fbpx
segunda-feira , 5 de fevereiro de 2024

Você Sabe Qual o seu Tipo de Diabetes?

Qual o tipo de diabetes eu Tenho?

Acredito que a maioria das pessoas que tem Diabetes, não sabem qual é o tipo de diabetes que tem. Já ouvi várias coisa do tipo: “Tenho diabetes Emocional”, “Tenho diabetes daquela fraquinha” e por aí vai….

Diabetes se classifica em 2 tipos principalmente: Tipo 1 e Tipo 2 e o que muita gente não sabe é que o uso de insulina para o tratamento do diabetes não determina o tipo de diabetes que a pessoa tenha. Você sabia disso?

Diabetes emocional também não existe, o fator emocional pode desencadear o processo, mas para isto é necessário existir uma predisposição genética.

Quanto aquela “Diabetes Fraquinha”, esta também não existe, o que existe é diabetes controlada ou não. Nunca substime o seu diagnóstico de diabetes e se descuide, pois um dia você poderá sentir as complicações do descontrole glicêmico em seu organismo.

Acho que o que você quer mesmo saber agora é: qual é o seu tipo de diabetes, não é mesmo?

Assista ao vídeo que preparei, explicando os tipos de diabetes e como eles se manifestam.

Associar ao tratamento uma dieta adequada é fundamental:

O tratamento para diabetes é individualizado, o que funciona com seu amigo ou vizinho, pode não funcionar com você. A melhor maneira de você conseguir dominar o controle do diabetes é através do conhecimento.

Você deve conhecer seu corpo e suas condições de saúde. Conhecer os grupos alimentares e como eles impactam seus níveis de glicose no sangue, vão te permitir a fazer boas escolhas alimentares.

A falta de informação sobre alimentação é um problema bastante sério e que incomoda muitos diabéticos. Por este motivo eu escrevi o Livro Digital “Alimentação Sem Restrição”, que vai te mostrar como você pode comer comidas que adora e ainda assim manter os níveis de glicose controlados.

Clique no Botão Abaixo para conhecer o Livro Digital “Alimentação sem Restrição”, onde você vai descobrir como se Alimentar de Forma Consciente sem Levar a Descontroles dos seus Níveis de Glicose.

E-BOOK ALIMENTAÇÃO SEM RESTRIÇÃO

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Imagem mostrando alimentos saudáveis como frutas e legumes: tomates, brócolis, maçã. Uma fita métrica amarela com a numeração em preto um medidor de glicose e um estetoscópio

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do …

117 Comentários

  1. bom dia
    Não sei meu tipo de diabetes.Ela apareceu quando meu filho mais novo tinha 1 ano.Na época pesava 80 kg e tinha 31 anos. estava muito gorda.comecei tomando comprimidos. Depois fiquei grávida novamente onde sofri um aborto espontaneó e desde então passei a tomar insulina.Hoje estou com 49 anos. Tenho muitas complicações como retinopatia diabética, neuropatia diabética.Nao consigo controlar muito bem.minha saúde está muito debilitada e gostaria de fazer cirurgia metabica.perdi muito peso a uns 8 anos. em média uns 12 kg mas de um ano p cá com a menopausa engordei 10 kg.estou perdida e precisando de ajuda.minha endocrinologista diz que minha Diane e tipo 1 mas tenho duvidas

  2. Meu açúcar sempre foi baixo agora com 54 anos fui fazer exame deu 139 o médico passou mediformina um mês depois fui médi ela estava 97 continUE tomando o remédio agora médi de novo na rua já tinha tomado café deu 180 que tipo de diabetes eu tenho estou desesperada eu não tenho histórico de mãe nen pai diabético

  3. Excelentes dicas para nós mulheres que desejamos emagrecer,colocar todas elas em prática e espero obter o resultados positivos. Desde já agradeço por ter encontrado seu blog. Parabéns.

  4. Gostei muito do video, mais ainda tenho dúvida. ….quando descobrir a diabetes eu estava com todos os sintomas do tipo 1 menos perdendo muito peso, e nos 3 primeiros meses conseguir controlar minha glicemia com medicamentos orais.

