fbpx
terça-feira , 6 de fevereiro de 2024

O que é hemoglobina A1C ?

A hemoglobina é o pigmento que transporta o oxigênio e que dá a cor vermelha ao sangue, é também a proteína predominante nas células vermelhas do sangue .Cerca de 90% de hemoglobina é chamada de hemoglobina A. (O “A” representa o tipo maturação da hemoglobina) Cerca de 8% da hemoglobina é constituída por componentes menores que diferem ligeiramente em sua composição química. Esses componentes menores incluem hemoglobina A1c, A1B, A1A1 e A1A2. A hemoglobina A1c (HbA1c) é um componente menor da hemoglobina para o qual a glicose está vinculado. HbA1c(Hemoglobina A1c)também é chamado de hemoglobina glicosilada ou hemoglobina glicada.

Porque medir a Hemoglobina A1c (HbA1c)?
Os níveis de HbA1c dependem da concentração de glicose no sangue, ou seja, quanto maior a concentração de glicose no sangue, maior o nível de HbA1c ( Hemoglobina A1c). Estes níveis de HbA1c (Hemoglobina A1c) não são influenciados por flutuações diárias na concentração de glicose no sangue, mas refletem os níveis de glicose média, durante o período anterior a uma média de 90 dias. Portanto, HbA1c é um indicador útil de como o nível de glicose no sangue tem sido controlado nos últimos 3 meses, podendo ser usado para monitorar os efeitos da dieta, exercícios e terapia medicamentosa sobre a glicemia em pacientes diabéticos.
As pessoas não-diabéticas tem um nível de HbA1c (Hemoglobina A1c) inferior a 7% do total de hemoglobina. Tem sido demonstrado que as complicações do diabetes pode ser adiadas ou evitadas se o nível de HbA1c (Hemoglobina A1c) seja mantido próximo a 7%. Em geral, os valores devem ser mantidos abaixo de 8%.
Quais são as limitações para medição de HbA1c (Hemoglobina A1c)?

Como a HbA1c (Hemoglobina A1c)não é influenciada por flutuações diárias na concentração de glicose no sangue, ela não pode ser usada para monitorar as concentrações de glicose no sangue  no dia-a-dia e de ajustar as doses de insulina, nem pode detectar a presença ou a ausência no dia-a-dia de hiper ou hipoglicemia.

HbA1c (Hemoglobina A1c) pode ser aumentada falsamente em certas condições médicas. Estas condições incluem insuficiência renal, o consumo crônico de álcool em excesso e níveis elevados de triglicerídeos. As condições médicas que podem diminuir falsamente HbA1c (Hemoglobina A1c) incluem a perda de sangue aguda ou crônica, anemia falciforme e talassemia. Diabetes durante a gravidez, vulgarmente designada como diabetes gestacional, pode aumentar ou diminuir falsamente HbA1c (Hemoglobina A1c).

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Imagem mostrando alimentos saudáveis como frutas e legumes: tomates, brócolis, maçã. Uma fita métrica amarela com a numeração em preto um medidor de glicose e um estetoscópio

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do …

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"