fbpx
segunda-feira , 5 de fevereiro de 2024

Que Tal Um Suco Nutritivo E Refrescante?

foto_monique

Esta é a minha primeira participação neste espaço tão respeitado e confiável quando se fala em Diabetes, a Mônica Lenzi está de parabéns!

Vou me apresentar rapidamente e ao final vamos falar sobre como você pode aproveitar melhor o calor e a praia neste verão usando os sucos com menor quantidade de carboidrato!

Sou Monique Neis, Nutricionista e Pós-Graduada em Nutrigenômica e Alimentos Funcionais. Além de atuar como Nutricionista, sou Professora, Educadora em Diabetes pela ADJ e Colunista no site da SBD. Trabalho com diabetes há 4 anos e me apaixonei pelo mundo do diabetes após iniciar os atendimentos no Núcleo de Atenção em Diabetes em Blumenau e na Endoclin. Atendo pelo menos 30 pessoas com diabetes por semana, entre crianças, gestantes, adultos e idosos e participo de várias ações, seminários e grupos de apoio.

Ao longo dos anos percebi o quanto nossos pacientes com diabetes estão desamparados. Na internet existem várias informações erradas, as pessoas continuam a espalhar certos mitos sobre alimentação no diabetes que não fazem sentido. Os profissionais não tem tempo de passar todas as informações necessárias e faltam profissionais de saúde capacitados para responder as dúvidas que surgem ao longo da vida de uma pessoa com diabetes. De agora em diante estaremos mais próximos e vou me esforçar para trazer orientações práticas do dia-a-dia, além de responder todas as suas dúvidas aqui no blog junto com a Mônica.

Mas agora vamos ao que interessa… O verão está chegando, nossos dias estão cada vez mais quentes e muita gente adora aproveitar este calor na praia, no parque ou na piscina, não é mesmo?! E algo que combina muito bem com estes momentos é um delicioso suco nutritivo e refrescante.

Recebo vários pacientes com diabetes com dúvidas sobre os sucos. Afinal, alguns podem conter uma grande quantidade de carboidrato… e é verdade mesmo!

O ideal é escolher um suco com até 10g de carboidrato por copo.. assim você consegue controlar melhor o Diabetes. Se você optar por um suco com maior quantidade de carboidrato uma dica é diluir!

No Diabetes não temos alimentos permitidos ou proibidos… temos a possibilidade de fazer escolhas!

Elaborei esta tabela com a quantidade de carboidrato por copo de diferentes bebidas e sucos. Compare e faça um escolha consciente!

Bebida (240 ml) Calorias (kcal) Carboidratos (g)
Caldo de cana

197

49g

Agua de coco

43

10g

Suco de uva integral

160

37g

Suco de uva diluído 50%

80

18g

Suco de laranja

140

31g

Suco de laranja diluído 50%

70

15g

Suco de maracujá

24

5g

Suco de caju

11

3g

Suco de morango

43

9g

Chá gelado com limão feito em casa

3

1g

Chá Nestea

83

20

Chá Nestea light

0

0

suco-verao

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Quem tem diabetes pode engravidar?

Se você veio até esse post deve estar em busca da resposta para a pergunta: …

77 Comentários

  1. No Diabetes não temos alimentos permitidos ou proibidos… temos a possibilidade de fazer escolhas! EXCELENTE FRASE!!!! Obrigada pelas dicas.

  2. Tenho 46 anos e descobri a pouco tempo que tenho diabetes tipo II. Passei a ler muito a respeito mas ainda tenho muitas dúvidas sobre quais frutas posso consumir!!

  3. Monique Neis, eu te agradeço pela tabela de calorias e carboidratos,pois faço muito uso de sucos com esse calor , obrigado e DEUS continue te iluminando com a Monica Lenzi nossos caminhos obrigado

  4. Tenho diabetes tipo 1 i não sei como fazer a contagem de carboidrato. Como eu faço?

  5. Boa tarde Monique Neis,

    Um soco de fruta gelado nesse verão é tudo de bom…Concorda ? Me corrija por favor se estiver errado. Entretanto, determinadas frutas, esquecendo um pouco a frutose e atentando ao grau de acidez da fruta, podemos equilibrar a alcalinidade tão necessária para o pâncreas. Caso contrário, ao consumirmos sucos de frutas acidas, vamos intensificar o trabalho do pâncreas em fazer a alcalinização. Quando se oferece ao pâncreas alcalinidade alimentar, automaticamente se inibe a ação contrária que durante o tempo, assim como a ação dos carboidratos em açúcares, vão levar a pessoa ao Pré-Diabetes e posteriormente ao Diabetes. Assim como outras pré-disposições..

