fbpx
terça-feira , 6 de fevereiro de 2024

Mito ou verdade: diabético não pode fazer tatuagem

Ontem (11), publicamos na página Doce Vida no Facebook fotos de tatuagens relacionadas ao diabetes. Seria prático, não? Ao invés de carregar um cartão de identificação a pessoa carrega na pele a informação de que é diabético. Respeito a atitude (e que atitude!), mas não chegaria a tanto. Mas já pensei, sim, em fazer uma tatuagem não relacionada ao diabetes. Aí, vem a dúvida: quem tem diabetes pode fazer tatuagem?

Fui em busca de informações sobre o assunto e encontrei a resposta numa fonte mais do que segura. A jornalista Cíntia Salomão Castro entrevistou para o portal da ADJ a médica endocrinologista, Flavia Osmo Floh, sobre o assunto. A resposta vale também para quem pretende fazer piercing.

Segundo a especialista, trata-se de um mito dizer que diabético não pode fazer tatuagem. O risco de adquirir uma infecção a partir de uma aplicação de tatuagem ou piercing é igual para todo mundo. Ela explica que quem tem diabetes não corre mais risco de infecção em relação a uma pessoa que não tenha. No entanto, se o quadro envolver um comprometimento dos vasos na microcirculação, o controle de uma eventual infecção seria mais difícil.

E não é algo que ocorra do dia para noite, esclarece a Dra. Flávia, é um tipo de complicação diagnosticada a longo prazo (entre cinco e dez anos). Isso quer dizer que o problema poderia atingir pessoas com diabetes mal controlado há mais tempo.

Outra questão está relacionada à tatuagem e piercing realizados sem os devidos cuidados com higiene. Caso haja uma infecção, será mais difícil de ser combatida, ainda mais se a glicemia não estiver sob controle.

Para não te problemas, procure um profissional habilitado, cheque as condições de higiene do local, se os materiais são esterilizados, se os profissionais usam luvas e materiais de segurança. Redobre os cuidados com a higiene da região cutânea de aplicação da tatuagem ou do piercing.

É bom lembrar que manter a glicemia sob controle sempre evita qualquer tipo de complicação.

Mito desfeito! Está pronto para fazer a sua tatuagem?

 

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Imagem mostrando alimentos saudáveis como frutas e legumes: tomates, brócolis, maçã. Uma fita métrica amarela com a numeração em preto um medidor de glicose e um estetoscópio

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do …

22 Comentários

  1. Eliane Aparecida de Oliveira

    Nossa q alívio quero mto fazer uma tattoo com nome dos meus filhos,achei q por ser diabética n poderia.bom saber q posso sim fiquei feliz

  2. Olá,boa tarde!Meu marido tem diabete,ele fez uma tatuagem no braço, queria saber como posso cuidar dele para que essa tatuagem não venha causar nenhum problema. Queria que vc me ajudasse.Que cuidados tenho que tomar?

  3. tenho uma no pescoço (descobri depois)…quero fazer mais uma, mas estou com medo…

  4. Tenho 29 anos e 21 tattoos, uso alargador e piercing. Descobri a diabetes a pouco tempo. Segundo os médicos posso ter tatuado qdo já tinha diabetes. O medo de qdo vc sabe que tem é muito maior existeaí nem por isso vou deixar de tatuar.

  5. Tenho três tatoo e tenho diabetes vai fazer 3 anos quando fico eu não tinha diabetes.
    Agora quero fazer mais tatoo e tenho medo de dar algum problema oque vcs acham.

  6. Tenho 27 anos, descobri a diabetes com 11 anos. Tipo 01. Estou pensando em fazer a minha tatuagem mês que vem. Lendo muito e me informando mais ainda. Já usei piercing e nunca houve problema. Mas a ansiedade persiste… kkkkk

  7. nossa gente sempre tive vontade ter tatoo mais ainda tenho medo pois aqui na minha cidade ninguem indica mesmo os profissionais não querem correr o risco de fazer . que pena

  8. Sou Diabética tipo 2 e gostaria de fazer uma Tatoo, porém meu marido diz que é mto arriscado. Mas Depois das informações que você repassou, pude perceber que o risco de uma possivel infecçao é para todos, o Problema so é controlar essa possivel infecção que posso vim a ter ser o procedimento for feito ser os criterios estabelecidos!Ajudou Mto… 🙂

  9. Olha descobri que tenho diabetes tipo 1 com 13 anos hoje estou com 27 anos a minha primeira tatuagem fiz com 20 anos e hoje tenho 5 e nenhuma deu complicações sempre cuidei muito bem e quero muito agora fazer uma no pulso sou diabética 1 mais não axei nenhuma que me agrade se alguém tiver algum desenho ou tatoo escrito me mande imail com fotos quero fazer esse ano ainda pq esse negocio de cartãozinho e corrente dizendo sou diabético tipo 1 ninguém nunca olha meu imail é marcela_thanak@hotmail.com Obrigada..

  10. Nossa aceite esse blog mto legal , tenho 24 anos e sou diabetica a 14 anos , tenho 3 pircing, sendo no nariz , umbigo e lingua … e fiz 3 tatto 2 nas costas e uma no pulso escrita .(Diabetica desde 1998) , ficou linda e todas as cicatrizações foram tranquila , basta ter o controle estavel dela e tudo fica tranquilo …

  11. MARIA APARECIDA TRUFINO

    QUERO SABER SE O DIABETICO PODE FAZER IMPLANTES DE DENTES?

    • Maria Aparecida,

      Todo portador de diabetes pode fazer intervenções cirúrgicas, desde que sua glicêmia esteja bem controlada. Antes de fazer qualquer tratamento cirúrgico, converse com seu médico para que ele faça uma avaliação de sua condição de saúde.

  12. Tenho 2 tatoos, quero fazer mais e tenho piercing no lóbulo da orelha!!!
    A cicatrização das tatoos foi tranquila, o piercing nem tanto, mas tomei alguns cuidados e deu tudo certo no final!!!

    • Carol,

      Bom te ver aqui acompanhado nosso blog. Estou aguardando seu depoimento para publicarmos aqui também. Você é um exemplo a ser seguido, diabética tipo 1 a mais de 30 anos e mão de uma pequena felicidade…

      Forte beijo!

  13. Já fiz a minha e correu tudo bem!!!!

  14. Uffa!!! fiquei muito feliz em saber que posso fazer uma tatuagem…Pq eu sou DM1 e ja faz um bom tempo que qero fazer uam tatuagem mais minha mãe nunca deixou por conta da Diabetes…Ele sempre fala que vai infeccionar que eu tire essa ideia da cabeça que ela ñ deixa…agora mesmo vou mostrar essa entrevista para ela…vlw 😀

  15. Sou DM1 há 22 anos e tive muito medo em fazer ou não a minha tatuagem, pois, antes eu coloquei um piercing e o mesmo inflamou muito…
    Mas mesmo assim corri o risco, fiz a tatuagem e graças a Deus nada aconteceu… abraços

  16. Minha primeira tatuagem foi feita depois que descobri o Tipo 1 na minha vida.
    Tenho 3, com a quarta já agendada.

    Nunca houve complicações.

  17. Muito interessante!minha filha tem diabetes e tem 4 anos,claro que não pensa em fazer uma tatoo e/ou colocar um piercing,mas é muito bom ter essas informações,tudo sobre a doença me interessa!!!!estou adorando ler esse blog,que todo dia tem informações muito úteis sobre diabetes.
    http://www.aminhadocemarcela.blogspot.com.br

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"