    • Amiga Mônica,

      Quando descobri minha diabetes, tive todos os sintomas ditos no diabetes tipo 1, mas estou usando apenas medicamento oral (nimegon 5/1000 dois comprimidos), dieta e atividade física.
      Minha endócrina não passou insulina. Estou verificando periodicamente meus niveis de glicose e, fora alguns deslizes meus, eles estão nos níveis normais (=<100 em jejum e =<140 2h apos a refeições.
      Minha pior leitura depois de medicado foi em jejum 115 e apos alimentação 140.

      Sendo assim, gostaria de saber o seguinte.
      Se tive todos os sintomas da tipo 1, mesmo assim posso ter a tipo 2? Existe algum exame que tire essa dúvida?

  5. Muito bom seus vidios parabens

  6. Estava bebendo muita água,não sabia que era sintomas da diabete,quando uma senhora passava eu disse para um amigo que sentia muita cede,a senhora se aproximou disse procura um médico você pode estar com diabete,dito e feito estava com diabetes,estava com 140 glicemia, Médico mandou eu tomar, remédio Galvus met 50mg + 850mg e comprar aparelho para medir periodicamente, isto já se fazem 5 anos , até este ano comecei a fazer caminhada 30 minutos já passei para uma caminhada 60 minutos, resumindo sempre vendo glicemia tomando 1 remédio parte da manhã 1 anoitecer até tirando 1 da manhã depois da noite, minha glicemia baixou para 74 depois para 89 estabilizar sem tomar remédio só com atividades físicas expecficamente com caminhada já se passaram 2 meses não tomo mais remédio. Pode ser ? Obrigado bom dia.

    • Fyllypy,

      Não se deve suspender a medicação sem o conhecimento do seu médico. Converse com ele, para fazer os exames necessários e se é possível interromper o tratamento. Lembre-se, o diabetes é uma doença progressiva e silenciosa.

  7. Olá Monica. Tenho acompanhado seus vídeos e estou gostando bastante. É muito esclarecedor.
    Mas estou com uma dúvida. Fui diagnosticada com diabetes tipo 2 faz 3 anos, na época uma médica me passou metformina 850mg três vezes ao dia. Emagreci bastante, só que eu sentia muitos enjoos e muita dor de barriga e a glicose continuava descompensada. Fui ao endocrinologista que me repassou todos os exames e constatou que meus rins estavam quase paralisados. Ele então suspendeu a metformina e me passou para insulina 2 vezes ao dia. assim eu consegui regular minha glicose.Só que de lá pra cá eu engordei muito, coisa assim de uns 20 kg e não consigo emagrecer de jeito nenhum, estou mto triste e deprimida, sinto vergonha e quase nem saio na rua. No momento estou sem endócrino, me consulto apenas com a medica do posto de saúde que nada faz para me ajudar. Gostaria de uma luz, um esclarecimento.

  8. Ouvi falar q quando a glicose estiver descontrolada a pessoa tem sérios sintomas eu to assim indo muito ao banheiro dor no estomago.e cólicas muita dor no corpo é verdade

  9. Muito bom esse vídeo

  10. Estou adorando as explicações. Embora ainda confusa um médico sou pré e outro diz já sou
    Mais vou continuar assistindo e tomando medicação!!! Muito obrigada

  11. Parabén!
    Bom vídeo com informações claras e objetivas.

  12. Querida Monica há três anos descobri que sou diabética e até hoje não sei tipo.Perdir peso rápido de 63 fui pra 44. Fui internada com desidratação sem exame aplicarão soro glicosado entrei em coma diabete 904.Reanimada depois de 3 dias.faço uso insulina uma vez por dia e metiformina 850 .Hoje peso 50k E controlo s alimentação e caminhada.Mas não sabia da classificação 1 e2 e não me informaram agora to curiosa.Pode me ajudar?Abraços.Aprendi muito com vc ou quase tudo.

  13. Tenho 41 anos. Descobri a diabetes aos 19. A minha primeira medica me disse eu ter tipo 2 precoce, pois aos 10 anos pesava 60kg. E tinha e tenho muita dificuldade para perder peso. Já meu medico atual, diz eu ter diabetes tipo 1, devido a idade que descobrir a doenca. gostaria de esclarecer isso.

