fbpx
segunda-feira , 5 de fevereiro de 2024

Riscos do Diabetes sem Controle

O Diabetes, se não for controlado, pode te deixar em risco de desenvolver sérias complicações

Diabetes é doença silenciosa que pode incapacitar as pessoas em idade produtiva. Quando os níveis de glicose no sangue não estão sob controle, com o passar do tempo, complicações podem afetar quase todos os órgãos do seu corpo, você sabia?

  • Coração e vasos sanguíneos
  • Olhos
  • Rins
  • Nervos
  • Gengivas e dentes

Como o Diabetes afeta o meu coração e os vasos sanguíneos?

Doenças cardíaca e dos vasos sanguíneos são as maiores complicações que as pessoas com diabetes não controlada podem desenvolver. A maior parte das mortes relacionadas ao diabetes entre as pessoas com 65 anos ou mais estão relacionadas a doenças cardíacas, como AVC (acidente vascular cerebral). Diabetes também pode causar má circulação sanguínea nas pernas e pés (doença arterial periférica).

Os adultos com diabetes têm cerca de duas a quatro vezes mais chances de morrer por doença cardíaca do que aqueles que não tem. O risco de AVC é duas a quatro vezes maior.

Danos nos vasos sanguíneos ou lesão do nervo (neuropatia diabética) pode também levar a desenvolver problemas nos pés que podem levar a necessidade de amputações. Mais de 60% ​​das amputações de pernas e pés estão relacionadas a uma lesão devido ao diabetes mal controlado.

Muitos estudos mostram que o Diabetes controlado preveni estas e outras complicações.

Diabetes e os olhos

O diabetes é a principal causa de cegueira em adultos com idades entre 20-74. Ela pode causar uma série de problemas oculares, alguns dos quais podem levar à cegueira se não for tratada. Os distúrbios oculares incluem:

  • Glaucoma
  • Catarata
  • Retinopatia diabética

Estudos mostram que exames oftalmológicos regulares e tratamento oportuno de problemas oculares relacionadas ao diabetes pode prevenir até 90% dos casos de cegueira relacionada ao diabetes.

Doença renal e diabetes

Diabetes é a principal causa de insuficiência renal em adultos. Medicamentos que diminuem a pressão arterial (mesmo que você não sofra de hipertensão arterial) pode reduzir risco de insuficiência renal em 33% .

Diabetes e seus nervos

Com o passar do tempo, os altos níveis de açúcar no sangue podem danificar os nervos. Isso pode levar à perda de sensibilidade, geralmente a partir dos dedos dos pés ou dor e queimação dos pés. Cerca de 60-70% das pessoas com diabetes têm algum tipo de dano dos nervos.

Danos nos nervos relacionados com o diabetes também pode causar dor nas pernas, braços e mãos, e pode causar problemas com a digestão, e até mesmo causar impotência sexual.

Diabetes e seus dentes

Pessoas com diabetes têm alto risco para a doença da gengiva. Manter seu diabetes sob controle, visitar seu dentista regularmente, e cuidar bem dos seus dentes diariamente pode prevenir doenças da gengiva e perda de dentes.

A causa de complicações do diabetes

Complicações do diabetes são causados ​​por danos aos vasos sanguíneos, nervos, ou ambos.

Os sintomas das complicações do diabetes

Os sintomas variam de acordo com a complicação apresentadas. Você pode ter:

Caso tenha uma doença cardíaca ou aterosclerose , você pode ter ausência de sintomas , a menos que você tenha um ataque cardíaco ou AVC. Doença dos grandes vasos sanguíneos nas pernas pode causar problemas com a circulação sanguínea, levando a câimbras nas pernas, alterações na cor da pele e diminuição da sensibilidade.

Problemas de visão , perda de visão ou dor em seus olhos são sintomas de uma doença ocular diabética.

Existe ausência de sintomas, se você tem doença renal precoce relacionada com o diabetes. Inchaço das pernas e pés ocorrem em estágios mais avançados de uma insuficiência renal.

