fbpx
segunda-feira , 5 de fevereiro de 2024

Metformina emagrece? Mito ou Verdade?

Em tempos de isolamento social, estamos nos alimentado mais e fazendo atividade física de menos, não é mesmo? Muitas pessoas tem me perguntado: Metformina emagrece?

Abaixo, vou explicar para vocês o que é, como age e responder a pergunta que não quer calar, perco peso usando Metformina?

O que é Metformina?

A metformina é o medicamento mais prescrito para o tratamento do diabetes tipo 2. O medicamento tem sido usado desde o final dos anos 50. Ela também é prescrita para prevenir ou retardar o surgimento do diabetes em indivíduos que apresentam pré-diabetes.

O uso da metformina é valioso para o tratamento da maioria dos pacientes com diabetes tipo 2, devido a sua alta taxa de eficácia. Além disso, o medicamento apresenta baixo risco para hipoglicemia, poucos efeitos secundários, facilidade de utilização e baixo custo. A metformina pode, até, ser retirada gratuitamente nas farmácias credenciadas ao programa “Aqui Tem Farmácia Popular”.

Entenda melhor o que é Pré-Diabetes, clicando aqui

Se você chegou até aqui é porque você quer saber a resposta sobre a possibilidade de uso da metformina para perda de peso. A resposta para esta questão é: TALVEZ.

Por ser este um dos principais medicamentos usados por quem tem diabetes tipo 2, as pesquisas realizadas sobre perda de peso foram realizadas neste grupo de pacientes.

Veja agora o que você deve saber sobre a metformina e como ela pode ajudar na perda de peso.

Entendendo como age a metformina

O mecanismo de ação para a metformina é único. Isso em comparação com outros medicamentos usados para controlar os níveis de glicose no sangue em pessoas com diabetes tipo 2.

A metformina reduz a produção de glicose no fígado e diminui a absorção de glicose no intestino. Além disso, melhora a sensibilidade à insulina através do aumento da absorção e utilização de glicose pelas células musculares.

No vídeo abaixo eu explico com mais detalhes sobre o mecanismo de ação da metformina e seus efeitos colaterais.

É só clicar no vídeo para começar a assistir.

A metformina e a perda de peso

Pesquisas indicam que a metformina pode ajudar algumas pessoas a perder peso. No entanto, não é claro como a metformina pode causar essa perda de peso. Uma teoria é que ela reduz o apetite, assim você passa a comer menos. Uma outra teoria é que ela pode mudar a maneira como seu corpo usa e armazena gordura. Induzindo, assim, a perda de peso.

Embora estudos tenham mostrado que a metformina pode ajudar na perda de peso, o seu uso não é uma solução rápida. Estudos de longo prazo mostram que a perda de peso promovida pelo uso de metformina tende a ocorrer gradualmente ao longo de 1-2 anos.

A quantidade de peso perdido, também varia de pessoa para pessoa. No estudo, a quantidade média de peso perdido após dois anos ou mais era de 1,5Kg a 3Kg em média.

A adoção de hábitos saudáveis, alimentação balanceada e atividade física regular, é fundamental para que haja perda de peso.

Podemos concluir que a perda de peso promovida pelo uso de metformina é discreta e demorada. Isso tanto em pacientes com diabetes tipo 2 e em pacientes que a usam para SOP – Síndrome do Ovário Policístico. Mesmo pacientes que não apresentam alterações dos níveis de glicose no sangue estão sujeitos a perda de peso pela metformina.

Como Melhorar Minha Alimentação?

A falta de informação sobre alimentação é um problema bastante sério e que incomoda muitas pessoas. Por este, motivo eu escrevi o Livro Digital “Alimentação Sem Restrição”. Este livro vai te mostrar como você pode comer o que adora e ainda assim manter os níveis de glicose controlados. E claro, aliar uma boa alimentação à prática de exercícios.

Clique no Botão Abaixo para conhecer o Livro Digital “Alimentação sem Restrição”, onde você vai descobrir como se Alimentar de Forma Consciente sem Levar a Descontroles dos seus Níveis de Glicose.

E-BOOK ALIMENTAÇÃO SEM RESTRIÇÃO

 

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Imagem mostrando alimentos saudáveis como frutas e legumes: tomates, brócolis, maçã. Uma fita métrica amarela com a numeração em preto um medidor de glicose e um estetoscópio

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do …

5 Comentários

  1. Rosália Rodrigues

    Excelente explicação. Gratidão

  2. estou tomando glifage 500 e esta me dando coceira nas pernas é normal esta reação

  3. Depois de ter o diagnóstico de diabetes, eu emagreci 10 kg em 6 meses mexendo um pouco na dieta e tomando Glifage. Acho que o Glifage realmente ajudou, até porque eu havia engordado sem razão aparente, fazia exercícios e comia bem. Tive até que tomar um suplemento para recuperar um pouco do peso perdido. Tudo com receita e acompanhamento médico.

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"