fbpx
terça-feira , 6 de fevereiro de 2024

Mito ou Verdade: O que Devemos Saber sobre Dieta e a Saúde do Coração?

 

O Consumo de Café faz Mal ao Coração?

MITO! Café não faz mal para saúde e nem para o coração. Porém quem sofre de problemas cardíacos deve consultar um médico, pois dependendo do consumo, pode causar disritmias cardíacas. O Café da energia e esperta o corpo, pois a cafeína estimula o funcionamento do organismo e da memória. Alguns estudos indicam até que a bebida ajuda a reduzir a incidência de diabetes tipo 2. Outros estudos estimam-se que alguns componentes do café, como os ácidos clorogênicos, os quinídeos e a vitamina B3, são ótimos antioxidantes. Mas consuma com moderação. A recomendação é de quatro cafezinhos por dia.

Chocolate Amargo Traz Benefícios para o Coração?

VERDADE! Ressaltando estamos falando dos amargos! A Recomendação diária é de quatro pedacinhos de uma barra. Essa quantidade é suficiente para prevenir dislipidemias e proteger o coração. O alimento tem fenilalanina e tirosina, dois aminoácidos ligados ao bem-estar. Além disso, os flavonóides do cacau ajudam a reduzir a pressão arterial e controlar a glicose no sangue, sendo bom para Diabetes.

A Carne de Porco Deve ser Abolida da Dieta?

MITO! Existem pedaços da carne de porco que são de carne magra, como é o caso do lombo e de toda parte onde a gordura aparente for retirada, não há qualquer contraindicação, porém outros cortes como linguiça, bisteca, por exemplo, são carnes ricas em gordura, portanto, em colesterol.

O Vinho Tinto é Ótimo Para a Saúde Cardiovascular?

VERDADE! O Vinho tinto, assim como o suco de uva, são ricos em flavonóides e outros antioxidantes que aumentam o bom colesterol, HDL. O limite recomendado é uma taça por dia para mulheres e duas para os homens. Atenção: Quem tem nível alto de triglicérides não deve pode beber.

A Ingestão de Suco de Berinjela com Laranja, pela Manhã, é Bom para Baixar o Colesterol Ruim – LDL?

MITO! Não há nenhuma comprovação científica que relata que a mistura ajude a reduzir o colesterol. Como também não existem estudos clínicos que comprovem o efeito benéfico da Berinjela no sistema cardiovascular. A VERDADE é: o que reduz o LDL é uma dieta equilibrada e saudável, com pouca gordura animal e a prática de exercícios físicos regularmente.

Os Óleos Vegetais Ajudam a Reduzir o Colesterol?

VERDADE! O Azeite de Oliva Extra Virgem é rico em gorduras monoinsaturadas, que ajudam a reduzir o colesterol ruim (LDL) sem baixar o HDL, que é bom para o coração. Outros óleos vegetais, como o de canola, e margarinas que contêm gorduras poliinsaturadas também são saudáveis, mas lembre-se que fritura faz mal.

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Imagem mostrando alimentos saudáveis como frutas e legumes: tomates, brócolis, maçã. Uma fita métrica amarela com a numeração em preto um medidor de glicose e um estetoscópio

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do …

Um Comentário

  1. Obrigado pelas informações que para mim foi muito útil…etc

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"