fbpx
terça-feira , 6 de fevereiro de 2024
mitos e verdades sobre a vitamina D

Mito ou Verdade: 7 Questões Essenciais que devemos saber sobre a Vitamina D

A vitamina D desempenha várias funções importantes no corpo humano. A sua função primária é auxiliar na absorção de cálcio e fósforo no intestino, o que é essencial para a formação e manutenção de ossos fortes e saudáveis. A vitamina D também é necessária para a mineralização adequada dos ossos, o que significa que ajuda a garantir que o cálcio e o fósforo sejam incorporados nos ossos de maneira apropriada.

Mito ou Verdade: 7 Questões Essenciais que devemos saber sobre a Vitamina D

1- No trânsito, enquanto dirigimos, tomamos um banho de sol. Esse tempo é suficiente para sintetizar a Vitamina D necessária ao organismo. Mito ou Verdade?

Mito. Os raios ultravioletas – UVB são aqueles capazes de ativar a síntese da Vitamina D, porém não conseguem atravessar o vidro do carro. Em dias nublados, a produção desta vitamina sofre uma redução de até 50%.

2- Idosos e Jovens produzem a Vitamina D na mesma intensidade. Mito ou Verdade?

Mito. Com o passar da idade, o organismo humano passa a funcionar em um ritmo mais lento, e cada vez mais lento. Um Idoso de 70 anos produz uma quantidade, em média, de um quarto da quantidade que é sintetizada por um jovem de 20 anos. Por isso, a indicação de suplementação aumenta conforme a idade.

3- Através da suplementação da Vitamina D é possível substituir, totalmente, a exposição ao Sol. Mito ou Verdade?

Verdade. Conseguimos substituir o Sol pela suplementação de Vitamina D. Esses casos são muito comuns em regiões do Hemisfério Norte onde o sol é escasso. Nesses locais, durante o Inverno, o tempo escuro, a síntese de vitamina D pode ser completamente interrompida.

4- Através da Alimentação adequada e saudável, é possível obter as quantidades mínimas necessárias por dia da Vitamina D. Mito ou Verdade?

Mito. É muito pequena a variedade de alimentos ricos em Vitamina D, assim fica muito difícil manter uma alimentação saudável e balanceada a partir desses alimentos: salmão, gema de ovo, cogumelo ou shitake. Com a pouca variedade, a população brasileira acaba consumindo um décimo da recomendação da Vitamina D. Além disso, o modo de preparo dos alimentos interfere na quantidade de Vitamina D disponível, ou seja, o salmão frito perde 50 % deste micronutriente quando comparado as preparações assadas, cozidas ou grelhadas. #nutricionista

5- O melhor Sol para a síntese de Vitamina D é aquele do período de 12:00 ás 14:00 Horas. Mito ou Verdade?

Verdade. O Sol de verão, no período de 12:00 ás 14:00 Horas, sem proteção solar e temido pelos Dermatologistas é o melhor para síntese da Vitamina D. No período indicado para tomar sol com segurança, durante manhã ou fim de tarde, a intensidade da radiação é menor. Os filtros solares, dependendo de do fator de proteção, podem reduzir em ate 99% a produção de Vitamina D.

6- Para a produção adequada de Vitamina D é preciso expor todo o Corpo ao Sol. Mito ou Verdade?

Mito. Não é necessária a exposição do corpo inteiro, basta com que exponha os braços e as pernas ao sol, no mínimo três vezes por semana. Isso corresponde em deixar, em torno, de 25% da área total do corpo sob a radiação solar. Com roupas de banho, a exposição é de 75% do corpo o que diminui a necessidade de exposição solar sem proteção. Atenção! A radiação solar diretamente no rosto sem filtro está terminantemente proibida.

7- O tipo de pele interfere no tempo de exposição ao sol. Mito ou Verdade?

Verdade.  A melanina, pigmento natural da pele, funciona como uma espécie de filtro contra a radiação solar. Quanto mais escura for a pele, mais difícil será a produção de vitamina D pelo organismo, pelo fato de ser uma pele rica em melanina. Por exemplo, os negros precisam ficar dez vezes mais ao Sol, sem proteção, para produzir a mesma quantidade de Vitamina D que as pessoas de pele clara, com proteção.

A importância de uma dieta balanceada

Uma alimentação balanceada durante todo ano garante equilíbrio e saúde. A falta de informação sobre a alimentação é um problema bastante sério e que incomoda muitas pessoas, especialmente quem tem diabetes. Uma das principais perguntas é “O que devo comer para não elevar meus níveis de glicose?”.

Por este motivo, eu escrevi o Livro Digital Alimentação Sem Restrição, que vai te mostrar como você pode comer o que adora e ainda assim manter os níveis de glicose controlados. E claro, aliar uma boa alimentação à prática de exercícios.

Clique no Botão Abaixo para conhecer o Livro Digital Alimentação sem Restrição, onde você vai descobrir como se Alimentar de Forma Consciente sem Levar a Descontroles dos seus Níveis de Glicose.

E-BOOK ALIMENTAÇÃO SEM RESTRIÇÃO

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

O que é Diarreia Diabética

Será que o diabetes pode causar diarreia? A diarreia é um sinal comum para várias …

5 Comentários

  1. Tenho que fazer um exame chamado “Curva Glicêmica” e gostaria de saber se o mesmo detecta O Diabetes e também o seu tipo.Em exames mais abrangentes, meu nível de glicose vem mostrando taxas elevadas; entre l98 à l50. taxa apresentada no último q. fiz.

  2. Curte muito esta página . Obrigada .

  3. Parabéns, texto muito bem escrito! Difícil ver pessoas com conhecimentos assim em vitamina D, parabéns!

  4. Sou diabética e me enriqueço muito com seus comentários e os coloco em prática, obrigada.

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"