fbpx
terça-feira , 6 de fevereiro de 2024

Mito ou Verdade: Você é o que Você Come?

você é o que você come

 

“Analisar os nossos hábitos alimentares é o primeiro passo para conquistar uma alimentação saudável e melhor qualidade de vida. Uma alimentação nutricionalmente adequada, tem papel fundamental no retardo do envelhecimento, na melhora da performance física e mental, além de auxiliar na manutenção do peso  e na resistência do sistema imunológico”.

Verdade!

“O corpo é o produto de sua Nutrição. É feito de diversos materiais que podem ser fornecidos por uma grande variedade de alimentos um nível de equilíbrio orgânico”.

Para entendermos um pouco mais, definimos o que é alimento: “O alimento se refere aquelas substâncias ingeridas pelo organismo, e muitas vezes essenciais ao mesmo, para ajudar no crescimento, manter as funções orgânicas, repar ou repor tecidos e fornecer energia”. Geralmente, consideramos alimento somente alimentos que penetram através do trato gastrointestinal, ou seja, trato alimentar.

Desde os primeiros anos de vida, é de grande importância que os adultos estimulem desde cedo as crianças a optarem por uma alimentação mais saudável e equilibrada. A Educação Alimentar nessa fase da vida tem bons e duradouros resultados, afinal estamos criando hábitos alimentares. Do outro lado, mudar hábitos alimentares na fase adulta é um processo difícil e engloba muito esforço e dedicação.

Outro problema é que as pessoas não estão acostumadas a programar sua alimentação, especialmente, especialmente visando o consumo de produtos que favoreçam a saúde e bem-estar. Come-se sempre o que esta disponível, o que pode ser preparado mais rapidamente ou comprado com facilidade. E, quase sempre, estas são as opções menos saudáveis.

Se a dieta é boa, variada e equilibrada, o corpo irá receber todos os nutrientes que precisa para manter-se vivo e em pleno vigor físico, ótimo estado de saúde. Até detalhes, que podem para simples vaidade, como o viço da pele, o branco dos olhos, a força das unhas são influenciadas pela alimentação.

Agora, se a alimentação é fraca, deficiente em nutrientes, rica em gorduras e açúcar o corpo reagira de maneira bem diferente. Cabelos sem brilhos, unhas quebradiças, pele seca, problemas clínicos de saúde, de colesterol elevado, glicemia aumentada , peso acima do recomendado até mesmo a obesidade ou desnutrição e etc…

E então, escolha, o que você quer SER?

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Imagem mostrando alimentos saudáveis como frutas e legumes: tomates, brócolis, maçã. Uma fita métrica amarela com a numeração em preto um medidor de glicose e um estetoscópio

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do …

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"