fbpx
segunda-feira , 5 de fevereiro de 2024

Muito próximo: Medição de glicose sem picadas de agulha

Picar o dedo diariamente é um gesto, muitas vezes doloroso, que faz parte da rotina de muitos doentes com diabetes. Porém, um grupo de investigadores do Instituto Fraunhofer desenvolveu um biossensor que poderá alterar esta realidade ao ser capaz de medir os níveis de glicose através do suor ou das lágrimas, avança o portal Boas Notícias.

05_03_diabetes

um pequeno “chip” que combina medição e análise digital e pode ser ligado a um dispositivo móvel. De acordo com comunicado do instituto, a inovação poderá fazer com que, brevemente, os diabéticos possam deixar de parte a única alternativa disponível até ao momento que, além de ser “uma agonia” para os pacientes mais sensíveis, pode causar inflamações e problemas na pele.

O novo biossensor, incorporado no organismo do paciente, efectua as medições necessárias por meio do suor ou das lágrimas, graças a uma reação electroquímica activada com o auxílio de uma enzima, o que permite a o cálculo exato e contínuo dos níveis de glicose. Além disso, adiantam os investigadores, tem dimensões minúsculas (0.5 por 2.0 milímetros) e consome muito menos energia do que outros dispositivos idênticos anteriores, escreve o Boas Notícias.

“O biossensor até tem um conversor de sinal analógico para digital, que converte os sinais electroquímicos para dados digitais”, explica Tom Zimmermann, do Fraunhofer. Depois, o aparelho transmite essas informações através de um sistema sem fios, fazendo-as chegar, por exemplo, ao telemóvel do paciente, e mantendo-o sempre em alerta.

Segundo os seus criadores, estas técnicas de medição não-invasivas poderão tornar-se a alternativa mais comum no futuro. Além disso, antevêem, o “biochip” poderá vir a controlar até outro dispositivo que, com base nos valores da glicose, indicará a quantidade exacta de insulina que deve ser administrada, livrando, para sempre, os diabéticos

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Imagem mostrando alimentos saudáveis como frutas e legumes: tomates, brócolis, maçã. Uma fita métrica amarela com a numeração em preto um medidor de glicose e um estetoscópio

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do …

Um Comentário

  1. Gostaria de saber quando estará disponível no Brasil escuto nem que seja aproximado

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"