sábado , 23 de março de 2019
Home / Cuidados e Tratamentos / Quem Tem Diabetes Pode Engravidar?

Quem Tem Diabetes Pode Engravidar?

Se você veio até esse post deve estar em busca da resposta para a pergunta: quem tem diabetes pode engravidar? A resposta é SIM, com uma gestão cuidadosa e supervisão de um médico, uma paciente pode ter uma gravidez saudável, mesmo tendo diabetes.

A “Organização Mundial de Saúde” (OMS) define a saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”. Ou seja uma pessoa que tem diabetes pode e deve ser saudável.

Quando falamos de diabetes e gravidez, encontramos 2 situações diferentes:

  • Mulheres que desenvolveram diabetes gestacional (aquela diagnosticada pela 1ª vez durante a gravidez).
  • Mulheres com diabetes tipo 1 ou tipo 2 diagnosticadas antes da gestação.

O que você vai aprender neste artigo é aplicado nos 2 casos.

Como o Diabetes Afeta os Bebês Durante a Gravidez?

Ter um filho é uma grande decisão na vida de qualquer pessoa, especialmente se você é mulher e tem diabetes. Ao planejar com antecedência, você pode realmente melhorar suas chances de ter uma gravidez saudável e um bebê saudável.

Controlar os níveis de glicose de forma rigorosa é essencial, pois a glicose em excesso no sangue da mãe ultrapassa a barreira placentária, chegando até o bebê. Com isso, o pâncreas do bebê aumenta a produção de insulina, podendo levar a muitas complicações.

Riscos para o bebê:

  • Parto prematuro
  • Aborto espontâneo
  • Macrossomia (bebê muito grande, acima de 4kg)
  • Baixa glicose no sangue ao nascer (hipoglicemia)
  • Icterícia prolongada (coloração amarelada na pele e nos olhos do bebê)
  • Síndrome de dificuldade respiratória (dificuldade em respirar)

Riscos para a mãe:

  • Agravamento de problemas oftalmológicos (Retinopatia diabética)
  • Agravamento de problemas renais (Nefropatia diabética)
  • Infecções urinária e vaginal
  • A pré-eclâmpsia (Hipertensão arterial normalmente com proteína na urina)
  • Parto difícil ou cesariana

Para minimizar os riscos de complicações, além de um bom planejamento, é necessário o apoio de uma equipe de saúde especializada, que deve ser compostas por profissionais como: endocrinologista, obstetra de alto-risco e nutricionista.

5 Dicas para uma Gravidez Saudável com Diabetes

Engravidar tendo diabetes não é uma tarefa das mais fáceis, requer muito trabalho e dedicação por parte da mãe.

A chave para o controle do diabetes durante a gravidez é alcançar níveis normais de glicose no sangue 6 meses antes da concepção e manter esses níveis ao longo dos 9 meses seguintes.

Conheça agora as orientações que as gestantes diabéticas devem seguir, para uma gestação saudável e sem surpresas:

  • Hemoglobina Glicada: Níveis de glicose elevados ao longo do tempo podem estar associados à mal formação do bebê e/ou aborto. Manter os níveis de glicose no sangue o mais próximo dos valores normais é fundamental para evitar complicações.
    Converse com seu médico e acerte com ele quais devem ser os valores de hemoglobina glicada (A1c) que você deve ter como meta a ser perseguida.
    Se os valores estiveram extremamente altos nos meses antes da concepção, é necessário uma conversa franca com o médico sobre qual o impacto que estes níveis podem ter tido no bebê em desenvolvimento.
  • Automonitoramento da Glicose no Sangue: Ter diabetes e estar grávida significa monitorar a glicemia mais vezes durante o dia. Acompanhar os níveis de glicose de perto é fundamental para conseguir manter estes níveis o mais próximos dos valores normais e assim manter uma hemoglobina glicada abaixo de 6,5% durante a gestação.
    Para entender melhor sobre hemoglobina glicada, clique aqui.
  • Mantenha um relatório com seus resultados de glicemia: Registre suas medições de glicose com data e hora que foram realizados, além disso, registre também o que foi ingerido nas refeições (café da manhã, almoço e jantar). A necessidade de insulina aumenta muito durante a gravidez, desta maneira anote também, em seu relatório, a quantidade de unidades aplicadas por vez. Seu médico pode usar estes dados para fazer ajustes em seu tratamento.
  • Converse com seu médico sobre os enjoos: Enjoos e vômito são normais durante a gravidez, mas quando estamos falando de mulheres com diagnóstico de diabetes prévio, estes enjoos podem ser perigosos. Ao se alimentar e aplicar a dose de insulina e logo após o alimento é colocado para fora, através do vômito, existe a chance de se ter uma séria crise de hipoglicemia.
    Converse com seu médico, pois ele poderá prescrever algum medicamento contra náuseas e enjoos. Para o caso de crises de hipoglicemia, tenha sempre à mão alimentos ricos em carboidrato de absorção rápida.
  • Mantenha ou inicie um plano de atividade física: Se exercitar é fundamental para a boa saúde da mãe e do bebê. Certifique com seu médico sobre quais atividades físicas é possível fazer. A atividade física ajuda a manter a glicemia, pois aumenta a captação de glicose pelos músculos, aumenta a sensibilidade das células à insulina.
  • E lembre-se: Uma gravidez saudável é sinônimo de um bebê saudável!

Para Uma Gravidez Ainda Mais Saudável

Acabamos de conhecer algumas dicas importantes para o desenvolvimento de uma gestação saudável mesmo para quem tem diabetes. Dicas estas que que podem ser o diferencial entre a saúde do bebê durante a gestação (e toda sua vida) e complicações que podem deixar sequelas tanto na mãe quanto no feto.

Conhecer bem as características do seu tratamento é ainda a melhor maneira para evitar complicações (como as provocadas pela diabetes gestacional) ao longo do tempo de diagnóstico. Para isso é necessário ter informações confiáveis. Por isso, convido-o a ler o meu Livro Digital “Desvendando os Segredos do Diabetes”.

Nesses mais de 10 anos que tenho de experiência no atendimento ao paciente diabético, percebi que o tratamento é rico em detalhes, que muitas vezes passa despercebido, comprometendo o controle dos níveis de glicose no sangue de quem tem diabetes. Reuni no meu Livro Digital “Desvendando os Segredos do Diabetes” todos estes detalhes, para proporcionar à você uma vida plena e saudável.

Clique no botão abaixo para conhecer melhor o seu tratamento:

QUERO CONHECER MEU TRATAMENTO

Veja Também

Dias de calor e diabetes

Diabetes e calor: dias quentes prejudicam o controle?

Verão: dias quentes! O verão é uma estação quente e úmida, podendo ser desconfortável para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *