fbpx
segunda-feira , 5 de fevereiro de 2024

Pé Diabético

07_17_diabetes_rosangela

É o termo empregado para nomear as diversas alterações e complicações ocorridas, isoladamente ou em conjunto, nos pés e nos membros inferiores dos diabéticos. Hoje uma preocupação mundial, o custo humano e financeiro dessa complicação é imenso e dependente, para o seu controle ou prevenção, da conscientização quanto à necessidade de um bom controle da doença e da implantação de medidas relativamente simples de assistência preventiva, de diagnóstico precoce e de tratamento mais resolutivo nos estágios iniciais da doença.

Para tanto, é primordial a disseminação do conceito de que o pé diabético é caracterizado pela presença de pelo menos uma das seguintes alterações: neurológicas, ortopédicas, vasculares e infecciosas, que podem ocorrer no pé do paciente portador de diabetes.

O que caracteriza o pé diabético são as alterações causadas pela tríade: neuropatia, angiopatia e infecção.

Pé diabético é a infecção, ulceração e/ou destruição de tecidos profundos associados com anormalidades neurológicas e vários graus de doença vascular periférica no membro inferior.

Recomendações iniciais

1 – Nos serviços de saúde pública, é primordial o treinamento de equipes interdisciplinares (médico clínico, enfermeira e técnico de enfermagem), na atenção básica, para a classificação do risco e controle das intercorrências clínicas iniciais dos pés dos diabéticos.

2 – Os diversos serviços de atenção à saúde, particularmente os de saúde pública, devem providenciar protocolos e fluxogramas, com níveis secundários e terciários, dispondo de atendimento especializado e imediato (com orientações claras de serviços de referência)

3 – Todos os diabéticos devem ter seus pés examinados em todas as consultas de saúde. O exame sistemático deve obedecer a um protocolo clínico.

A educação do paciente, família e agentes de saúde é fundamental.

 Cuidados gerais com os pés,

Corte adequado e cuidados com as unhas ( usar cortador e lixas, evitar tesouras ou alicates);

Cuidados para evitar micoses, uso de calçados adequados, higiene diária com o cuidado especial ao secar a umidade entre os dedos;

Inspeção diária dos pés e dos sapatos, proibição do uso de calicidas e raspadores ou lâminas nos calos pelos pacientes são algumas medidas  importantes para evitar complicações nos pés.

•          Todos os diabéticos devem ter seus pés examinados em todas as consultas de saúde. O exame sistemático deve obedecer a um protocolo clínico.

•          Paciente que não adere ao tratamento tem probabilidade 50 vezes maior de ulcerar o pé e 20 vezes maior de ser amputado do que aqueles que seguem corretamente.

Fonte: Atenção integral ao portador de diabetes. Jackson Silveira Caiafa, Aldemar Araujo Castro, Cícero Fidelis,Vanessa Prado Santos, Erasmo Simão da Silva, Cid J. Sitrângulo Jr.  Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, 2011.

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Imagem mostrando alimentos saudáveis como frutas e legumes: tomates, brócolis, maçã. Uma fita métrica amarela com a numeração em preto um medidor de glicose e um estetoscópio

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do …

10 Comentários

  1. Claudia M. M.DA SILVA

    Atualmente estou com pé diabético e sem andar, só fazendo o tratamento.Adorei a matéria e pude tirar algumas dúvidas. Parabéns eobrigada!

  2. Maria Cristina Quiñónez

    Muitíssimo obrigada pela renovação de informações de cuidados com os pés. É mais aconselha´vel usar sandálias do que sapato fechado?

  3. Sou diabética há mais de 15 anos de 202 para cá apareceu um caroço no meu pé que foi diagnosticado com doença de Le Derouse…ou calcificação plantar, operei tirei o caroço mais dois anos depois voltou só que em forma de vários carocinhos um grudado no outro que formou uma placa, operei novamente , mas estou temerosa, pois segundo o ortopedista poder´voltar e ficarei nessa situação de operar sempre, que devo fazer….estou sentido meu pé estranho e temerosa em ir ao ortopedista novamente…gostaria de maiores esclarecimentos…

  4. Quando fala de todos os diabeticos com os cuidados dos pes é tipo 1 e diabetes tipo 2 ?????

    • Aldenira,

      As consequencias da Diabetes mal controlada pode acometer tanto os diabéticos tipo 1 como os do tipo 2, por este motivo, fique atenta.

  5. alvaro guinther do amaral

    boa tarde, gostaria de saber de tem mal de charcot tem esse problema? obrigado

  6. AMEI O QUE LI POIS SOU DIABETICA. OBRIGADA PELAS INSTRUÇOES.

  7. Minha mae é diabetica e desenvolveu a neuropatia… embora a diabtes esta controlada, cada vez mais tem piorado a situaçao dos pés. Dormença e dor tambem. os medicos parecem que nao sabem oque fazer para amenizar isso. Vcs teriam alguma tratamento que ela possa fazer?
    Obrigada

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"