fbpx
terça-feira , 6 de fevereiro de 2024

Mito ou Verdade: Hiperglicemias causam Câimbras?

Sim, é Verdade. Em pessoas com Diabetes, a câimbra pode acontecer em maior ocorrência e por diversos motivos, entre os quais está à desidratação causada pela hiperglicemia ou por alteração de eletrólitos, sódio e potássio, causada pelo uso de remédios diuréticos ou pela realização de hemodiálise.

Outras causas de câimbras são: Insuficiência renal, elevação nos níveis de ureia sanguínea, a redução nos níveis de cálcio, também causada pela insuficiência renal, presença frequente de vômitos e na gestação, sendo a grávida diabética ou não e na neuropatia periférica.

A câimbra é um movimento involuntário, caracterizado pela contração intensa do músculo, acompanhada de dor. Geralmente, não requer tratamento.Se for muito intensa, pode-se lançar mão de alguns medicamentos.

A alimentação pode ajudar no combate contra as câimbras. Por exemplo, a banana é uma fruta rica em potássio, assim como a laranja, o abacate e o tomate  e, claro, a água mineral. O consumo das mesmas pode ser útil no de câimbras causadas por diminuição dos níveis de potássio decorrente do uso de diuréticos ou desidratação grave.

No caso das estantes a frequência de câimbras que costumam melhorar com administração de cálcio. Melhora no consumo de alimentos fontes de cálcio: Leite e derivados, folhosos verde-escuros e  gergelim.

Dica:

Experimente o delicioso Suco de Laranja com Caqui que são fontes de vitamina C, potássio, magnésio e Vitamina A. Leve a centrifuga o Caqui cortado em gomos finos e com cascas (ricas em taninos) e a laranja descascada. Bom apetite!

Entender seu tratamento é fundamental para que você consiga um bom controle glicêmico e assim mais qualidade de vida. Sugiro a leitura do livro digital “Desvendando os Segredos do Diabetes”, para você conhecer os detalhes de seu tratamento, clique no botão abaixo:

QUERO ENTENDER MEU TRATAMENTO

Clique no Botão Abaixo para conhecer o Livro Digital “Diabetes & Você – Alimentação sem Restrição”, onde você vai descobrir como se Alimentar de Forma Consciente sem Levar a Descontroles dos seus Níveis de Glicose.

E-BOOK D&V – ALIMENTAÇÃO SEM RESTRIÇÃO

 

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Glicemia Capilar e Cabelo: Qual a relação?

“Qual shampoo devo usar para normalizar minha glicemia capilar?” “Os resultados dos meus testes de …

4 Comentários

  1. Meu filho tem 31 anos pesa 110k e tem uma intença dor no lado do solado do pé e muita cãibra na batata da perna, oque pode ser ? agradeço e aguardo resposta.

    • Noemi,

      Câimbra normalmente tem a ver com falta de potássio. Seria necessário uma avaliação médica, para determinar as causas do sofrimento de seu filho.

  2. Interessante o artigo, meu pai é diabético insulinodependente e mantém a glicose em parâmetros normais (seu último exame laboratorial em jejum apontou 67 de glicemia) mas mesmo assim tem cãimbras constantemente isso que ele toma suplemento vitamínico e um composto especial para cãimbras creio que há alguma coisa descompensada nele este artigo ajudará muito.

    • Nara,

      Fico feliz que tenha gostado do artigo e espero que lhe seja útil!

      Gostaria de reforçar a importância do acompanhamento médico, já que suas cãimbras não melhoraram, ou mesmo, procure a ajuda de um educar físico, pois pode ser fraquesa muscular.

      Obrigada,
      Camila Faria

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"