Se os seus nervos foram afetados pelo diabetes, você vai sentir formigamento, dormência, queimação ou dor nos pés, mãos ou outras partes do seu corpo, está é a neuropatia diabética periférica. Se os nervos que controlam os órgãos internos estão danificados (neuropatia autonômica), você pode ter problemas sexuais, problemas digestivos (uma doença chamada gastroparesia); dificuldade de detecção quando a bexiga está cheia, tontura , desmaio ou dificuldade em identificar uma crise de hipoglicemia.

Conhecendo seu Tratamento

Tudo isso que você acabou de ler pode ser evitado, controlando os níveis de glicose no sangue, deixando-o os mais próximo dos níveis normais (em jejum <99 mg/dL de sangue, até 2 horas após uma refeição < 140 mg/dL de sangue).

Conhecimento é a chave do sucesso do controle do diabetes. Conhecer seu organismo e seu tratamento é o que vai permitir que você tenha uma vida saudável.

Quer aprender sobre seu tratamento com clareza e objetividade, e assim melhorar o seu controle do diabetes?

Conheça o Vídeo-Book de Monica Lenzi “Desvendando os Segredos do Diabetes”

Pela primeira vez, reuni em um único programa todo o meu conhecimento e metodologia, de maneira sistematizada e com a linguagem clara e objetiva que deu popularidade a meu trabalho. Ao organizar o conteúdo de meus artigos e videos em uma sequência lógica, somar a eles minha metodologia de atendimento e fornecer as pessoas minhas ferramentas até então exclusivas de trabalhos particulares, organizei um plano de transformação pessoal aplicável à realidade de qualquer pessoa, de qualquer classe social, de qualquer nível de renda, com a certeza de que ajudarei pessoas comuns a entenderem e colocarem em prática em suas vidas ou nas vidas de seus entes queridos a mesma (inteligência de controle dos níveis de glicose) Educação em diabetes que eu desenvolvi para assegurar tranquilidade e liberdade de escolha para todas as pessoas que têm diabetes e seus cuidadores.

Para conhecer o Livro Digital “Desvendando os Segredos do Diabetes”, no botão abaixo.

QUERO CONHECER MEU TRATAMENTO

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Imagem mostrando alimentos saudáveis como frutas e legumes: tomates, brócolis, maçã. Uma fita métrica amarela com a numeração em preto um medidor de glicose e um estetoscópio

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do …

96 Comentários

  1. boa tarde, eu tenho diabetes emocional, tomo o remédio certinho, sempre depois do almoço. Vejo sempre, e sempre está bom, 125,124,127, porém quando descobrir estava com 457. GLIBENECK 5mg. Eu gostaria de saber se eu tenho que tomar o remédio o resta de minha vida?

  2. Mônica, feliz por ter mais informações através deste site, sou pré diabético, tomo trayenta 5mg, pela manhã, tenho bom controle sobre alimentação, minha glicose é controlada: pós prandial,testo sempre horário da janta – 102 às vezes 114, tive um episódio de hipoglicemia pela manhã, me sentir muito mal: suor excessivo, tontura, náuseas, pouco desorientado,palpitações. Depois desse episódio costumo comer algo após checar a glicemia e ver que está dentro da taxa normal, para evitar uma hipoglicemia, está correto?

  3. depois que li os comentários, acho que minha glicemia esta descompensada. como marcar consulta com você?

  4. depois que li todos os comentário; acho que minha glicemia está descompensada. porque emagreci muito e tenho períodos de fome. preciso de orientação me ajude. como entrar em contato com vc?