    Ah, no inicio não aceitava a doença e essa ficava descontrolada. Hoje, passado o susto com uma cirurgia no olho, devido a quase um deslocamento de retina, tenho minha glucemia controlada; As vezes normal, as vezes alta de 180.

  14. Estou obtendo ótimas informações com a Dra Monica ☺️ vou ficar sempre lendo esse blogs para me inteirar no assunto pq sou diabético tipo dois e tomo insulina Victoza a um ano e dois meses, pesava 92kg e agora estou com 76kg só que não estou conseguindo baixar o peso será que é pra aumentar a dose? Estou tomando 1,2 dessa insulina diariamente ??

  15. Olá Monica Parabéns pelos videos atraves de seus videos sempre gostei de assistir não só por ser portadora mas voce é minha fonte de ispirção para mnhas palestras.
    Sou Diabetica tipo 1 des da idade de 1 ano e 5 meses ou seja sou portadora há 27 anos mas não tenho uma sequela do diabetes. Minha pergunta é meu medico acha que tenho Diabete Dawnod usso uma dozagem baixa de insulina minha insulina é a Lantus usso 14 unid só pela manha voce tem algo para me demostrar onde posso ler sobre est tipo não consegui encontra nada vou fazer agora um Exame de Genetica fora do Brasil ele me indicou passei por uma avaliação de uma Genetista ela recom endou também. Grata pela atenção e resposta.

  16. Ana Paula de Jesus dos Santos

    Você é ótima Monica, obrigada por se preocupar conosco diabéticos.Assisto todos os seus videos, continue mandando,Jesus te abençõe continue a te dar sabedoria, e você vai nos ajudando.

  17. Eu tomo a medicação Glifage XR 500 o médico diz q minha insulina produz pouco é insuficiente… Qual seria o tipo da minha diabetes?

  18. MARCIA DO PRADO GOULARTE

    já não sei mais se sou tipo 1 ou 2! como exageradamente, engordei muito, sinto muito formigamento nos lábios e muita fraqueza sempre procuro medir a glicemia que sempre esta entorno de 112 a 128

  19. Monica vc tem sido meu anjo da guarda, muitas dúvidas estão sendo sanadas por vc …não nos deixe jamais. obrigada.

  20. magna de paula santos

    Oi tudo bem gostei muito da explicacao sobre os tipos de diabetes,tenho uma pergunta os antiflamatorios como cataflan,ibufreno e verdade que prejudica os diabetes e que nao podemos tomar,agurado sua resposta,beijos.

  21. Bom dia acabei de entrar no programa e ainda não comecei o tratamento minha diabétes é sempre entre 150 e 180 não tomo insulina somente comprimidos qual seria meu tipo quero uma dieta.

  22. Estou tomando um comprimido no café da manhã e dois no almoço de Glifage de 500 MG ,esta correto?
    Pra diabete tipo 2

  23. muito bom Mônica!

  24. A diabetes que tenho é do tipo 2 e tenho muito medo de acontecer algo com migo, como amputação! Deus me livre, porque sinto muita adormeça e dores nos pés 24hs.

  25. Eduardo Martins De Faria

    ola eu nao sei o tipo de diabete eu tenho esse ano so medi a glicemia duas vezses nao sei que ta certo essa semana fui no medico e tava meio alta ai ele passou mas um medicamento ja tomava grifage xr500 e acrescentou quicomil 5mg devo comprar um medidor???

  26. Ótimo video, muito esclarecedor .

  27. Maria Goreth Araújo

    este vídeo é ótimo esclareceu algumas dúvidas que eu tinha,o

  28. PREZADA DRª MONICA, ATÉ HOJE EU NÃO SEI DEFINIR QUAL TIPO DE DIABETES QUE MINHA ESPOSSA TEM , EU JÁ FUI EM DIVERSOS ENDOCRINOLOGISTA UM ME DIZ TIPO 1, E OUTRO TIPO 2, O TRATAMENTO DA MINHA ESPOSA HOJE ELA TOMA DOIS TIPOS DE INSULINA, SENDO PELA MANHÃ ELA TOMA 30 UNID D A TRESIBA, 10HS DA MANHÃ ELA TOMA INSTANGLIDE DE 30MG, ANTES DO ALMOÇO ELA VOLTA A TOMAR OUTRA INSULINA A HUMALOG, E ANTES DO JANTAR ELA VOLTA TOMAR A HUMALOG, MESMO COM ESSE TRATAMENTO NÓS NÃO ESTAMOS CONTROLANDO A GLICEMIA. EU GOSTARIA QUE A SENHORA ME AJUDASSE, POIS ELA TEM UMA ALIMENTAÇÃO CONTROLADA, O QUE EU POSSO FAZER.