    • Marco o suco pancreático tem a função de neutralizar a acidez que vem do estômago.. nenhuma fruta consegue ser mais ácida que o próprio ácido clorídrico que faz a digestão das proteínas. Não há relação entre a acidez das frutas e o Diabetes. A Sociedade Brasileira de Diabetes recomenda o uso de frutas ácidas principalmente pela presença de ácido ascorbico (vitamina C) fundamental para garantir a integridade do sistema imune.

  6. Por favor eu gostaria muito que você me enviasse um número maior de opções de frutas com suas respectivas calorias. Desde já agradeço pela atenção e pelo carinho. Obrigado. Bjs

  7. Agradeço imensamente essa iniciativa. Sou apaixonado por sucos e não conhecia esta tabela, apesar de sempre estar praticando a compensação! Poxa, que bom receber essas informações sobre um assunto tão delicado. Muito obrigado mesmo! E não fiquem só por aqui; espero mais ajuda e informações! Paz e saúde a todos!

  8. Tenho 68 anos e fui diagnosticada á mais ou menos 1 ano. Junto com o pânico, veio o vácuo da informação pela metade. O QUE E O QUANTO COMER?? O médico dá a notícia e te deixa no escuro; o que sei é que aos diabéticos é vetada a ingestão de carboidratos.
    Gostaria de mais informações,se for possível e, desde já agradeço!!

  9. Ola boa noite! Gostei muito das suas explicações e tabelas sobre sucos… me ajudou muito..mas gostaria de uma explicação sobre a minha diabetes: minha glicose sobe para 110 a 140 e passo muito mal.. quase não enxergo , mas ela não passa disso .. estou tomando glifage, mas não todos os dias devido ela não ser tão alta não posso tomar todos os dias senão caio na hipoglicemia…os medicos não conseguem me explicar o porque passo mal quando ela sobe..tenho enjoos, náuseas e quase não enxergo…tenho um amigo que tem diabetes altíssima chega a 400 e não sente nada… pode me esclarecer essa dúvida???

  10. Minha filha tem 15 anos e começou a diabetes em abril/2013, glicada da entre 10,5 e 9,8, não sei o que fazer e quando tem festa mesmo durante o dia não sei o que fazer.

  11. Adorei sua iniciativa. Vou acessar o site para assistir aos vídeos que, certamente, vão me ajudar muito. Vou indicar seu trabalho para minha cunhada que sofre de diabetes sem conseguir melhoras. Obrigada! precisamos de pessoas como vc!

  12. sonia cantos gimenez

    sou diabetica desde 1999 descobri que tenho neuropatia diabetica estou muito preocupada me de dicas de como me alimentar e de como posso controlar a neuropatia o que posso e o nao posso comer quais as quantidades nao tenho condiçoes financeiras para uma alimentaçao diet pois sao caros me oriente por favor

  13. maria jose teixeira de brito

    Há pouco tempo descobri que sou diabetica , mantenho uma dieta rígida , que junto com as caminhadas levou 20 kilos , como já era magra, fiquei um horror, por isso abandonei a academia e caminhada e mantenho a dieta, minha glicose posprandial é sempre menor qua a em jejum, algumas vx inferior aos 99, tenho 68 anos Eespero contra com sua ajuda, obrigada

    • Maria quando li seu caso lembrei de alguns pacientes meus que chegam no consultório bastante emagrecidos devido a dieta e exercícios. Emagrecer é necessário mas as vezes a dieta é tão restrita que se torna penoso demais, para ganhar peso seria necessário rever tua dieta e as tuas medicações e adequar ambos.. Ficar sem comer para controlar o diabetes também não é saudável.

  14. Elisângela Freitas

    Monique parabéns pela iniciativa, é tão gratificante sentir que tem pessoas que se preocupam com outras. Meu filho tem 3 anos e foi diagnosticado com diabetes com 1 ano e meio, as vezes tenho tantas duvidas, dá uma tristeza em não conseguir manter os níveis em padrões ideais, espero aprender muito com vcs… obrigada!!!

  15. Valdeci francisco da silva

    Eu adorei e vou seguir pois estou diabetico e não sei lidar com ela,apesar de esta bem controlada entre 54 e 111 mas abaixa demais.muito obrigado pela iniciativa que JESUS abençoe as duas.

  16. OI MONIQUE ,ADOREI SABER SOBRE SUCOS E SUAS CALORIAS E CARBOIDRATOS,GOSTARIA DE SABER TAMBÉM INFORMAÇÕES SOBRE VITAMINAS .

    OBRIGADA 😉

  17. Sílvia Lúcia Zumaeta Costa dos Santos

    Que maravilha,Drª. Monique! Entendi mais sobre os sucos,a senhora irá postar sobre: Café da manhã,lanche,almoço,janta e ceia?Ficarei muito agradecida!Tenho controle da glicemia.E também pratico atividade física além de trabalhar em minha própria casa.Faço uso do medicamento Meritor (4mg de glimepirida e 1000mg de cloridrato de metformina) após o jantar uma dose diária.Fico feliz por tornar a minha vida melhor e com muitos esclarecimentos.Abraços.

    • Sílvia temos muitas novidades para todos os amigos do blog! Em breve você vai receber um convite para fazer um curso aprofundado sobre alimentação no Diabetes!
      Outras postagens virão, fique sempre por perto.
      Abraço da nutri!

  18. Por favor me mande por email novidades sobre diabetes.

  19. sua matéria foi muito bem esclarecida! pois gosto muito de sucos naturais e agua de coco,
    eu sempre diluo os sucos naturais as vezes, e tomo tambem os integrais! obrigada pela materia

  20. Olá tenho uma filha de 11 anos e faz 1 ano que foi diagnosticada com diabetes…Muitas vezes fico perdida em relação a alimentação e sinto que estou tendo um apoio bem legal de vocês…Obrigada.
    Ela adorava caldo de cana e já não o toma a muito tempo.Será que posso dar pra ela de vez em quando se conseguir controlar a taxa glicêmica ? Abraços….

    • Rúbia, vc falou a palavra certa.. controlar a glicemia é a chave do negócio..o caldo de cana é realmente rico em carboidratos, a dica diluir um pouco com água gelada e oferecer um copo pequeno com bastante gelo.. não sei de onde vc é mas eu gosto de pedir sempre com um pouco de suco de limão dentro.. quebra o sabor doce.

  21. Excelente matéria gostei, queria saber mais, suco de uva pasteurizado sem conservantes e sem adição de açúcar é muito calórico, para que é diabetico

  22. Gostaria de saber mais um pouco sobre beber cerveja 1 garrafa 600ml no fim de semana por dia 6
    , sabado e domingo.
    quais as consequencias.
    obrigado.

  23. Bom dia Monique, gostei dessa variedade de sucos, gostaria que tivéssemos mas opções em comidas também

  24. Muito obrigada pela dica dos sucos valeu.

  25. Bom dia Drª Monique, fiquei muito feliz em saber que podemos agora contar com ajuda de um profissional em nutrição… Meu filho hoje tem 16 anos e foi diagnosticado diabetes aos 8, ele ja fez uso de alguns tipos de insulina e hoje e Usuário de bomba de infusão continua de insulina, meu grande problema com ele e a alimentação, ele faz contagem de CHO mais nunca sera 100% certo, mais ate ai tudo bem, o problema e que vira e mexe pego ele comendo escondido…mais hoje minha grande duvida, ele não fica sem suco mais é o de pct, uso em casa o clight, e quando não encontro uso trink light, sei que tem muitos conservantes, mais ate que poto é bom ou ruim?
    desde ja agradeço a atenção
    Regina

    • Olá Regina, os adolescentes tem dificuldade em entender os cuidados com a saúde pois eles vivem um dia de cada vez, eles não se preocupam com o futuro (coisa da idade e faz parte). Eu sugiro que vc experimente os sucos tipo “maguary” em vez dos artificiais.. estes sucos diluídos e adoçados com adoçante são ricos em vitaminas, tem quantidade baixa de carboidrato e não tem corantes.

  26. Rita de Cassia Alves Tavares

    Olá Monique, gostei muito desse primeiro post.Ficou bem explicado a tabela dos sucos,em relação as quantidades de carboidratos.Parabéns e espero que você continue junto com a Mônica, esclarecer e nos orientar com nosso diabetes,espero em breve receber mais dicas sobre alimentação! um abraço.

    • Obrigada Rita! Estamos há mais de três meses elaborando muitas novidades para vcs na área da alimentação.. fique ligada na Doce Vida e em breve vc vai receber um convite especial para mergulhar comigo no tema alimentação e Diabetes. Enquanto isso, outros posts virão!

  27. Gostei muiiiiiiito da tabela…aprendi q o de caju é uma ótima escolha…obrigada…coloque mais tabelas assim….pratica e fácil de entender e é de grannnnnde ajuda…

  28. Conteúdo de muito valor e aprendizado ,fiquei muito feliz por este post.

  29. Esta tabela apresenta a quantidade de carboidrato de alguns sucos, mas tem outros sabores (que eu adoro) que muitas vezes tem em restaurante, gosto de pedir e não tenho a menor idéia da quantidade de carboidratos. Qual a quantidade de carboidratos nestes sucos?
    1 – Melão;
    2 – Acerola;
    3 – Pêssego;
    4 – Abacaxi;
    5 – Melancia;
    6 – Mamão;
    7 – Tomate;
    8 – Entre outros.
    Os Manuais de Carboidratos que encontrei na internet também tem pouca informação referente aos sucos.
    Esta tabela já ajuda um pouco, mas se puder incluir suco de outras frutas também irá ajudar bastante.
    Geralmente eu arrisco acrescentar mais 7Cho na quantidade que apresenta a própria fruta, as vezes a glicemia fica equilibrada, outras vezes não e fica alta.
    Uso bomba de insulina é preciso marcar a quantidade de carboidratos para tudo o que estou ingerindo.

    • Rosana realmente as tabelas de CHO não possuem a descrição de todos os sucos. Para calcular quanto de carboidrato que tem em um suco precisamos saber quanto de fruta tem nele. Sucos feitos no processador geralmente tem mais carboidrato do que o suco feito no liquidificador. Vou começar a fazer um levantamento e te aviso assim que eu tiver estas respostas.

  30. oi Monique gostei muinto da infomaçoes valeu eu tenho uma duvida sou diabetico gosto muinto de banana posso comer mais de um por dia

  31. Parabens pela iniciativa, aprovo totalmente a iniciativa, Obrigado

  32. Penso que alguns sucos necessitam de muitas frutas para ficarem agradáveis ao paladar, portanto o excesso de frutose é prejudicial à saúde, essa tabela trouxe uma riqueza de informações e de sucos/bebidas menos prejuduciais. Obrigada!

  33. ANTONIO JOSÉ NERES SILVA

    Gostei muito desta matéria… parabéns me ajudou muito. Mas gostaria de saber sobre o suco verde, quais são as folhas verde pra fazer o suco, e se pode congelar em cubus de gelo pra prepara aos poucos… abraços…

  34. Jairo Borges da Silva

    Eu gosto muito de comer biscoitos quais os tipos que eu posso comer e se não posso comer algum no café da manhã?

    • Jairo, biscoitos são fontes de carboidratos assim como o pão.. e no diabetes não existe algo proibido, existem as melhores escolhas para se fazer. Uma fatia de pão tem 12g de carboidrato e equivalem a 3 biscoitos salgados ou 3 biscoitos doces diet. Então existe a possibilidade de substituição com certeza.

  35. gostei muito das informaçoes sobre sucos.mas gostaria de ter um cardapio que me ajudasse a a diminuir a proteinuria.

    • Luzia a proteinúria está ligada ao funcionamento dos rins e para a redução destes níveis é importante reduzir o consumo de proteínas e derivados e principalmente buscar um acompanhamento médico com endocrinologista, nefrologista e nutricionista. Procure um nutricionista especializado em doença renal que possa te orientar de uma forma completa!

  36. Jailton Lopes Machado

    Ótima contribuição para quem sofre de diabetes. Informações sérias e que podem ser seguidas com segurança.

  37. Regiane Michel F. Ayroso

    Oi Monique como faço para entrar em contato com você, pois sou diabética????

  38. Não entendi a tabela de calorias e carboidrato dos sucos.
    O diabético pode ou nao consumir , p ex. Agua de coco.?

    • Olá Joacyr, agradeço a sua participação. Infelizmente muitas pessoas acham que existem alimentos proibidos no Diabetes. Na verdade temos escolhas que devem ser feitas de maneira consciente. Mas como você vai escolher se não conhecer estes alimentos e o impacto deles na sua glicemia? E é por isso que a partir de hoje eu estarei mais perto de vocês trazendo esclarecimentos sobre alimentação no Diabetes. Sobre os sucos minha sugestão é que você sempre escolha os com menor quantidade de carboidrato como a limonada, suco de maracujá, caju e morango. Para melhorar o sabor é possível usar os adoçantes. Outras opções com baixa quantidade de carboidrato são a água de coco e os chás gelados. Att, Monique

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"