  5. Joao Tertuliano de Lima

    Muito esclarecedor o conteúdo de suas postagens pelo que muito lhe agradeço. Se possível gostaria que relatasse sobre o remédio que tomo, prescrito pelo meu endocrinologista: é o Galvus Met, uma vez que nos remédios citados por todos os que comentam os seus e-mails não foi relacionado nenhuma vez. Pratico natação 3 vezes por semana e quando chego em casa, ao fazer a medição da glicose sempre está abaixo de 99; caso fosse possível fazer natação diariamente haveria possibilidade de minimizar o medicamento prescrito, ou, talvez até suprimi-lo, mas, também fazendo caminhadas 3 vezes por semana e uma dieta alimentar balanceada.?
    Um grande abraço!

  6. cleber marcelino da silva

    Estou leiga no assunto porque meu marido esta com diabete tipo 2 so que os medico nao esplica nada por exemplo to de alimentacao frutas cafe da manha como proceder que outro medico posso buscar ajuda especifico nesse assunto desde ja agradeco

  7. Segundo o médico eu sou pré diabética, o médico pediu para escolher: ou tomar remédio ou fazer regime alimentar, optei pelo primeiro. Tomo 1 vez ao dia após o almoço Trayenta. Após assistir os seus vídeos comecei a medir diariamente a glicemia com remédio e sem remédio, qual a minha surpresa que sem trayenta a glicemia é menor do que tomando o mesmo, com trayenta varia de 140 a 130 sem trayenta varia de 96 a 120. O que me diz desse ocorrido? Grata

    • Ana,

      Medicação para controle de diabetes é de uso continuo, você não pode ficar usando um dia sim e outro não. Você deve controlar sua glicemia em outros horários do dia, pois a medicação não é para controlar sua glicose somente em jejum pela manhã, mas faz efeito o dia todo. Lembre-se você é diabética durante todo o dia, não só pela manhã.

  8. Obrigada Monica, pela sua ajuda, estou me tornando mais consciente da necessidade de maiores cuidados no controle da minha diabetes.

  9. Minha diabetes fica sempre entre 330/220 estou tomando me for mina 500mg duas vezes ao dia. Emagreci muito e perdi massa muscular. Estou fazendo academia a dois meses (musculação) e ainda não vi resultado, sinto muita fome. Queria voltar ao pés que tinha 500 mas parece que cada vez perco mais peso. Me sinto bem tenho muita disposição mas me apavora como perdi massa meu glúteo parece que murchou meu manequim de 38 está 34 . Como posso fazer para ganhar massa mais rápido e ganhar peso sem prejudicar-me e aumentar a diabetes

  10. Olá, sou diabética tipo 2…e tomo meus remédios Glimiperida 5 mg só preciso fazer atividade física.

  11. Olá Monica cada vez mais eu gosto de suas informação tenhe mim ajudado muito controla minha diabetes a 8 anos que eu tenho essa abençoada faço tratamento com um indocrinologista uma pessoa maravilhosa que além de medico ele é um amigo. e agradeço a deus por ter colocadovcs dois no meu caminho. bjos fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  12. Tenho muitas dores na raiz das unhas dos pés, isso acontece principalmente a noite quando estou deitada

  13. Agradeço muito pelos esclarecimentos muito obrigada mesmo Monica , eu faço todos os dias o teste do dedo e sempre está dando 127 , 130 mas fiz um de sangue e deu 93. mas estou com problemas de impotencia sexual á algum tempo

  14. Seus artigos são ótimos.Tenho caibras e dormência nas pernas e mãos.Abraços…

  15. Adorei suas orientações, pois muitas vezes eu tenho abusado apesar de saber as consequencias. Obrigado.

  16. Meu esposo é diabético. Os estudos que vocês me enviam por e-mail tem sido de grande importância para mim.
    Que Deus abençoe esse trabalho de divulgação sobre Diábéticos que vocês fazem com tanto carinho.
    Cleusa

  17. Não estou conseguindo baixa 290 mg/dL, já conversei com a minha medica e ela aumentou a dosagem da insulina p/manhã e noite, mas continua alta acima de 200.

