fbpx
terça-feira , 6 de fevereiro de 2024

Quebrando Mitos: Ovos

Os ovos são excelentes fontes de proteína e alto valor biológico, além de conter boas fontes de Vitamina B12, A, E, e os minerais fósforo e zinco.
A gema de ovo contém luteína e zeaxantina, que auxiliam na proteção dos olhos contra a radiação ultravioleta. A colina, encontrada nos ovos, é um nutriente essencial para o cérebro.


Sim, o ovo contém um alto valor de colesterol, mas aí quebramos mais um mito. As pessoas confundem o colesterol presentes no nosso sangue com o colesterol que vem dos alimentos, que chamamos de dietéticos.
Durante muito tempo, acreditou-se que esse tipo de colesterol, o dietético, era o maior responsável pela formação de placas, ateromas, nas artérias, e, por isso, muitos médicos e nutricionistas proibiam o consumo do alimento, porque, a gema do ovo era rica em colesterol.

 Pessoas com problemas de colesterol não podem comer ovo?

Mito.Atualmente, esse mito foi quebrado. Embora o ovo tenha uma quantidade relativamente alta de colesterol, em média 200mg, por unidade, tem pouquíssimas gorduras saturadas e inúmeros nutrientes, como proteínas, ácido fólico e outras vitaminas do complexo B.

Importância do ácido Fólico:

É uma que combate a anemia, reduz o risco do mal de Alzheimer, previne doenças cardíacas, derrames e ainda ajuda controlar a hipertensão.

Esclarecendo: O colesterol dietético embora tenha influência no colesterol sanguíneo, não é a pior gordura para as formações das placas, e sim, eram as gorduras saturas e hidrogenadas.

 Pacientes com Diabetes não podem comer ovo?

Mito. Pacientes diabéticos e com problemas cardiovasculares tenham que ter moderação no consumo, pois metabolizam o colesterol dietético de outra forma, duas a três gemas / ovos por semana não causam danos à saúde e são melhores opções do que os queijos amarelos e gordurosos, massa folheada ou salgadinhos e sorvetes, ricos exatamente nas gorduras hidrogenadas e saturas.

Dicas de Consumo:
• Coma de 3 a 5 unidades de ovo por semana, nunca mais que 7 unidades;
• Prefira ovos cozidos aos fritos;
• Comprovou que o ovo de codorna tem 38% de gordura a mais que os outros. Já a diferença das proteínas e do colesterol é insignificante entre os vários tipos de ovo;
• O ovo tem uma proteína que aumenta a sensação de saciedade, ou seja, a gente demora mais a sentir fome, pode ajudar no processo de perda de peso.
• Mas se for comer ovo na hora do almoço não coloque carne no prato. A soma do colesterol do ovo e da carne é um excesso para uma mesma refeição;

 

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

O que é Diarreia Diabética

Será que o diabetes pode causar diarreia? A diarreia é um sinal comum para várias …

6 Comentários

  1. maria marlene da silva

    Achei muito importante seu esclarecimento em relação ao ovo obgda.

  2. patricia braga da silva

    oi tudo bem meu filho tem 4 anos tem diabete tipo um descobrir quendo ele tinha dois aninhos, me tire uma duvida ele pode comer ovo frito todos os dias? uma prima me indicou que podia achei estranho

    • Oi , tenho 12 anos , tenho Diabetes tipo ( 1 ) , descobri faz três semanas , minha nutricionista recomendou comer ovoc três vezes na semana .

  3. comer um ovo cozido por dia combate a diabete a minha está em 106 a 110 tá no limite

    • Rosana, Boa noite!

      O ovo não combate o Diabetes, mas sendo de fonte proteica não eleva a glicemia igual a um carboidrato.
      Cuidado com o consumo excessivo de ovo: A recomendação é de, no máximo, 5 unidades por semana, evite frituras.

      Parabéns pelo controle glicêmico!

      Obrigada

  4. MARINETE S.INOCENCIO

    estou aguardando ansiosa, pelas dicas, minha glicemia é mais ou menos fixa em 150 não uso insulina. A minha diabete é 1 ou 2, me esclareça por favor.

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"