fbpx
terça-feira , 6 de fevereiro de 2024
Slim Woman Measuring her thin waist with a tape measure. Caucasian fitness young female.Unrecognizable person.Diet and weight loss concept.

Pessoas Magras Correm Risco de Desenvolver Diabetes? Mito ou Verdade?

Muitas pessoas me perguntam sobre isso, pois acreditam que somente as pessoas com sobrepeso ou obesas estão propensas a desenvolverem doenças como diabetes e hipertensão. 90% das pessoas que tem diabetes do tipo 2 são obesas. Resolvi procurar mais sobre o assunto e veja só o que encontrei….

Pessoas magras podem ter Diabetes Tipo 2?

Mito? Hum…

Não, é VERDADE! Não só podem desenvolver Diabetes, como o risco de morte para os magros e diabéticos é maior que dos obesos diabéticos. Se você for magrinho é bom começar a se cuidar…

Aprendemos que obesidade e sedentarismo são as chaves para desenvolver a Diabetes, mas esquecemos de lembrar aos magrinhos que eles também correm riscos… Neste caso, segue um aviso:

Atenção! Pessoas que apresentam peso adequado devem tomar cuidado com a falsa sensação de proteção, por não serem obesos!

A Diabetes Mellitus Tipo 2 é considerada uma doença de obesos e sedentários. Porém, também é perigosa para aqueles indivíduos que não estão acima do peso, ou seja, são classificados como eutróficos quanto ao seu Índice de Massa Corporal – IMC.

Nos estados Unidos, cientistas de diferentes universidades, realizaram um estudo científico que como resultado revelou: Os indivíduos magros, com peso normal, durante o diagnóstico, têm duas vezes mais chances de óbito, em relação, aos os gordinhos, que se encontram acima do limite de peso saudável.

Durante a realização do estudo, foram ouvidas mais de 2.500 pessoas com o diagnóstico de Diabetes, algumas foram acompanhadas de perto por mais de dez anos. Infelizmente, os pesquisadores não souberam responder o porquê da maior massa corporal, melhor dizendo, o porquê do acúmulo de gorduras protegem os indivíduos com Diabetes.

Mesmo sem respostas específicas, os médicos alertaram para a possibilidade de tratarem os pacientes magros de maneira diferente dos pacientes  que se encontram acima do peso, não os incentivando a fazerem dietas e exercícios físicos. Seria esta a maneira certa? Eu acredito que não… Dieta saudável e atividade física só trazem benefícios à saúde, não sendo privilégio somente de quem tem diabetes.

Em resumo, o estudo retrata a importância da seguinte questão: “Uma lembrança da necessidade da prevenção e de controle da doença em todos os portadores de diabetes tipo 2, independente do seu peso corporal ou IMC”,  justificam os pesquisadores americanos.

Você deve conhecer seu corpo e suas condições de saúde. Conhecer os grupos alimentares e como eles impactam seus níveis de glicose no sangue, vão te permitir a fazer boas escolhas alimentares.

A falta de informação sobre alimentação é um problema bastante sério e que incomoda muitos diabéticos. Por este motivo eu escrevi o Livro Digital “Alimentação Sem Restrição”, que vai te mostrar como você pode comer comidas que adora e ainda assim manter os níveis de glicose controlados.

Clique no Botão Abaixo para conhecer o Livro Digital “Alimentação sem Restrição”, onde você vai descobrir como se Alimentar de Forma Consciente sem Levar a Descontroles dos seus Níveis de Glicose.

E-BOOK ALIMENTAÇÃO SEM RESTRIÇÃO

“Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses.”

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Glicemia Capilar e Cabelo: Qual a relação?

“Qual shampoo devo usar para normalizar minha glicemia capilar?” “Os resultados dos meus testes de …

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"