fbpx
segunda-feira , 5 de fevereiro de 2024

Mito ou Verdade: Engordamos mais no inverno do que nas demais estações do ano?

 

07_18_nutricionista

 

 VERDADE!

Engordamos mais na estação do inverno porque, ao contrário de que muitos pensam, o corpo humano não fica mais lento no inverno do que no verão, é exatamente o oposto, pode acreditar, ele fica mais acelerado.

Abaixo, vamos ver quais são os dois motivos que nos fazem engordar nesta estação do ano:

– O primeiro motivo é simples: sentimos mais fome, afinal, estamos com a nossa necessidade energética aumentada devido ao fato do nosso corpo precisar de mais calor para manter sua temperatura natural de 36°c. Esse efeito é conhecido como termogênese, ou seja, o organismo recebe o alimento e sua digestão libera mais calor e o mesmo se mantém aquecido.

– Já segundo motivo, nos faz ter uma parcela maior de culpa: Substituímos os alimentos crus e frios como sucos naturais, frutas e saladas, ricos em fibras e de baixo valor calórico (que têm seu consumo maior no verão), por alimentos quentes e mais calóricos, como, sopas cremosas, caldos, comidas típicas, canjicas e chocolate quente.

Então, o ganho de peso durante o inverno se baseia no maior consumo alimentar e na piora da qualidade nutricional dos alimentos. Mas, seria apenas esses dois fatores os culpados?

Não…  Para completar, toda essa mudança no hábito alimentar, sentimos mais preguiça nessa época fria do ano e, com isso, diminuímos a prática de atividade física: ciclo este que resulta em, nada mais nada menos, que ganho de peso.

Então, como agir para evitar que isso aconteça? É preciso um trabalho de educação nutricional e disciplina para driblar a fome e a preguiça. Devemos estipular horários regulares para refeições e treinos, criando uma rotina saudável: Alimentação balanceada e Pratica de Atividade Física Regular.

INVISTA NESSA ESTAÇÃO: O inverno é a melhor época do ano para perder peso, já que o mesmo aumenta o metabolismo, porém você também precisa fazer a sua parte.

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Imagem mostrando alimentos saudáveis como frutas e legumes: tomates, brócolis, maçã. Uma fita métrica amarela com a numeração em preto um medidor de glicose e um estetoscópio

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do …

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"