fbpx
segunda-feira , 5 de fevereiro de 2024
Porque Acordo com a Glicose Elevada pela Manha

Porque acordo com Glicose elevada pela Manhã?

Dormir com glicêmia normal e acordar com a glicose elevada pela manhã é um fenômeno chamado: hiperglicemia do alvorecer. Isto acontece com você?

Muitas pessoas não entendem porque vão dormir com a glicose normal, não comem nada durante a noite e acordam com uma glicose elevada.

Para esclarecer esta dúvida, eu gravei o vídeo abaixo, onde eu explico o “Mecanismo da Hiperglicemia do Alvorecer”.

Como controlar melhor a Glicose

 

Para controlar os seus níveis de glicose, é necessário dominar os detalhes do seu tratamento. Justamento por o Tratamento Contra o Diabetes ser rico em detalhes, tais como:

  • Horário correto de tomar a medicação;
  • Conhecer como sua medicação age em seu organismo;
  • Local correto para aplicar sua insulina;
  • Saber transportar e armazenar a sua insulina;

Esses e outros detalhes do tratamento podem mudar o pensamento de que pessoas com Diabetes são pessoas doentes. Pessoas com diabetes podem sim serem saudáveis!

Seguindo todos os detalhes necessários para um tratamento efetivo, você pode sentir uma melhora considerável em sua qualidade de vida. E para te ajudar com isso, eu elaborei um Vídeo-Book, um livro que pode ser lido e assistido de qualquer lugar que tenha conexão com a internet, usando seu computador, Tablet ou SmartPhone.

Nele eu revelo todos os detalhes do tratamento, detalhes que venho anotando e pesquisando nos 10 anos que trabalho com Diabetes. Você vai ter acesso a ferramentas para fazer boas escolhas e melhorar o seu controle do diabetes em poucos dias.

QUERO TER UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Imagem mostrando alimentos saudáveis como frutas e legumes: tomates, brócolis, maçã. Uma fita métrica amarela com a numeração em preto um medidor de glicose e um estetoscópio

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do …

87 Comentários

  1. Bom dia.
    Estou gestante 15 semanas e a médica disse que estou com diabete gestacional.
    Jejum 105
    Após café 103(duas horas após)
    Após almoço 100(duas horas após)
    Após jantar 111(duas horas após)

    Ela disse que meu jejum esta alto e o restante do dia está ok e controlado. Não sei o que fazer pra baixar o jejum. Minha dieta sigo a risca. Faço o teste imediatamente quando acordo? Tem algo que possa ser feito? Obrigada

  2. Bom dia,
    Fiz o exame da curva glicêmica antes de engravidar pela segunda vez devido minha primeira gestação dei diabetes gestacional e esse ultimo exame estava normal. Porem o de jejum deu 106. Estou gravida novamente e comecei a acompanhar 3 vezes ao dia. Na parte da manha em Jejum chegou a 109 e pós almoço e janta esta dando normal no máximo 125. Tem algo errado? Na primeira gestação nunca deu mais de 100 em jejum. estou assustada. Devido a pandemia que estamos vivendo, minha consulta de pre natal vai demorar.

  3. Bom dia!

    Dra. Monica, Eu estou confuso, faço exames de 3 em 3 meses laboratoriais, e minha glicemia em jejum fica em me média 98 ou 99. Comprei um medidor de glicemia pela manha em jejum fica entre 100 e 108. Durante dia ela fica em torno de 80 ou 114, isso depois das alimentações. Minha hemoglobina ultima vez que fiz estava 5.7 e até então não fui diagnosticado diabético, mais sou hipertenso e tenho medo de ficar também diabético, tenho 38 anos já tomo medicamento há 10 para hipertensão. Que tipo de exames completos tenho que fazer para diagnostico profundo do diabetes ??? . Desde já agradeço sua atenção.