    • Jorge,

      Muitas vezes isso ocorre por um pequeno detalhe que pode estar passando despercebido, como tamanho da agulha, maneira de aplicação da insulina, armazenamento da insulina. Como uma avaliação personalizada, posso, junto com você, descobrir o que há de errado e te orientar para as melhores praticas do controle glicêmico. Caso tenha interesse, entre em contato pelo e-mail: monica@diabetesevoce.com.br e agendamos um horário via Skype.

      • Essa informação é muito importante. Tomo 30 de lantus de manhã e mais 30 de ultra rapida de manhã, na hora do almoço e a noite no jantar. Mais liptor e glifage 500 2x ao dia. Ainda assim é dificil manter abaixo dos 200.

  18. maria das dores ipolito

    O diabete é muito difícil de controlar tenho a doença e meu marido também,
    como deixar no nível baixo? está difícil.

  19. Obrigada pelas informações. Tenho sentido um certo formigamento nas mãos e pés, além de problemas digestivos. Tenho dificuldades de seguir regras e dietas, mas estou tentando me disciplinar.

  20. Antonio Carlos Bonato

    Bom dia, Monica! Agradeço muito as dicas que você dá e que ralmente nos ajudam muito. Sou diabetico tipo 2 e tomo 1 comprimido de metromina por dia, à noite. Minha glicose sempre fica em torno de 110. Isso é muito fora de controle? Nesse nivel, sofro alguma consequencia a longo prazo?

    • Antonio,

      Você deve medir sua glicose em momentos diferentes do dia: antes das refeições e 2 horas após as refeições. Desta maneira você consegue saber se seu tratamento esta sendo eficaz durante o dia todo. Lembre-se você não é diabético somente antes do café da manhã, ou quando acorda, você é diabético o dia todo.

  21. Seus emails são de muitas utilidades para mim. Leio todos e tento levar as dicas para minha vida. Obrigado. E não deixe de me enviar esses emails.

  22. Maria das Graças Uiterwaal

    Bom dia.. Obrigado pelas orientações.

  23. Eu já tinha conhecimentos destas informações,por isso mantenho o meu problema sob controle médico.

  24. Obrigado Mônica, suas informações tem sido muito útil para mim

  25. Ingerir muito pão afeta a glicemia?

  26. Maria Aparecida Lopes Arrais

    Mônica Boa Tarde! Gostaria de saber de ti que relação tem a lactose, os carboidratos refinados, as frutas de alto teor glicêmico, os efeitos colaterais com o “Diabetes descontrolado”? assisti a um vídeo do Dr. ROCHA na Internet. Ele faz muitas colocações sobre o diabetes e que podemos controlar e viver tranquilo. De td que a senhor sabe e ensina,isso é possível?

  27. cosme araujo azevedo

    boa tarde, monica, obrigado por vc existir e nos ajudar com suas valiosas informaçoes.
    que Deus lhe abençoe e proteja sempre.
    Obrigado, Monica, de coração lhe agradeço.

  28. Estou satisfeita com suas esplicasoes,irei seguir a risco todas suas orientacoes.
    No

  29. Eu infelizmente tenho dormência nos pés 24hs, já estou com dentes sensíveis,as vezes me sinto sem esperança com tantos problemas.

  30. Oi Monica, obrigada pelas orientações, preciso de exercicios físicos.Deus continue te abençoando.

  31. Muito obrigado pela ajuda

  32. Mônica, obrigado pelas informações, vou tentar controlar minha diabete com suas orientações, mesmo tomando medicamentos, minha diabete não consigo ter controle tem dia que esta 140 no dia seguinte vai para 220 já consegui baixar algumas vezes para 102,117 120, mais fico sem comer e algumas vezes passei mal, senti tremedeira, suor eu não tenho pressão alta menos mal

    • Francisca,

      Ficar sem se alimentar não é a solução. Você deve aprender a fazer boas escolhas alimentares. Com relação aos sintomas relatados, você pode estar apresentando sintomas de hipoglicêmia, mesmo com os níveis de glicose normais, isso acontece, devido ao longo período em que você passou com os níveis altos. desta maneira seu organismo acredita que os altos valores são os corretos e quando chega em níveis normais ele acredita que é Hipoglicemia.