    • Jomar,

      Existem outros tipos de diabetes como LADA ou MODY, que são mais raras, mas acontecem. Para determinar devem ser feitos exames para verificar a presença de anticorpos específicos, etc.

      Caso queira, podemos agendar uma avaliação do controle glicêmico de sua esposa, através do skype. Entre em contato comigo pelo e-mail monica@diabetesevoce.com.br para agendarmos.

  29. Maria Deuzélia de Carvalho

    Está de parabéns ajuda muito as pessoas.

  30. Mauricio Teles freire

    Excelente, claro e objetivo.

  31. Luis Gustavo Soares

    Gostei das explicações muito bom. Obrigado. diabete tipo 2 controlada.

  32. Dra. Monica, quero apenas te parabenizar por mais esse comentário esclarecedor. Grande abraço.

  33. Oi Monica.
    Adorei
    Sempre bom saber mais sobre diabetes e como se cuidar.
    Grato

  34. Gostei e achei bem compreensível o vídeo.
    Minha questão é: E quando você apresenta indícios tanto de um tipo quanto do outro? Como saber em que grupo você se encaixa?

    • Anita,

      Os sintomas do diabetes são os mesmos, independente do tipo. No tipo 1 os sintomas são mais claros e no tipo 2 muitas vezes passam despercebidos, pois são menos pronunciados. Temos que levar em consideração a idade do paciente, quando foi o diagnóstico, etc.

  35. Marco Hilario da Silva Tavares

    Oi! Mônica,

    Gostei muito das informações desse vídeo, inclusive, surgiu uma dúvida. Sendo DM2 com controle glicêmico, posso vir a usar a INSULINA?

    • Marco,

      30% dos diabéticos do tipo 2 fazem uso de insulina. Diabetes é uma patologia progressiva e o tratamento deve acompanhar o progresso dela. Neste caso, alguns diabéticos do tipo 2 algum dia terão que fazer uso de insulina diariamente.

  36. Muito bom o vídeo, tenho diabetes tipo 1 e descobri recentemente.

  37. Maria das Graças Almeida

    Obrigada Monica gostei muito do video, me esclarece mais ainda sobre diabetes.

  38. Monica,nao e um comentario,e uma duvida,parei com açucar e adoçante,pois a medica disse que aos 61 anos estava pre-diabetico.A glicemia no ultimo exame deu 138.Estou no caminho certo.

  39. Obrigada. Gostei do vídeo, esclarecedor. Diabetes 2, controlada.

  40. vicentina maria capistrano

    eu estou gostando dos seus vidios muito legal então eu não tinha diabete mas eu estava obesa e me ensinaram a tomar suco de abacaxi comecei emagrecer muito mas tambem apareceu a diabete chega as vezes 400 ai eu fui numa medica e ela falou que quem te diabete não pode tomar suco de abacaxi limão e laranja então sera que foi isto que atacou a diabete em mim

  41. Raimundo Vitalino rodrigues

    Obrigado por vc existir eu tomo comprimidos pra diabete mais não estou conseguindo controlar

  42. Aracy Miranda Costa

    Excelente. Muito esclarecedor!!!

  43. Mauro Macedo Filho

    Oi Mônica, sou diabético tipo 2 e não tomo insulina. Atualmente estou tomando Gliclazida, 90 mg diáriamente, pela manhã. Venho mantendo meus índices glicêmicos entre 90 e 130 pela manhã em jejum e 170 a 190 duas horas após o almoço. A maior alteração que me aconteceu foi na visão, pois sinto que está piorando muito rapidamente. Gostaria de receber sua opinião sobre meu estado. Informo-lhe ainda que fiz exame de sangue recentemente (90 dias) e todos os meus índices estão excelentes.
    Infelizmente não tenho acompanhamento de médico especialista porque na rede pública da minha cidade é muito difícil conseguir, e não tenho condições financeiras para visitar um particular.
    Parabéns pelo seu trabalho, que tem me ajudado muito.
    Deus a abençoe, em nome de Jesus.

