fbpx
segunda-feira , 5 de fevereiro de 2024

O que é insulina e para que serve?

As pessoas têm necessidade da insulina no seu corpo todos os dias. Na maioria delas, a insulina é produzida naturalmente pelo pâncreas para então ser liberada no momento em que o açúcar (glicose) dos alimentos caia na corrente sanguínea. Em pessoas com diabetes, o pâncreas não produz a quantidade de insulina suficiente ou o corpo produz insulina, mas não a utiliza de forma correta. É por isso que os níveis de açúcar no sangue ficam elevados. A insulina auxilia na transformação do açúcar em energia.

Neste artigo você vai conseguir descobrir como a insulina funciona, como ela é produzida e secretada em nosso corpo e quais as consequências de quando as quantidades secretadas estão fora do equilíbrio.

O que é insulina?

Insulina é um hormônio produzido e secretado pelas células beta de nosso pâncreas. Sua função principal é transportar a glicose, obtida através dos alimentos, para dentro das células e assim fornecer energia para o nosso corpo funcionar.

O pâncreas das pessoas que tem diabetes, pode parar de produzir insulina, no caso do diabetes tipo 1, ou produzir uma quantidade insuficiente de insulina ou uma insulina que não desempenha o seu papel adequadamente, no caso do diabetes tipo 2.

Conhecendo o pâncreas

O pâncreas é um órgão muito importante para o funcionamento do nosso organismo ele atua tanto no sistema endócrino como no sistema exócrino.

O sistema endócrino inclui todos os órgãos que produzem hormônios e substâncias químicas, na sua maioria formadas por cadeias de aminoácidos, por este motivo consideradas proteínas, que são liberadas no sangue para ajudar a regular o nosso humor, crescimento, metabolismo e reprodução.

Dois dos hormônios produzidos pelo pâncreas são insulina e glucagon .

O sistema exócrino é constituído por um número de glândulas que liberam substâncias, tais como o suor (na pele), a saliva (na boca) ou, no caso do pâncreas, enzimas digestivas.

Como a insulina funciona? Qual o papel dela no fornecimento de energia para o nosso corpo?

Se você prestar atenção na imagem abaixo, vai perceber que sem o auxílio da insulina, que se liga a um receptor específico na membrana da célula, não seria possível a abertura do canal de glicose, permitindo que a glicose que se encontra no sangue, passe para o interior da célula.

o-que-e-insulina-para-que-serve

Quando este mecanismo é falho, devido ao mal desempenho da insulina produzida pelo pâncreas, no caso do diabetes tipo 2, ou a quantidade de insulina produzida, pelas células beta pancreáticas não é suficiente para realizar o transporte da glicose presente no sangue, em todas a pessoas com diabetes tipo 1 e cerca de 30% das que têm diabetes tipo 2.

A Descoberta da insulina

Em 1921, cientistas canadenses descobriram que a insulina, uma pequena proteína produzida pelo pâncreas, era responsável pelo controle dos níveis de glicose no sangue. Eles isolaram essa pequena proteína do pâncreas de animais, primeiramente cães e posteriormente bovinos.

o-que-e-insulina-para-que-serve
Frederick Bating – Médico canadense, descobridor da insulina.

Em janeiro de 1922, os primeiros pacientes receberam o tratamento através das injeções de insulina, pois até então, não havia tratamento para esta enfermidade.

De lá pra cá, as insulinas foram sendo purificadas para evitar reações alérgicas nas pessoas que usavam.

Com a introdução da engenharia genética, deixou-se de usar as insulinas extraídas do pâncreas animal e passou-se a usar as insulinas fabricadas por DNA-Recombinante.

As insulinas usadas nos dias atuais são medicamentos biológicos, produzidos por seres vivos, que utilizam a parte do DNA humano, responsável pela sequência de aminoácidos e pequenas moléculas usadas na síntese das proteínas, responsável pela formação da insulina humana, produzida pelo pâncreas.

