fbpx
terça-feira , 6 de fevereiro de 2024

Por que o peso é importante no cálculo do risco de diabetes

Risco de desenvolver diabetes segue um crescimento continuo. Quanto maior o nível de açúcar no sangue, maior a chance de que você irá posteriormente desenvolver diabetes.

Se a sua glicemia de jejum situa-se entre 100 mg / dL e 126 mg / dL, você tem o que é conhecido como pré-diabetes (O nível de açúcar no sangue em jejum acima de 126 mg / dL é definido como o diabetes). Como as pessoas com diabetes, as pré-diabeticas tendem a estar acima do peso, tem pressão arterial alta e níveis anormais de lipídios, e têm um maior risco de desenvolver doença cardiovascular.

A gordura é mais do que apenas um local de armazenamento de nutrientes extras. Gordura, ou tecido adiposo, também funciona como uma glândula, produzindo hormônios que afetam o apetite e ação da insulina. Até agora, os cientistas descobriram que as células de gordura produzem os hormônios leptina, resistina e adiponectina. A leptina é liberada normalmente após uma refeição e atenua o apetite. Resistina e adiponectina afetam a resposta das células à insulina.(muita resistina pode causar resistência à insulina e pouca adiponectina pode fazer o mesmo.) Embora o sistema de regulação do apetite seja complexo e os cientistas ainda estejam decifrando o papel individual dos hormônios, está se tornando claro que o excesso de gordura corporal perturba o equilíbrio e o funcionamento normal desses hormônios, contribuindo para a resistência à insulina e preparando o cenário para o diabetes.

Localização da gordura também é importante

O risco do acréscimo de quilos é especialmente elevado quando o excesso de peso é distribuído em torno do abdômen, muitas vezes referido como forma de “maçã” em oposição à gordura em torno dos quadris, chamada de forma de pêra. Excesso de peso em torno da cintura também coloca em risco uma condição conhecida como síndrome metabólica (ver abaixo o que é a síndrome metabólica?).

A gordura pode acumular-se tanto sob a pele (conhecida como gordura subcutânea) quanto ao redor dos órgãos abdominais ou vísceras (conhecida como gordura visceral). Uma barriga grande sugere a presença dessa gordura visceral prejudicial, que produz hormônios chamados citocinas que contribuem para a resistência à insulina. Por exemplo, os animais que são resistentes à insulina e obesos têm níveis elevados de uma citocina denominada TNF-alfa. Algumas pesquisas sugerem que este hormônio pode também desempenhar um papel em pessoas com resistência à insulina.

Outra pesquisa sugere que a gordura visceral pode afetar os níveis de glicocorticóides, hormônios esteróides, que também contribuem para a obesidade e resistência à insulina. Além disso, os ácidos graxos (o dos produtos de degradação de gordura) podem desempenhar um papel direto na resistência à insulina quando eles são distribuídos no músculo, fazendo com que o músculo seja mais resistente à ação da insulina. Embora a pesquisas ainda sejam necessárias, é cada vez mais claro que a gordura, especialmente a abdominal, afeta negativamente a ação da insulina e contribui para o desenvolvimento da diabete.

O que é a síndrome metabólica?

Síndrome metabólica é um termo usado para descrever uma constelação de fatores de risco para doença cardíaca e derrame. Diabetes (ou pré-diabetes), colesterol alto, pressão alta e obesidade (especialmente a obesidade abdominal), fazem parte da síndrome, que é diagnosticada se você tiver três ou mais dos seguintes atributos:

Um tamanho da cintura grande (maior que 100 cm e nos homens e 90 cm em mulheres)

Pressão arterial que é 130/85 milímetros de mercúrio (mm Hg) ou superior

Alguns especialistas acreditam que a resistência à insulina poderia ser um problema subjacente na síndrome metabólica. Além disso, se você tem diabeteso risco para desenvolver retinopatia (doenças nos olhos), nefropatia (doenças nos rins) e neuropatias (doenças nos nervos) aumenta dramaticamente, junto com o risco de doenças vasculares que afetam o coração, cérebro e extremidades.

Alimentação Completa

A falta de informação sobre alimentação é um problema bastante sério e que incomoda muitas pessoas. Por este, motivo eu escrevi o Livro Digital “Alimentação Sem Restrição”. Este livro vai te mostrar como você pode comer o que adora e ainda assim manter os níveis de glicose controlados. E claro, aliar uma boa alimentação à prática de exercícios.

Clique no Botão Abaixo para conhecer o Livro Digital “Alimentação sem Restrição”, onde você vai descobrir como se Alimentar de Forma Consciente sem Levar a Descontroles dos seus Níveis de Glicose.

E-BOOK ALIMENTAÇÃO SEM RESTRIÇÃO

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Imagem mostrando alimentos saudáveis como frutas e legumes: tomates, brócolis, maçã. Uma fita métrica amarela com a numeração em preto um medidor de glicose e um estetoscópio

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do …

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"