segunda-feira , 11 de dezembro de 2017
Home / Como Viver Melhor / Metformina emagrece? Mito ou Verdade?

Metformina emagrece? Mito ou Verdade?

Metformina emagrece? Mito ou Verdade?

A metformina é o medicamento mais prescrito para o tratamento do diabetes tipo 2. O medicamento tem sido usado desde o final dos anos 50. Ela também é prescrita para prevenir ou retardar o surgimento do diabetes em indivíduos que apresentam pré-diabetes.

O uso da metformina é valioso para o tratamento da maioria dos pacientes com diabetes tipo 2, devido a sua alta taxa de eficácia. Além disso, o medicamento apresenta baixo risco para hipoglicemia, poucos efeitos secundários, facilidade de utilização e baixo custo. A metformina pode, até, ser retirada gratuitamente nas farmácias credenciadas ao programa “Aqui Tem Farmácia Popular”.

Se você chegou até aqui é porque você quer saber a resposta sobre a possibilidade de uso da metformina para perda de peso. A resposta para esta questão é: TALVEZ.

Por ser este um dos principais medicamentos usados por quem tem diabetes tipo 2, as pesquisas realizadas sobre perda de peso foram realizadas neste grupo de pacientes.

Veja agora o que você deve saber sobre a metformina e como ela pode ajudar na perda de peso.

Entendendo como age a metformina

O mecanismo de ação para a metformina é único. Isso em comparação com outros medicamentos usados para controlar os níveis de glicose no sangue em pessoas com diabetes tipo 2.

A metformina reduz a produção de glicose no fígado e diminui a absorção de glicose no intestino. Além disso, melhora a sensibilidade à insulina através do aumento da absorção e utilização de glicose pelas células musculares.

No vídeo abaixo eu explico com mais detalhes sobre o mecanismo de ação da metformina e seus efeitos colaterais.

É só clicar no vídeo para começar a assistir.

A metformina e a perda de peso

Pesquisas indica que a metformina pode ajudar algumas pessoas a perder peso. No entanto, não é claro como a metformina pode causar essa perda de peso. Uma teoria é que ela reduz o apetite, assim você passa a comer menos. Uma outra teoria é que ela pode mudar a maneira como seu corpo usa e armazena gordura. Assim, induzindo assim a perda de peso.

Embora estudos tenham mostrado que a metformina pode ajudar na perda de peso, o seu uso não é uma solução rápida. Estudos de longo prazo mostram que a perda de peso promovida pelo uso de metformina tende a ocorrer gradualmente ao longo de 1-2 anos.

A quantidade de peso perdido, também varia de pessoa para pessoa. No estudo, a quantidade média de peso perdido após dois anos ou mais era de 1,5Kg a 3Kg em média.

A adoção de hábitos saudáveis, alimentação balanceada e atividade física regular, é fundamental para que haja perda de peso.

Podemos concluir que a perda de peso promovida pelo uso de metformina é discreta e demorada. Isso tanto em pacientes com diabetes tipo 2 e em pacientes que a usam para SOP – Síndrome do Ovário Policístico. Mesmo pacientes que não apresentam alterações dos níveis de glicose no sangue estão sujeitos a perda de peso pela metformina.

Como Controlar Minha Diabetes?

Agora que você sabe se a metformina emagrece ou não, tenho mais uma informação importante para você!

Como controlar o diabetes: Entender qual o melhor tratamento para o controle do diabetes é fundamental para que você consiga um bom controle glicêmico e assim mais qualidade de vida para toda a família. Se você quer saber mais sobre os detalhes que podem comprometer o tratamento, sugiro a leitura do e-book “Desvendando os Segredos do Diabetes”.

O Conhecimento é a ponte, o primeiro passo, para uma vida plena e saudável das pessoas que têm diabetes.

Clique no botão abaixo e conheça melhor os tipos de tratamento:

QUERO CONHECER MEU TRATAMENTO

 

Veja Também

Dia Mundial do Diabetes: O que você precisa saber?

Nós já sabemos que novembro é mês da conscientização do diabetes, e hoje (14 de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *