopausa e como ela acontece?

Perdemos nossa capacidade de reprodução porque paramos de ovular todos os meses. Nossos ovários liberam um óvulo todos os meses e quando ele não é fecundado, menstruamos. É assim que acontece com todas as mulheres. Já dizia Rita Lee: “Mulher é bicho esquisito, todo mês sangra”.

Quando este ciclo não acontece mais quer dizer que não podemos mais engravidar, pois os ovários, que são responsáveis pela produção e secreção dos hormônios femininos progesterona e estrogênio, não funcionam mais.

Este desequilíbrio hormonal, leva as mulheres a sentirem sintomas tais como: ondas de calor (que normalmente acontecem à noite, levando a dificuldade para dormir) e insônia, mudanças bruscas de humor, ganho de peso e falta de lubrificação vaginal.

Como a menopausa afeta as mulheres com diabetes?

Diabetes e menopausa acontecem devido a problemas hormonais. Diabetes está ligada à produção de insulina, hormônio produzido no pâncreas, que regula a quantidade de glicose no sangue, para entender melhor, clique aqui.

Como foi explicado, anteriormente, a menopausa está ligada à diminuição da produção de progesterona e estrogênio, hormônios femininos. Controlar os níveis de glicose no sangue e os efeitos da menopausa é um duplo desafio.

  • Os hormônios femininos afetam o desempenho da insulina, aumentando a variação dos níveis de glicose no sangue. O descontrole glicêmico pode levar a sérias complicações ao longo do tempo.
  • O ganho de peso faz com que a insulina não desempenhe o papel dela corretamente, a chamada resistência insulínica, podendo aumentar a necessidade do uso de insulina ou medicação oral.
  • A queda do estrogênio aumenta a possibilidade de infecções bacterianas. Como a glicose em excesso é eliminada pela urina, o risco de infecções urinárias e vaginais aumenta muito também.
  • Noites mal dormidas dificultam o funcionamento dos hormônios reguladores dos níveis de glicose no sangue (glucagon e insulina), aumentando as chances de descontrole glicêmico.
  • O descontrole glicêmico danifica os nervos que revestem a vagina, interferindo na excitação e no orgasmo. Além disso, a falta de lubrificação vaginal, muito comum durante a menopausa, pode causar dor durante a relação sexual.

O que fazer para não perder o controle do diabetes?

A menopausa dificulta o controle do diabetes, aumentando os riscos de complicações ao longo do tempo. Mulheres na menopausa e com diabetes têm o risco de osteoporose e de doenças cardíacas aumentado.

Muitas mulheres só têm o diagnóstico do diabetes quando entram na menopausa, pois fazem um check up da saúde. Procurar um endocrinologista é muito interessante, pois esta é a especialidade médica que cuida de problemas hormonais, que é o caso do diabetes e da menopausa. Quer entender o que mais um endocrinologista pode fazer por você? Clique aqui.

Adotar um estilo de vida saudável é fundamental para um bom controle dos níveis de glicose no sangue. Boas escolhas alimentares e atividade física regular vão te ajudar a controlar o diabetes e os sintomas da menopausa.

Dica extra

A falta de informação sobre alimentação também é um problema bastante sério e que incomoda muitas pessoas com diabetes. Por este motivo eu escrevi o Livro Digital “Alimentação Sem Restrição”, que vai te mostrar como você pode comer o que adora e ainda assim manter os níveis de glicose controlados.

Clique no Botão Abaixo para conhecer o Livro Digital “Alimentação sem Restrição”, onde você vai descobrir como se Alimentar de Forma Consciente sem Levar a Descontroles dos seus Níveis de Glicose.

E-BOOK ALIMENTAÇÃO SEM RESTRIÇÃO

Veja Também

Formiga na urina é sinal de diabetes?

Será mesmo que encontrar formigas em volta da urina pode sinalizar diabetes? Neste artigo, junto …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *