fbpx
segunda-feira , 5 de fevereiro de 2024

Menopausa dificulta o controle do diabetes?

Você, mulher, já parou para pensar em hormônios “à flor da pele”, necessidade de comer chocolate, perda de memória, fogachos, suores noturnos e perda de libido?

Se sua resposta foi SIM, você deve estar passando pela menopausa.

Menopausa é uma fase que acontece na vida de todas as mulheres, momento em que ela perde a capacidade de reprodução, ou seja, ela perde a capacidade de engravidar.

Normalmente esta fase acontece por volta dos 50 anos, foi por este motivo que resolvi estudar este assunto e conhecer melhor como a menopausa afeta as mulheres com diabetes, pois completei meus 53 anos.

O que é menopausa e como ela acontece?

Perdemos nossa capacidade de reprodução porque paramos de ovular todos os meses. Nossos ovários liberam um óvulo todos os meses e quando ele não é fecundado, menstruamos. É assim que acontece com todas as mulheres. Já dizia Rita Lee: “Mulher é bicho esquisito, todo mês sangra”.

Quando este ciclo não acontece mais quer dizer que não podemos mais engravidar, pois os ovários, que são responsáveis pela produção e secreção dos hormônios femininos progesterona e estrogênio, não funcionam mais.

Este desequilíbrio hormonal, leva as mulheres a sentirem sintomas tais como: ondas de calor (que normalmente acontecem à noite, levando a dificuldade para dormir) e insônia, mudanças bruscas de humor, ganho de peso e falta de lubrificação vaginal.

Para entender melhor: O Diabetes causa impotência? Descubra como ele afeta sua vida sexual

Como a menopausa afeta as mulheres com diabetes?

Diabetes e menopausa acontecem devido a problemas hormonais. Diabetes está ligada à produção de insulina, hormônio produzido no pâncreas, que regula a quantidade de glicose no sangue, para entender melhor, clique aqui.

Como foi explicado, anteriormente, a menopausa está ligada à diminuição da produção de progesterona e estrogênio, hormônios femininos. Controlar os níveis de glicose no sangue e os efeitos da menopausa é um duplo desafio.

  • Os hormônios femininos afetam o desempenho da insulina, aumentando a variação dos níveis de glicose no sangue. O descontrole glicêmico pode levar a sérias complicações ao longo do tempo.
  • O ganho de peso faz com que a insulina não desempenhe o papel dela corretamente, a chamada resistência insulínica, podendo aumentar a necessidade do uso de insulina ou medicação oral.
  • A queda do estrogênio aumenta a possibilidade de infecções bacterianas. Como a glicose em excesso é eliminada pela urina, o risco de infecções urinárias e vaginais aumenta muito também.
  • Noites mal dormidas dificultam o funcionamento dos hormônios reguladores dos níveis de glicose no sangue (glucagon e insulina), aumentando as chances de descontrole glicêmico.
  • O descontrole glicêmico danifica os nervos que revestem a vagina, interferindo na excitação e no orgasmo. Além disso, a falta de lubrificação vaginal, muito comum durante a menopausa, pode causar dor durante a relação sexual.

Homens também tem “Menopausa”? Saiba clicando aqui

O que fazer para não perder o controle do diabetes?

A menopausa dificulta o controle do diabetes, aumentando os riscos de complicações ao longo do tempo. Mulheres na menopausa e com diabetes têm o risco de osteoporose e de doenças cardíacas aumentado.

Muitas mulheres só têm o diagnóstico do diabetes quando entram na menopausa, pois fazem um check up da saúde. Procurar um endocrinologista é muito interessante, pois esta é a especialidade médica que cuida de problemas hormonais, que é o caso do diabetes e da menopausa. Quer entender o que mais um endocrinologista pode fazer por você? Clique aqui.

Adotar um estilo de vida saudável é fundamental para um bom controle dos níveis de glicose no sangue. Boas escolhas alimentares e atividade física regular vão te ajudar a controlar o diabetes e os sintomas da menopausa.

Entenda como o Diabetes Afeta sua Vida Sexual

Descubra como o Diabetes pode estar Interferindo na Qualidade de sua Vida Sexual e Encontre as Soluções para os seus Problemas.

Responda as perguntas abaixo:

  • Qual a importância você dá a atividade sexual na sua vida?
  • Tem diabetes e tem dificuldade em sua vida sexual?
  • Está sentindo dor na relação sexual?
  • Quer engravidar, mas tem diabetes?
  • Ou você quer dar um tempo, mas não sabe qual método anticoncepcional usar?
  • Já está na menopausa e tem diabetes?
  • Quer saber se diabetes pode causar infertilidade?

Se você respondeu SIM para alguma destas perguntas, você precisa ler o livro digital:  “SEXO e DIABETES – Tudo o que você precisa saber 

Para conhecer melhor, clique no botão abaixo:

Entenda como o Diabetes afeta a Saúde Sexual

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

O que é Diarreia Diabética

Será que o diabetes pode causar diarreia? A diarreia é um sinal comum para várias …

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"