Com pequenas modificações nesta sequência de aminoácidos, se consegue alterar padrões da insulina, tais como:

  • Tempo de início da ação
  • Tempo para atingir o pico da ação
  • Tempo da ação

o-que-e-insulina-para-que-serve

Tipos de insulina:

No quadro abaixo, você vai verificar os diversos tipos de insulina e como elas agem:

Insulina

Início de Ação Pico Duração

Horário de uso

ULTRARRÁPIDA

Apidra
(Glulisina)

Humalog

(Lispro)

Novorapid

(Asparte)

10 – 15

minutos

1 – 2
horas
3 – 5
horas

Uso antes das refeições

(cobre o pico de glicemia pós-refeição)

RÁPIDA

Humulin R

Novolin R

(Insulina Humana Regular)

30 minutos 2 – 3

horas

6 horas e 30 minutos

Aplicar 30 minutos antes das refeições

(cobre o pico de glicemia pós-refeição)

BASAL AÇÃO INTERMEDIÁRIA

Humulin N

Novolin N

(Insulina Humana Intermediária NPH)

1 – 3

horas

5 – 8

horas

Até 18 horas

A aplicação começa uma vez ao dia, antes de dormir. Pode ser indicada uma ou duas vezes ao dia. Não é específica para refeições.

BASAL LONGA DURAÇÃO

Lantus® (Glargina 100)

1 – 2

horas

Não apresenta 24 horas Uma aplicação diária sempre no mesmo horário
Levemir® (Detemir) 16 horas

Normalmente 2 aplicações ao dia

BASAL ULTRA LONGA DURAÇÃO

Tresiba®

(Degludeca)

1 – 2

horas

Não apresenta Até 36 horas Uma aplicação diária, com flexibilidade de +/- 3 horas do horário habitual
Toujeo®

(Glargina 300)

Até 42 horas

Uma aplicação diária independente do horário

PRÉ-MISTURA

Humalog Mix 25®

Humalog Mix 50®

Novomix 30®

O número indica o percentual de ultrarrápida na mistura, o restante tem perfil de ação compatível com insulina intermediária Insulina ultrarrápida e insulina NPH ( de acordo com a proporção do produto: 25, 30 ou 50% da dose de ultrarrápida)

Humalog Mix (Humulin N + Lispro)

Novomix (Novolin N + Asparte)

Aplicada junto a uma ou mais refeições ao dia. Deve ser injetada até15 minutos antes do início das refeições.

 

Por quanto tempo posso usar a insulina depois de aberta?

Muitas pessoas me perguntam por quanto tempo podem usar sua insulina após iniciarem o uso do frasco, caneta ou refil. Com a insulina lacrada e armazenada na geladeira, entre 2 a 8oC, devemos observar a data impressa na embalagem.

Para entender melhor como armazenar e transportar sua insulina, clique aqui. Nunca se esqueça, insulina gelada provoca ardor na aplicação.

As insulinas, depois de abertas, podem ficar fora da geladeira, desde que a temperatura do ambiente não ultrapasse 30oC, mas a validade dela deixa de ser a impressa no frasco, por este motivo, fique atento ao quadro abaixo, onde mostro a validade da insulina após aberta. 

INSULINA

VALIDADE

(Após aberta, conservar

na geladeira ou fora)

Apidra

4 semanas (28 dias)

Humalog

Humalog Mix 25

Humalog Mix 50

Humulin N

Humulin R

Lantus

Novolin N

Novomix 30

Novorapid

Novolin R

6 semanas (42 dias)

Toujeo

Tresiba

8 semanas (56 dias)

Tem dúvidas Sobre o que Comer?

A falta de informação sobre alimentação é um problema bastante sério e que incomoda muitos diabéticos. Por este motivo eu escrevi o Livro Digital “Alimentação Sem Restrição”, que vai te mostrar como você pode comer comidas que adora e ainda assim manter os níveis de glicose controlados.

Clique no Botão Abaixo para conhecer o Livro Digital “Alimentação sem Restrição”, onde você vai descobrir como se Alimentar de Forma Consciente sem Levar a Descontroles dos seus Níveis de Glicose.

E-BOOK ALIMENTAÇÃO SEM RESTRIÇÃO

Conhecimento é o melhor remédio para o tratamento do diabetes!

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Imagem mostrando alimentos saudáveis como frutas e legumes: tomates, brócolis, maçã. Uma fita métrica amarela com a numeração em preto um medidor de glicose e um estetoscópio

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do …

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"