fbpx
terça-feira , 6 de fevereiro de 2024
Quem tem diabetes pode comer pipoca?

Mito ou Verdade: Diabético NÃO pode comer pipoca

Ao contrário do que muitos falam, a pipoca não é um alimento proibido para o portador de Diabetes.

A verdade é que a pipoca é fonte de carboidrato, mas isso não deve te assustar, por ser rica em fibras alimentares, contribui com a sensação de saciedade e melhores níveis de glicemia, portanto é MITO! Apresenta baixo índice glicêmico.

Melhor dizendo, o milho de pipoca é um cereal integral com muitos benefícios. Além de gostosa, pode servir como uma aliada no controle da glicemia e no colesterol, e na prevenção de complicações, sendo um lanche saudável e nutritivo. Embora nutritiva, não chega a valer como uma refeição completa, o melhor é comê-la como um lanche da tarde.

Para que seja uma verdadeira aliada na dieta, sua forma de preparo é essencial. Deve ser preparada com pouca gordura e pouco sal, a pipoca pode auxiliar no equilíbrio alimentar, evitando o aumento dos níveis de colesterol.

Para que seja sempre uma fonte de lanche saudável são necessários alguns cuidados, tanto na preparação como na hora do consumo, tais como:

  • Deve-se evitar a pipoca industrializada de microondas por conter gordura hidrogenada e muito sódio.
  • Óleo Vegetal: Convém usá-lo o mínimo possível, mas não é necessário que os grãos fiquem totalmente cobertos. Tipos de óleo: soja, girassol ou canola.
  • Pipoca Doce: Melhor evitar, além de levar grande quantidade de açúcar, que pode elevar a glicemia, o valor calórico dobra em relação à pipoca salgada.
  • Evitar: Temperos prontos, sal, bacon, leite condensado e chocolate.
  • Bebidas: Opte por refrigerantes diet. No caso de sucos, os de baixo teor calórico são ideais, como os de limão, abacaxi e maracujá.

Dica: Uma xícara de chá de pipoca, sem óleo, contém 30 calorias. Quem faz contagem de carboidrato pode comer, por exemplo, até uma quantidade equivalente a três xícaras de pipoca como um lanche da tarde.

Entenda como se faz a contagem de carboidratos

Tratamento Individualizado para Diabetes

O tratamento para diabetes é individualizado, o que funciona com seu amigo ou vizinho, pode não funcionar com você. A melhor maneira de você conseguir dominar o controle do diabetes é através do conhecimento.

Você deve conhecer seu corpo e suas condições de saúde. Conhecer os grupos alimentares e como eles impactam seus níveis de glicose no sangue, vão te permitir a fazer boas escolhas alimentares.

A falta de informação sobre alimentação é um problema bastante sério e que incomoda muitos diabéticos. Por este motivo eu escrevi o Livro Digital “Alimentação Sem Restrição”, que vai te mostrar como você pode comer comidas que adora e ainda assim manter os níveis de glicose controlados.

Clique no Botão Abaixo para conhecer o Livro Digital “Diabetes & Você – Alimentação sem Restrição”, onde você vai descobrir como se Alimentar de Forma Consciente sem Levar a Descontroles dos seus Níveis de Glicose.

E-BOOK D&V – ALIMENTAÇÃO SEM RESTRIÇÃO

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

mitos e verdades sobre a vitamina D

Mito ou Verdade: 7 Questões Essenciais que devemos saber sobre a Vitamina D

A vitamina D desempenha várias funções importantes no corpo humano. A sua função primária é …

20 Comentários

  1. Olá sou diabética tipo 1 e toda vez que como pipoca minha glicemia abaixa, é incrivel.

  2. amei eu também gosto muito de pipoca,agora eu vou só come uma xícara de chá de pipoca*

  3. Percebi que quando meu filho de 7 anos come pipoca salgada a glicemia fica mt elevada, consideravelmente.
    Mesmo se comer meio copo de pipoca sobe mt, não gosto de dar essas coisas a ele , mas mt raramente ele pede e tive essa percepção.

  4. Boa tarde,minha esposa tem 35 anos
    e a uns 14 anos ela tem diabetes e ele de uns 6 a 10 meses está comendo pipoca quase TDS os dias e o nível de açúcar no sangue subiu para 8 obs: a pipoca é ela mesma que prepara será que pode ser isso o aumento no nível do açúcar?

  5. Infelizmente não posso mais comer pipoca pois uma pequena quantidade já eleva muito a minha glicemia, uma pena pois gosto muito.

  6. Muito boa matéria é bom saber que se comemos com controle não faz mal.

  7. Rosa Yesenia, Orellana

    Gracias por despejar dudas, excelente y sencillo complemento…

  8. O importante é dar atenção a quantidade de carboidratos que a nutricionista Camila Claudini apontou. O diabético deve sempre vigiar a quantia de carboidratos. Comer pipocas e não uma panela de pipocas.

    • Bernadete,

      Belíssima colocação, comer pipoca não quer dizer que você poderá comer qualquer quantidade sem restrição. Devemos observar a quantidade por porção e como seu organismo vai reagir, pois cada individuo tem uma reação diferente a cada tipo de alimento, para fazer os ajustes necessários.

  9. Otimo. Minha filha adora pipoca, agora sei q não está fazendo mal a ela. Ela vai adorar esta notícia….

  10. meu baby ama pipoca e eu evito o maximo em dar para ele, pq quando come a glicemia sobe demais..

  11. amei saber disso, pois, depois de sete meses minha filha ainda não comeu pipoca, por ser de milho, evitava totalmente, como evito o famoso cuzcuz nordestino. Por gentileza fale sobre esse prato, pois, o mesmo, acompanhado com carne de sol, manteiga é muito saboroso e nutriente… Obg.

  12. amei e gosto muito de pipocas eu pensava q fazia mal, agora q vou comer bastante pipocas?

    • Oi Max,
      Você pode comer pipoca, mas lembro que é uma fonte de carboidrato e seu consumo exagerado pode causar hiperglicemias.
      Portanto, consuma com moderação!
      1 xícara de chá de Pipoca salgada tem 8 gramas de carboidrato.
      Abraços.

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"