  44. Adorei o video. Tenho diabetes tipo 2. Tomo 2 compridos de glifage xr 500mg.

  45. José Carlos de Almeida

    Oi Monica eu tenho diabetes mais não sei o tipo, é controlada rara mente chegou aos 130, mas secura anoite e foço xixi varis veze a noite não sei se isso é da medicação que tomo Grifage RX 500 isso é normal?

  46. seus vídeos são bastante educativos, descobri que sou diabético a alguns meses e venho tentando controlar por meio de exercícios diários e numa mudança na alimentação, além de doses diárias de insulina nph.

  47. Pedro Paulo Schramm

    Muito ótimo, eu achava que só o diabete tipo 2, que tomava insulina. Assim tirei minhas duvidas!

  48. Parabéns pelo seu trabalho de educar os diabéticos. Só gostaria de compartilhar, com os meus amigos diabéticos, algo que tenho aprendido em vinte e dois anos controlando o diabetes: o que comemos determina o nosso estado de saúde (Hipócrates, pai da medicina). Experimente evitar açúcar (nem precisava dizer), trigo e leite (e seus derivados), substituindo-os por produtos naturais. Façam um teste durante alguns dias. Os resultados vocês mostrarão aqui. Bons tempos!

  49. Vilma Lucia Pereira de Morais Lima

    Orientações espetaculares, o meu é tipo 2 ainda controlo com medicamentos.
    Excelente informações sobre o controle do diabete.

  50. Muito interessante..Obgda..FAZ-ME CADA VEZ MAIS CONHECEDORA DA MINHA DOENÇA

  51. Elisabete Anes Seloti

    Meço a glicemia e está quase 500, passam se algumas horas e está 70 onde já figo muito trêmula, zonza e agora tenho tido fortes dores de cabeça, corro e como um pedaço de chocolate.

  52. Eu adorei . Eu co disse meu médico deu intolerância a glicose me passou remedio AIS disse pré diabética estou confusa . Fui em outro. Disse não tenho diabetes . o que faço que tipo de exames mais precisos posso fazer me ajude obrigada ?!

  53. tenho diabetes que apareceu depois de adulta, me sinto um pouco cansada, e está levemente, prejudicando uma de minhas vista. como de tudo preciso de sua orientação. bjus

  54. Ainda não descobri o tipo de diabetes que se instalou em meu organismo, mas adoro suas dicas. Procuro sempre acompanhá-las embora seja muito dificil.

  55. Euzébia da Silva Rodrigues

    Tenho diabetes tipo 2, faço uso do glifage xr 500 mg duas vezes ao dia de vez em quando eu tenho hipoglicemia a glicose chegou a 50 mdl e também tenho dormençia no pé direito e já esta começando também no pé esquerdo e sinto muita dor nas pernas.

  56. Muito esclarecedor esse vídeo!!!

  57. Ana Maria Imbriaco morrison

    Eu tomo só Glifage XR 5oo mg, tomo 2 de manhã e 2 de noite. tenho 66 anos minha medição foi 144. , Minha mãe faleceu com diabete mais ela sempre tinha 260, 340 ela usava insulina, a turba e as vezes a cristalina. Gosto muito de comer coisas doces, não me cuido muito. não faço exercícios. Um abraço.

  58. ok ,bom vídeo; ao que parece meu diabetes é tipo 2 . Tenho dieta regular; gostaria de saber sobre alimentos permissíveis. exp : beterraba, cenoura, mandioca, feijão; frutas: uva, laranja, abacaxi, mamão; mel de abelha; bebidas: cerveja, vinho. refrigerantes diet quais os mais confiáveis?
    Medicamentos que tomo 02 comp. gliblenclamida, 01 comp. glifage xr 500
    Obrigado .

  59. Tudo muito claro em poucas palavras, gostei muito!!!

  60. Ótimo comentário..Mandei um email hoje para você…Recebeu ??? acrescento que tb tenho dormencia nos pés e muita fraqueza nas pernas….
    Agradeço sua resposta….Obrigado…..