  4. ola Dra estou fazendo uso de metformina XR 2x uma pela manha e utra a noite. durante o dia minha glicemia esta entre 120 pra baixo. mas quando acordo que vou medir ela esta em 159 a 185 dai pra cima. por que isso acontece. tenho diabetes tipo 2 minha morreu por causa da diabetes eu agora nos exames deu esta doença e a medica inicio com o tratamento. poderia me esclarecer?

  5. Olá! minha glicemia em jejum quando acordo fica em torno de 100 a 108 dificilmente varia isso.. porém quando tomo meu café da manha ela vai pra 200 ai quando volto da academia ela fica estavel em 108 tendo pouca variação.. mas esses problemas glicemicos acontece somente de manhã! quando tomo café da manha leite com café , açucar e pao com manteiga a glicemia sobe e fico me sentindo mal durante umas duas horas.. apois a atividade fisica volta tudo ao normal e no dia seguinte se repete..

  6. Bom dia

    Doutorara;
    Tenho uma amiga que na madrugada chega a 500 a Glicose e ela só acorda, fica suando frio o marido que tem que ficar acordo para conseguir dar algo para baixar esta Glicemia.
    O que pode ser?
    O que fazer?

  7. Olá sempre acordo com a glicose elevada
    Minha hemoglobina deu 5,2
    Porém meu homa beta deu acima oque isso siguinica?

  8. fiz o exame a tarde alimentado e deu 88, no dia seguinte apos 13 hs de jejum deu 123. fiquei confuso, seja que sou pre diabetico?

  9. fiz o exame a tarde alimentado e deu 88, no dia seguinte apos 13 hs de jejum deu 123. fiquei confuso

  10. Ola doutora.
    Minha glicose em jejum e de 120, isso normal?
    Qual o limite em jejum para um diabetico tipo 2.
    Fico na duvida se esta correto.
    Mais ja estou feliz prq acordava sempre com 170.

    • Adriana!
      As metas glicêmicas variam de acordo com a idade e as complicações já instaladas no paciente. O ideal é fazer o o teste em horário diferentes e não somente pela manhã, quando acordar. Faça testes antes e 2 horas após as refeições, mesmo que seja somente 1 vez ao dia, escolha entre estes horários.

  11. Ola Doutora,estou com duvidas pois não tenho diabetes porem meu nivel de sangue esta alto,venho monitorando a uma semana e notei que em jejum ela esta a 110 chegou ja a 117 e durante o dia ja chegou a 90
    tenho 27 anos e etou 17kg acima do peso,jogo bola 2x por semana e estou fazendo uma alimentação saudavel.
    antes de medir tenho tomado 2 limoes em jejum sem nada.
    O que pode estar fazendo a elevação do açucar?

  12. Olá tudo bem, minha glicose em jejum deu 114, e pos alimentação deu normal hemoglobina glicada também deu normal Será porque? tive diabete gestacional.

  13. Bom dia, tenho diabete tipo 2, controlo com alimentação e exercício, não uso remédio.
    Porém sempre pela manhã ela está alta, em torno de 120 a 130′ meio dia ela mede 80, que devo fazer para manter ela mais baixa ao acordar?

  14. Boa tarde…. Gostaria de saber o que fazer em relação a glicemia em jejum… Pois tenho 127 ou 118 valores até 130 nunca passando disso…. Tive diabetes gestacionais tanto foi que perdi minha bebê com 37 semanas e 6 dias . Depois disso a glicemia em jejum é essa e 2 horas depois das refeições por vezes está normal e por vezes está um pouquinho alta… Que devo fazer?

  15. A glicose em jejum não baixa. Tomo para controle da diabete, ( tipo 2), Xigduo 5/1000 mg, manhã e noite ou Grifage XR/1000, Diamicron MR, 60 mg manhã, Elequiz, anti-coagulante, e outros para pressão. A última leitura (06/10/18), em jejum acusou 176. Com orientação médica, e dieta com nutricionista. Existe algum, motivo para não estar funcionando o tratamento ? Tenho 70 anos, fui diagnosticado, em 2002. Obrigado

    • Diabetes é uma doença progressiva e silenciosa, normalmente o tratamento medicamentoso deve mudar.
      Converse com seu médico para ver isso. Muitas vez o uso de insulina assusta, mas não é o fim do mundo, é o início de uma vida mais saudável.

  16. estou um pouco preocupada meu filho tem 19 anos eesta com umas manchas escuras no pescoço e axilas
    foi feito o exame e os niveis de glicose esta dentrodo normal sendo qua a insulina dele esta muito mais muito baixa mesmo.gostaria de saber se é normal
    desde ja agradeço.

  17. Minha hemoglobina deu 5,5 e todo dia pela manhã minha glicemia da 116 é normal?

    • Sua hemoglobina glicada mostra que a média de suas glicemias nos últimos 120 dias estão sob controle. Mesmo estando um pouco alta pela manhã em jejum, após as refeições e nos outros períodos do dia ela deve estar sob controle.
      Faça testes 2 horas após a refeição, eles podem chegar até 140 mg/dL de sangue, que é normal.

      • Bom dia ! Sou Alexandra tenho diabete gestacional. Por isso perdi o meu bb com 8 meses o medico não mim passarão nenhum medicamento so a dieta que eu mesmo estava fazendo agora minha glicemia pela manhã é 140 atarde 119 e anoite 110. To muito preoculpada não sei se ja tenho essa doença em mim ainda co Tonho sem tomar nada ja marquei o endocrinologista sera que com o medicamento volta o normal 😟😥agradeço

  18. VANILCE MANSINE Franco

    Bom dia tenho 49 anos sou diabética há uns 15 anos e o que é estranho é que quando eu vou medir a glicose eu tomo meus medicamentos aí eu meço aí dá altíssimo Por que isto acontece

  19. Eu tenho notado isso comigo. ontem mesmo (07105), antes de dormi, fiz a medição. estava com 107, quando acordei, após umas 12h de jejum, estava 123.

    Isso acontece também quando faço atividade física. Seria a mesma explicação?

  20. JOSÉ CARLOS T OLIVEIRA

    PREZADA MONICA BOM DIA
    SOU DIABÉTICO TIPO 2 E FAÇO TRATAMENTO VOM PROFESSOR DR JOÃO SALLES
    TOMO TODOS OS DIAS XIG DUO XR 10/1000
    MEUS NÍVEIS VARIAM ENTRE 115 e 163
    ENTRETANTO GOSTARIA DE CONVERSAR COM VC PESSOALMENTE
    E POSSÍVEL
    FAVOR INFORMAR SEU CONTATO
    GRATO
    JOSÉ CARLOS

  21. Felipe Augusto Calabre

    Boa tarde, sou diabético a 10 anos e acordo com a glicemia elevada. Outro detalhe também é que se eu não tomar insulina ultra rápida em conjunto com a nph tenho hiper o dia todo. hoje em dia tenho uma alimentação mt regular. no almoço mt salada, feijão sempre seco tipo fradinho, e carne, as vezes como uma maionese de batata mas é raro e no jantar arroz negro, quimua, pure de abóbora, suflê de peixe. café da manha uma fatia de qj minas bem servida e bastante água. corro aprox 250km por mês sempre a tarde e durante o treino treino tenho mt hipo e tenho que me bombardear com saches de açúcar e depois vem a hiper… Uma gangorra e não é minha culpa

  22. Ola Monica. Essa é uma situação reversível? Essa condição apresenta risco?

  23. Izabel Cristina Miranda

    Tenho diabetes tipo 2 e tenho muitas dores e formigamentos nos pés,as vezes sinto que queimam e de repente não os sinto mais.
    Entrei em uma dieta low carb e jejum intermitente.
    Tomo insulina regular 10 un 2x ao dia e 50 un da nhp. 2x ao dia.
    E mesmo con a dieta não consigo baixar essas dosagenspois mesmo em jejum altera muito mibha glicose.
    Há noites que messo e dá 116 e ao amanhecer 174.
    Oque pode estar ocorrendo?

