fbpx
terça-feira , 6 de fevereiro de 2024
Plataforma de madeira repleta de mogangos bem vermelhos alguns interiros com as folhas verdes e a maioria partida ao meioo

Diabetes: Receita Taça de Frutas

Uma sobremesa é algo que normalmente é muito gostoso. Isso todos nós sabemos, certo? Porém é bom ter uma opção leve sem deixar de ser docinha para a sobremesa ou para o lanche. E nossa sugestão de hoje preenche estes requisitos. Ela tem uma base de frutas e um creme bem leve para completar.

É uma opção ótima! E você pode trocar as frutas que usamos por aquelas que você tiver em casa ou que preferir. Não precisa usar exatamente as que usamos aqui. Confira sempre nossas receitas para mais sugestões e dicas! Bom apetite e doces dias para todos!

TAÇA DE FRUTAS

Tempo de preparo: 20 minutos

Rendimento: 6 porções

Ingredientes:

– 2 claras (60g)

– 2 potes de iogurte natural desnatado (170g cada)

– 1 colher de chá de essência de baunilha

– 2 colheres de sopa de Adoçante Culinário

– 10 morangos médios (100g)

– 2 pêssegos pequenos (100g)

– 1 ameixa vermelha (80g)

Modo de preparo:

1. Prepare as frutas primeiro. Separe, lave e pique do jeito que você preferir. Misture tudo e reserve.

Dica 1 : corte as frutas em formatos diferentes para ter uma apresentação mais bonita.

2. Agora vamos para o creme. Bata as claras em neve (sempre em velocidade alta). Quando estiver com picos firmes, baixe para velocidade média/ baixa e adicione o adoçante, a essência de baunilha e o iogurte. Continue batendo até obter um creme liso. A consistência é mais líquida do que firme.

Dica 2 : como tudo que contém claras em neve, bata apenas na hora que for usar. Se você deixar as claras em neve descansando (sozinhas ou em uma mistura), em pouco tempo terá uma camada de claras líquidas na parte de baixo. As claras em neve são normalmente a última etapa de uma receita, com pouquíssimas exceções. 

3. Monte as taças. Faça uma base com a mistura de frutas e complete cada porção com 3 colheres de sopa do creme.

Contagem de Carboidratos da Receita

Saborosíssima! A palavra ideal para essa receita. E o melhor, saudável e fonte de fibras. A receita com todas as quantidades de frutas, apresenta no total 108kcal, 27g de carboidratos e 5,3g de fibras. O creme para a salada de frutas ao total tem 185kcal e 21g de carboidratos. Seguindo a sugestão da nossa chef diet, a porção de frutas com 3 colheres de sopa do creme (sim, eu sei que é quase impossível resistir apenas uma taça dessa delícia) apresenta aproximadamente 40 kcal, 7g de carboidratos e 0,8g de fibras. Como a contagem de carboidratos é baixa, para atingir um equivalente de 15g de carboidratos, você pode consumir duas saborosas taças. A união da salada de frutas e do creme da receita total, irá somar 294kcal, 48g de carboidratos e 5,34g de fibras.

Nutrição funcional

As frutas escolhidas pela nossa chef diet tem uma combinação perfeita de sabor e nutrientes! Frutas amarelo – avermelhadas são fonte de betacaroteno e flavonoides, ambos antioxidantes. É o betacaroteno que dá a coloração amarela para os alimentos de origem vegetal. Como é precursor da vitamina A, podendo ser convertido na vitamina A ativa, não gera toxicidade. O excesso pode ser percebido pela pigmentação amarelada das palmas de mão e pés, principalmente. Quando o consumo de alimentos fonte de betacaroteno é diminuído, esses sinais desaparecem. Além de ser antioxidante, o betacaroteno ainda auxilia na visão, ativação da melanina na pele reforçando o bronzeado e prevenindo o envelhecimento.

Os vegetais roxo – avermelhados também são ótimas fontes de antioxidantes. A principal substancia encontrada nesses alimentos é a antocianina. As antocianinas já são bem conhecidas pelos seus benefícios à saúde. Sabe por quem? Pelo vinho tinto. Porém não é só no vinho que temos antocianinas, sendo encontrada em amoras, mirtilo, framboesa, morango, açaí, repolho roxo, beterraba, uva, berinjela, jabuticaba, entre outros. Ainda auxiliam na diminuição do colesterol LDL (colesterol ruim), previnem aterosclerose e doenças cardíacas e auxiliam na prevenção de diversos tipos de câncer.

Quer mais nutrientes antioxidantes nesta salada de frutas? Adicione mais frutas coloridas no seu dia- a dia.

Dica Extra

Uma alimentação balanceada durante todo ano também ajuda a garantir equilíbrio e saúde. E a falta de informação sobre a alimentação é um problema bastante sério e que incomoda muitas pessoas, especialmente quem tem diabetes. Uma das principais perguntas é: “O que devo comer para não elevar meus níveis de glicose?”.

Por este motivo, eu escrevi o Livro Digital “Alimentação Sem Restrição”, que vai te mostrar como você pode comer o que adora e ainda assim manter os níveis de glicose controlados. E claro, aliar uma boa alimentação à prática de exercícios.

Clique no Botão Abaixo para conhecer o Livro Digital “Alimentação sem Restrição”, onde você vai descobrir como se Alimentar de Forma Consciente sem Levar a Descontroles dos seus Níveis de Glicose.

E-BOOK ALIMENTAÇÃO SEM RESTRIÇÃO

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Bolo de Chocolate com Doce de Leite Diet

E aí, vamos de receita doce e deliciosa para melhorar a nossa semana? Abaixo, segue …

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"