fbpx
terça-feira , 6 de fevereiro de 2024

Receita Salada Funcional Mix de Verdes

Hoje, para quebrar um pouco o reinado quase absoluto dos doces em nossas receitas, trazemos para vocês algo diferente: uma saladinha deliciosa para compensar todos os doces que já publicamos aqui. Mas não é por ser uma salada que vai faltar cuidado no preparo dela.

Escolhemos com cuidado cada um dos ingredientes pensando em benefícios, cores e texturas. Além de escolhermos bem as verduras utilizadas, temos a sugestão de um molho maravilhoso que você poderá usar com esta e outras saladas de sua preferência. E o melhor de tudo: tudo funcional, elaborado e testado para ajudar você no seu dia a dia.

Tenho ainda uma dica para você: se você quiser uma refeição completa, além de fácil de fazer, adicione alguma proteína (bife, frango grelhado, atum, etc) à salada. Não vai precisar de mais nada! Gostou da ideia? Então vai gostar ainda mais da receita. Vamos a ela!

SALADA FUNCIONAL MIX DE VERDES

Rendimento: 1 prato
Tempo de preparo: 10 minutos

Ingredientes
– Alface crespa – 5 folhas
– Alface roxa – 2 folhas
– Chicoria – 5 folhas
– Pepino japonês – ¼ unidade
– Pimentão amarelo – ¼ unidade
– Tomate cereja – 9 unidades

Para o molho
– Iogurte natural – 3 colheres (60g cada)
– Suco de laranja natural – 2 colheres (20ml)
– Mostarda diet – 1 colher de sopa (12g)
– Azeite de nozes – 2 colheres de sopa (20ml)
– Cúrcuma – 1 colher de café (1g)
– Sal – 1 pitada

Modo de preparo
1. Lave bem todas as verduras. Fatie o pepino em rodelas bem finas (se você possuir uma faca bem afiada isso será moleza). Corte o pimentão em tirinhas fininhas também. Corte os tomates cereja ao meio.

2. Agora vamos às folhas. Rasgue as folhas em pedaços do tamanho que você preferir. Reserve e comece a preparar o molho.

Dica da Chef Diet: é melhor rasgar as folhas com as mãos que cortar com a faca para manter todas as vitaminas delas.

3. Em uma tigela pequena, coloque todos os ingredientes e bata com um garfo ou um fouet / batedor de arame pequeno até emulsionar tudo. Está pronto.

4. Agora é só montar o seu prato da maneira que você achar que vai deixa-lo mais bonito, lembrando de distribuir bem as cores e texturas. Regue com o molho e pode bater o pratão (de salada, é claro!).

Contagem de Carboidratos pela Nutricionista Camila Almeida

Sou suspeita para falar das saladas, mas realmente esta ficou maravilhosa. Simples, com produtos fáceis de ser encontrados e frescos! Este prato grande de salada tem apenas 103kcal, 12g de carboidratos e 2,47g de fibras. É leve, nutritiva, rica em vitaminas e minerais e cheia de fibras.

O molho para salada não fica para trás. A receita do molho serve para 3 porções sendo 4 colheres de sopa cada porção e tem 72kcal e 6g de carboidratos. Misturando a salada e o molho temos 1 equivalente de 15g de carboidratos com o desconto das fibras.

QUERO RECEBER NOVIDADES DIABETES & VOCÊ


Nutrição funcional

Os vegetais frescos em geral possuem uma quantidade bacana de vitaminas, minerais e fibras, e melhor dependendo o vegetal, antioxidantes. Quanto mais colorida a salada melhor, mais nutrientes! E ainda é pouco calórica.

A chicória é o vegetal com destaque nesta receita, pois é fonte de inulina, a mesma fibra que encontramos na batata yakon que já falamos aqui no blog. A inulina é uma fibra importante para retardar o esvaziamento do estomago e deixar que a glicose vá lentamente para a corrente sanguínea. Além dos estudos existentes na possibilidade da inulina melhora a captação de glicose pela insulina e utilização da mesma.

O pimentão na cor amarela contem vitamina C e betacaroteno, assim como os demais vegetais amarelos-alaranjados, os dois nutrientes são vitaminas antioxidantes.

O molho da salada leva iogurte natural que é fonte de cálcio e não contém açúcar, indicado para que tem dietas que precisam de controle de açúcar, como no diabetes. A mostarda contem cúrcuma, além da cúrcuma adicionada na receita que tem propriedades fantásticas. A mostarda diet você encontra a venda no site . Você sabia que as mostardas tradicionais possuem açúcar nos ingredientes?! Procure usar mostarda Diet, sem adição de açúcares.

A Falta de informação sobre Alimentação e Diabetes:

A falta de informação sobre alimentação é um problema bastante sério e que incomoda muitos diabéticos. Por este motivo eu escrevi o Livro Digital “Alimentação Sem Restrição”, que vai te mostrar como você pode comer comidas que adora e ainda assim manter os níveis de glicose controlados.

Clique no Botão Abaixo para conhecer o Livro Digital “Alimentação sem Restrição”, onde você vai descobrir como se Alimentar de Forma Consciente sem Levar a Descontroles dos seus Níveis de Glicose.

E-BOOK D&V – ALIMENTAÇÃO SEM RESTRIÇÃO

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Bolo de Chocolate com Doce de Leite Diet

E aí, vamos de receita doce e deliciosa para melhorar a nossa semana? Abaixo, segue …

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"