  24. Parabéns pela explicação, tenho 39 anos e tenho diabetes tipo I desde os 26 anos, controlo a glicemia com uma aplicação diária de insulina NPH pela manhã e no dia seguinte a glicemia sempre amanhecia em níveis próximo de 100, mas a duas semanas percebi que a glicose começou a amanhecer acima de 200 mesmo indo dormir com níveis normais e Eu não mudei nada na minha alimentação, daí surgiu essa curiosidade e estava preocupado pois achava que tinha algum problema mais sério… Vou retornar no endocrino mas acho que pode ser porque meu organismo parou de produzir insulina, o estranho é que isso começou a acontecer de repente, conforme falei, isso foi de duas semanas para cá, não sei se teve algum fator que possa ter colaborado com essa mudança no meu organismo…. Mas me deixou preocupado…

  25. Boa noite,

    Sempre que faço análises, os níveis de Glicose no sangue estão acima dos 100. Entre os 100 e os 110. Mas sempre tive essa curiosidade, porque amanheço com esses valores, já cheguei a medir antes de deitar e estão abaixo dos 100, mesmo após refeições ou após duas horas das mesmas, a maioria das vezes tenho valores mais baixos que em jejum. Porém em jejum, é raríssimo ter abaixo de 100. O que me deixa sempre intrigado.

  26. Gustavo Ibraim Ceron

    Parabéns Mônica pela sua explicação clara sobre o assunto. Meu diabetes tipo II já me causou um problema de ortóptica que estou contornando com lentes prismáticas invertidas. Quanto à disfunção erétil também resolvi mediante aplicação direta no pênis de “caver ject”. Não dói e funciona. Minha preocupação é que pela idade (86 anos) logo irei para o céu. Lá não tem essa injeção e o pior é que São Pedro vai me oferecer um camisolão branco, comprido até os pés, e oferecer uma bíblia de 25 quilos, ou um terço com bolas de bilhar, também com peso de 25 quilos e mandar eu rezar até a consumação dos séculos. Não sei não, dizem que do lado oposto existem piscinas com água aquecida, lindas moças com fio dental, bebidas etc., etc. Estou numa dúvida infernal…. Desculpe-me e obrigado pela atenção.

  27. Porque me levanto com glicose na faixa de 150 e tomo um xícara pequena chá mate e logo após sobe p 180 estou tomando galvus 50-850

  28. Muito obrigado Mônica aliviou minha preocupação, pois não entendia ir dormir com glicemia 100, 80, 120 e acordar com 210, 240. Tenho 33 anos e não como nada além do que é orientado pelo nutricionista. Mas quando vc fala é um fenômeno normal então não podemos ter o controle ou reverter isso?

  29. Oi Mônica. Nunca fui diagnosticado com diabetes. Meu último teste Hemoglobina A1C resultou em 5.5, mas pela manhã minha glicose está sempre alta. Lembrando que tenho uma rotina de exercícios físicos . Devo me preocupar?

  30. Joao augusto juliani

    Também achei muito confuso esse negócio de dormir com a glicose normal e levantar em jejum com ela alta

  31. Boa noite. Meu nome é Alexandre e tenho 30 anos.

    Sou servidor público e trabalho uma noite sim outra não. Estou propício a adquirir diabetes? Qual a melhor recomendação para meu caso.

    Observar.: faço caminhada de 30 min, 5 vezes durante a semana

  32. Romulo Santos Oliveira

    bem legal as explicações,não sou diabético,mas sempre acordo com o nivel de glicemia alto. Mônica Amaral qual o nivel adeuqado ou seja nível normal da glicemia?

    • Romulo!