  61. Jose da Silva Caetano

    Sou Diabético a 30 Anos Tipo 2 tomo Insuoina e Comp.

  62. Gostei de seu comentário, porém gostaria que vc. me explicasse algumas dúvidas:
    1.Tomo doses diárias de insulina( 50 de manhã e 40 u. à noite..mas não todos os dias, pois me “rebelo” em me espetar 2 vezes ao dia e mais uma, ao furar o dedo para medição);
    2.Minhas “médias” de glicose estão sempre altas (280;300, 220; e quando aplico a insulina da noite às vezes chega a 180..muito raro !)
    Tomo também Glifage – 850 mgs diáriamente…
    4.Confesso que não sou “rígido” na alimentação (sou “louco” por doces), mas também não abuso…..Evito alimentos pesados, gordurosos, etc etc….Não tenho condições de consultar minha endo com frequencia…Todas as raras vezes em que ocorre hipoglicemia, sinto sêde, fome, suor gelado, tremor nas mãos e sintomas de desmaio….Procuro ajuda médica municipal (Upa),usam soro, exames, me recupero, e volto à minha vida “normal”….
    A insulina que uso é a Humulin NPH 100….Certa vez, um médico me passou insulina Humulin “R- regular para toda vez que tivesse “hiper” eu usasse, mas constatei por 3 vezes, que ao invés de “baixar” a glicose, ela aumentava (!!! ???). não consegui entender..O fato me deixou confuso….
    5.Mônica, reconheço que você não é médica, mas seus artigos me passam muita confiança e credibilidade….Procurei ilustrar um quadro pormenorizado das minhas reações…..Pode me ajudar ? quais caminhos devo percorrer para, pelo menos, administrar minha diabetes ???
    Desculpe minha “extensa narrativa”….
    Conto contigo..desde já, agradeço…qual ajuda será válida…..

    Mario Jorge .-

    • Mario,

      Existem 2 palavras para um controle glicêmico ideal: Educação e Disciplina

      Se você busca informação para seu tratamento, mas não tem disciplina como: tomar a medicação como foi prescrita pelo seu médico, uma alimentação balanceada e atividade física regular, nada do que fizer vai ser suficiente.

      Você deve cuidar de você para ter uma vida saudável e com qualidade, mesmo tendo diabetes. Mude sua mente, mude de atitude.

  63. walter aparecido dos santos

    descobri que minha diabetesédo tipo 2, gostei muito de sua orientaçao

  64. O vídeo é muito bom. Você se expressa muito bem e passa o seu recado. Sou diabética do tipo 2 e, se por um lado, fiquei feliz em saber que quem é do tipo 2 não passa para o tipo 1, por outro, fiquei chateada em saber que tambem pode ter de usar insulina… Parabéns, continue com o seu importante trabalho!

    Rachel Kopit

  65. VIDEO MUITO BOM. SÓ NÃO CONSEGUI ESTABELECER O MEU TIPO DE DIABETES. FAÇO MUSCULAÇÃO, NÃO SOU SEDENTARIO, TENHO 63ANOS DE IDADE, FAÇO DIETA EVITANDO,AÇUCAR , FRITURAS, MASSAS E REFRIGERANTES. A MINHA DIABETES É CONTROLADA, USO METAFORMINA, E GLIBENCAMIDA. EU TE PERGUNTO QUAL O TIPO DA MINHA DIABETES.

  66. Estou gostando muito de seus videos e postagens…me descobri diabética tipo 1 a pouco tempo e venho buscando essa disciplina que você mencionou no video e confesso que é muito dificil…

  67. Sou diabética já fiz todo tipo de regimes mas o açúcar não baixa agora tô tomando insulina de manhã e a noite no começo foi muito ruim mas agora tô me acostumando
    É normal um diabético sentir dormência no corpo todo e canseira nas pernas?

  68. Muito bom esses vídeos me esclareceu dúvidas obrigado

  69. edilene severina da silva

    Obg esse vidío,me ajudou bastante,eu não sabia qual o número da minha diabét

  70. Diabetes e função erétil como.lidar

  71. Cĺaro simples e eficiente. Parabéns!

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"