fbpx
segunda-feira , 5 de fevereiro de 2024

O que é Diabetes descompensado?

“Diabetes descompensado”, você já ouviu este termo?

Neste artigo, você irá entender o que é Diabetes descompensado, conhecer os sinais, saber diferenciar dos outros tipos de diabetes e muito mais. Vamos lá?

Diabetes descompensado

Diabetes descompensado ou descontrolado é a mesma coisa. E se pararmos um pouco para pensar, vamos perceber que tratar o diabetes tem tudo a ver com manter os níveis de glicose (açúcar) no sangue sob controle.

Não gosto muito de usar a palavra açúcar, pois muitas pessoas logo pensam em doces e no açúcar de mesa, aquele que fica dentro do açucareiro e que usamos para adoçar bebidas e algumas comidas. Diabetes é muito mais que simplesmente pensar em tomar cuidado com esse tipo de açúcar.

Antes, vamos relembrar o que é o diabetes

Diabetes é uma doença que esta diretamente ligada com a forma do nosso corpo usar todos os açúcares e carboidratos que ingerimos quando nos alimentamos. Isso mesmo, os carboidratos que comemos, tipo pão, macarrão, batata, mandioca, farinhas, frutas, arroz, feijão, etc.

Todos os carboidratos, também conhecidos como Hidratos de Carbono, quando ingeridos, são metabolizados, ou seja, são transformados em glicose e liberados na corrente sanguínea.

A glicose é a fonte de energia para o nosso corpo funcionar, mas temos um problema, a glicose somente vai fornecer energia para o nosso corpo quando esta dentro das células. Para que a glicose entre nas células musculares, fígado e tecido adiposo, é necessário um hormônio que se chama insulina, que é produzido e secretado pelo nosso pâncreas.

Quando se tem diabetes, o pâncreas produz uma quantidade insuficiente de insulina ou produz uma insulina que não consegue desempenhar os seu papel adequadamente. Este último caso é conhecido como resistência insulínica, clique aqui e saiba mais sobre este assunto.

Quais os sinais do Diabetes descompensado?

O objetivo do tratamento do diabetes, independente do tipo, é manter os níveis de glicose no sangue em equilíbrio na maior parte do tempo possível, pois somente assim se consegue evitar as complicações do diabetes, tais como:

  • Perda de visão
  • Amputações
  • Doenças renais
  • Doenças cardíacas
  • Disfunção erétil

Em jejum, os níveis de glicose devem estar entre o intervalo de 70 a 99 mg/dL de sangue. Até 2 horas após uma refeição (café da manhã, almoço e jantar) este valor deve ser menor que 140 mg/dL de sangue.

São considerados complicações agudas do diabetes as crises de hipoglicemia e as crises de hiperglicemia.

Quando percebemos perda de peso sem motivo aparente, fome exagerada, muita sede e urina em excesso, devemos desconfiar de que os níveis de glicose no sangue se encontram descompensado, ou seja, temos os níveis de glicose elevados no sangue.

Como a glicose não esta sendo utilizada adequadamente como energia, o corpo passa a queimar as células de gordura para compensar, daí acontece a perda de peso, mesmo que você passe a comer exageradamente, pois nosso cérebro interpreta a falta de energia devido a descompensação dos níveis de glicose, como se nós não estivéssemos comendo. Por este motivo, ele envia sinais de fome, pois ele precisa da energia fornecida pela glicose.

A glicose em excesso no sangue é prejudicial a todas as células de nosso corpo. Ela é eliminada pela urina, por este motivo passamos a urinar mais vezes que o normal. Mas a consequência do aumento do número de micções é a eliminação de líquidos, que pode levar a desidratação (com sede intensa).

Como prevenir o diabetes descompensado

Mudança de hábitos é fundamental para um controle glicêmico adequado, com a adoção de atividades físicas regulares (30 minutos, 5 vezes por semana) e uma alimentação balanceada, além de uso da medicação adequada.

Não podemos esquecer que o tratamento do diabetes é individualizado, e as pessoas reagem de maneira diferente com relação aos alimentos, atividade física e medicamentos. Sendo assim, é muito importante conhecer o seu corpo e saber como ele reage quando você ingere certos alimentos.

As medições de glicose periódicas, usando os medidores de glicose, são muito importantes para manter o controle glicêmico. Então, se você quer aprender a escolher um medidor de glicose ideal para você, clique aqui.

Dica extra

A falta de informação sobre alimentação também é um problema bastante sério e que incomoda muitas pessoas com diabetes. Por este motivo, eu escrevi o Livro Digital “Alimentação Sem Restrição”, que vai te mostrar como você pode comer o que adora e ainda assim manter os níveis de glicose controlados.

Clique no Botão Abaixo para conhecer o Livro Digital “Alimentação sem Restrição”, onde você vai descobrir como se Alimentar de Forma Consciente sem Levar a Descontroles dos seus Níveis de Glicose.

E-BOOK ALIMENTAÇÃO SEM RESTRIÇÃO

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Imagem mostrando alimentos saudáveis como frutas e legumes: tomates, brócolis, maçã. Uma fita métrica amarela com a numeração em preto um medidor de glicose e um estetoscópio

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do …

2 Comentários

  1. alice baptista dos santos de santana

    estou emagrecendo muito estou ate com medo, tenho diabetes tipo 2

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"