      As metas glicêmicas para quem tem diabetes vai variar de acordo com a idade e com as comorbidades pré-existentes. Os níveis normais devem esta entre 70 e 99 mg/dL de sangue em jejum e devem ser <140 mg/dL de sangue até 2 horas após uma refeição.

    • Bom dia !
      No meu caso sou gestante e estou na 15° semana e pelos exames constatou diabetes gestacional, comecei acompanhar diariamente e meu nível glicêmico ao amanhecer é de 102 mg/dl, mais durante o dia após as refeições ele se mantém em 98 mg e não passa disso! Mesmo assim ainda me enquadro como diabética?

      • Solange,
        Normalmente o Diabetes Gestacional (DG) é diagnosticado quando se encontra glicemia de jejum acima de 92 mg/dL de sangue e 1 horas após uma sobre carga de glicose valores acima de 180 e 2 horas após acima de 153. Estes valores são para exames laboratoriais. Consulte um endocrinologista.

  33. É eu gosto de vez emquando passar por aqui pois eu tenho diabetes tipo 1 ha 52 anos consigo me manter mais ou menos bem.

    • Fico feliz em ler esses tipos de comentários. Tenho uma filha de 7 anos dm1 desde os 4. Fico pensando muito no futuro dela e me ven um certo medo. Mas lendo esses comentários fico mais calma.valeu

  34. Olá!
    Gostei, porém a Mônica fala muito ligeiro e não dá pra acompanhar a fala dela durante td o vídeo.

  35. Josefina Alves de andrade

    gostei muito

  36. Josefina Alves de andrade

    amei a sua esplicacao gostei muito

  37. Vera Lucia Boschesi Santiago

    Obrigada pela explicação. Adorei.

  38. Mônica. suas aulas sobre diabetes são excelentes. Muito obrigado pelas dicas.

  39. Excelente explicação ! Obrigada pelos seus ensinamentos.

  40. armando alves de carvalho

    Agradecer sempre a você por sua preocupação em nos ajudar com esclarecimentos fundamentais para uma convivência menos sofrida e perigosa com esta doença que vem a cada dia acometendo mais pessoas. Muito obrigado.

  41. jose carlos bueno de oliveira

    Muito bom as instruções por você vem apresentado em seus videos.

  42. Nossa, há muito tempo que eu tinha essa dúvida!
    Tenho diabetes Mody há 10 anos e quando eu não acordo com ela baixa, eu acordo com a glicemia alta! Adorei saber o motivo para tanta alteração enquanto dormimos!

  43. Gostei muito da explicação obrigado.

  44. otima informaçao pois isso me acontece, e ate o momento eu nao sabia o motivo obg.

  45. Eu faço 01 Ecreas 800/1000 mgr ao pequeno almoço, 01 Diamicron 60 mgr ao almoço, 01 Ecreas ao jantar e 18 mgr , ao deitar faço insulinas 15 mgr mas ao acordar estou sempre na casa dos 200 + ou – e isso me deixa desmotivado porque coma eu ou não eles estão sempre la.
    A glicicada estava a uma semana em 10,02 , deveria de estar nos 8 máximo
    que me aconselha a fazer? o meu medico dos diabetes só me passa receitas e pouco mais….

  46. Se você não existisse Deus tinha de inventar alguém igual a você , que Deus a tenha não sabe quanto me tem sido útil no meu dia a dia desde que tomei conhecimento da minha diabetes

  47. MarluciaParreira Leal Costa Parreira

    GOSTEI , MAS VOCÊ NÃO EXPLICOU O QUE FAZER PRA ISSO NÃO ACONTECER E O QUE FAZER QUANDO ISSO ACONTECER ! o QUE COMER E NÃO COMER !

  48. Excelente, como sempre sua explicação é perfeita. Muito obrigado e excelente fim de semana. Bom dia!!!

  49. Marilda Assis Baêta

    Achei muito confusa está reportagem, então é normal eu dormir com a taxa da glicose baixa e acordar elevada? Estou confusa kkkkk

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"