fbpx
terça-feira , 6 de fevereiro de 2024
Receita de Bolo de Caneca diet

Receita Bolo de Caneca Diet

Se eu tivesse que resumir esta receita em apenas uma palavra ficaria seriamente em dúvida entre duas: rápida e prática. Porque na verdade ela é rápida e prática. Rápida porque você tem uma porção de bolo pronta em 10 minutinhos. Prática porque você não precisa mais sair de casa para comprar uma fatia de bolo quando der aquela vontade doida de comer um e também porque você vai ter pouquíssima louça para lavar.

Ficou curioso? Pois continue lendo e saiba mais sobre nosso bolo de caneca. Ele é perfeito para aquela tarde de preguiça em casa nas férias!

Bolo de iogurte com Limão

BOLO DE CANECA

Tempo de preparo: 10 minutos

Rendimento: 1 caneca de 300ml (ou 2 xícaras)

Ingredientes:

  • 1 ovo
  • 1 colher de sopa rasa de adoçante culinário (1,2g)
  • 1 colher de sopa rasa de amido de milho (11g)
  • 1 colher de sopa rasa de chocolate em pó (5g)
  • 1 colher de sopa rasa de farinha de trigo integral (16g)
  • 2 colheres de sopa de leite desnatado (22g)
  • 1 colher de sopa de óleo de canola (10g)
  • 1 colher de café de fermento em pó (3g)
  • 1 colher de chá de essência de baunilha (4g)

Modo de preparo:

  1. Separe a farinha e o fermento em um recipiente.
  2. No copo do liquidificador, coloque todos os demais ingredientes (ovo, adoçante, amido de milho, chocolate em pó, leite, óleo e essência de baunilha). Bata até misturar tudo muito bem.
  3. Incorpore a farinha e o fermento a esta mistura delicadamente.
  4. Despeje tudo em uma caneca untada com um pouquinho de óleo.
  5. Coloque no micro ondas por 90 segundos. Está pronto!

Dica 1 da Chef Diet: Usamos uma caneca grande, de 300ml. Se você quiser pode dividir em 2 porções em canecas pequenas, do tamanho de xícaras. Isto vai dividir também as calorias. 

Dica 2 da Chef Diet: se quiser que o bolo fique mais molhadinho, sugiro misturar uma colher de creme de leite com uma colher de achocolatado em pó e despejar sobre o bolo assim que ele sair do micro. Se você quiser pode ainda fazer furinhos com um palito no bolo e então despejar a cobertura sobre ele.

Contagem de carboidratos

A receita do bolo de caneca apresenta em 1 caneca de 300ml o total de 293kcal, 28g de carboidratos e 2,75g de fibras. Pela contagem de carboidratos com desconto das fibras alimentares, podemos considerar 2 equivalentes de carboidratos. Se você for dividir em duas xícaras, conforme a sugestão da nossa chef diet, as calorias, carboidratos e fibras também devem ser divididos, ou seja, você terá uma porção de aproximadamente 150g com 147kcal, 14g de carboidratos e 1,4g de fibras.

Nutrição funcional

A adição de farinhas integrais á preparações como bolos, panquecas e massas em geral ajuda a aumentar a quantidade de fibras da receita. Aumentar as fibras na receita significa aumentar as propriedades benéficas das fibras a aquele alimento, como diminuir o índice glicêmico da preparação, retardar o esvaziamento gástrico, auxiliar na diminuição do colesterol na corrente sanguínea, melhorar a constipação intestinal, entre outros.

A diferença entre a farinha de trigo branca e a farinha de trigo integral e apenas no processamento da mesma, onde a farinha de trigo branca passa por um processo de refinamento, que faz com que ela se torne branquinha e fininha. Porém com esse processo de refinamento, muitos nutrientes são perdidos juntamente com a casca e demais partes do trigo, como fibras, vitaminas e alguns minerais. Por isso, prefira as farinhas integrais, que contém maiores quantidades de fibras e nutrientes, como vitaminas do complexo B que auxiliam na disposição e memória. Isso acontece também como o arroz branco, parboilizado e integral, ou ainda com o açúcar branco, cristal ou mascavo.

Quando você observar no rótulo do produto a palavra “integral”, quer dizer que este produto está “integro”, sem processos de refinação ou retirada de partes ou nutrientes. Mas cuidado, nem sempre o produto integral é mais saudável! É o caso do iogurte integral em que não tem modificações, e preserva a quantidade de gorduras, para quem tem dietas com redução de gordura é um cuidado que deve ser tomado.

Tem dúvidas Sobre o que Comer tendo Diabetes?

A falta de informação sobre alimentação é um problema bastante sério e que incomoda muitos diabéticos. Por este motivo eu escrevi o Livro Digital “Alimentação Sem Restrição”, que vai te mostrar como você pode comer comidas que adora e ainda assim manter os níveis de glicose controlados.

Clique no Botão Abaixo para conhecer o Livro Digital “Alimentação sem Restrição”, onde você vai descobrir como se Alimentar de Forma Consciente sem Levar a Descontroles dos seus Níveis de Glicose.

E-BOOK ALIMENTAÇÃO SEM RESTRIÇÃO

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Bolo de Chocolate com Doce de Leite Diet

E aí, vamos de receita doce e deliciosa para melhorar a nossa semana? Abaixo, segue …

4 Comentários

  1. as receitas desse site são muito boas, sempre faço e
    sempre acerto a receita…obrigado

  2. Gostei muito do que li aqui no seu site.Estou estudando o assunto,Mas quero agradecer por que seu texto foi muito valido. Obrigada um beijinhu 😉

  3. Muito bem bolado esse site. Parabéns 😉

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"