  33. Maria de Lourdes Souza Lopes

    Obrigada pela matéria. Gostei muito do alerta.

  34. Boa tarde! muito bom seus conselho agradeço por ter alguém assim nos orientando,hoje em dia me sinto muito melhor depois que passei a seguir algumas dica suas que Deus lhe proteja e ilumine.

  35. Maria Aparecida Rosa

    Gostei muito da matéria, super interessante, não sou portadora de diabetes graças a Deus, mas a minha cunhada e, por isso me interesso por tudo que fala sobre essa doença silenciosa. Obrigada pela matéria.

  36. Doesjka Aurora Damme van der Roest Maciel

    Dra. Mônica
    Olá estou diabética há 9 anos…fiquei depois que meu marido faleceu. Gostei muito dos 3Ds. Copiei e coloquei colado na geladeira…no banheiro, no meu quarto e levo comigo uma copia pequenina. Copiei tb as complicações que a diabetes pode causar. Você foi bem sucinta o que nos ajuda. Escutando me conscientizei que chegou a hora. semana passada minha taxa foi a 474 no trabalho. Suava muito e estava meio tonta. Fiz exames e constatei que realmente é a disciplina na alimentação que está faltando. As outras taxas estão dentro dos limites (colesterol, triglicerídeos, etc…)ao menos isto. Hoje tomei esta decisão. Salvei vc no favoritos e irei sempre que puder olhar seu site. Agradeço sua AJUDA. É tão triste não poder comer o que se gosta. Sair com amigos e ser a chata que não participa das coisas. DETERMINEI QUE IREI SEGUIR SEUS CONSELHOS. Mais uma vez obrigada.

  37. Antes de ser diabético, já era hipertenso e minha pernas e pés sempre incharam. As informações são bem pertinentes e esclarecedoras. Acredito, por ser informações sobre o controle da diabetes, que deveria ser informado também, qual o valor aceitável da glicose em jejum em diversos níveis, como por exemplo: Eu, quando saí do hospital, tomava duas doses de insulina REGULAR e duas da HUMANA. Agora, SÓ TOMO A humana. Então, até que nível de glicose é aceito para meu caso, que tenho 60 anos e sou obeso com 1.70 altura e 115 quilos. Minha glicose em jejum, varia de 80 a 125, e raramente passa disso, o que acontece quando faço alguma estrepolia à noite em termos de comida. Então, gostaria de saber qual o MÁXIMO aceitável.
    Fraterno abraço,
    Heron

  38. Dra:suas informações são muito importantes pois tudo ou quase tudo isso estou vivenciando,pois eu e meu marido temos diabetes desde 1995,eu ja dei aterosclerose coloquei 4 stend,neuropatia e também a minhas pernas mudaram de cor,só sofri tudo isso porque não tinha informação sobre a doença,nós viemos ter conciencia do que é realmente diabetes depois de 2010 que viemos morar aqui em Brasilia .meu marido esta quase cego já fez varias cirurgias nos olhos,não tem mais equilibrio e por ai vai.

  39. Dra. Mônica, a falta de conhecimento é a grande causa, na maioria das vezes, das pessoas diabéticas, serem acometidas de doenças decorrente da mesma. Não sou diabético, mas meu pai o é, e sempre procuro atualizar meus conhecimentos nesta área, para poder levar até ele os benefícios da ciência, através de conhecimentos, como este, oferecido pela doutora. Ele tem 96 anos, e é diabético desde os 60, portanto há 36 anos. Mas tenho consciência que uma doença como está estando compensada, a pessoa pode levar vida relativamente de boa qualidade. Agradeço pelo site e pelo interesse em repassar à outras pessoas o seu conhecimento e a sua capacidade profissional sempre atualizada e moderna. Obrigado e um abraço. Jeovah Barbieri. Cirurgião-dentista em Guiricema-Mg.

  40. Eloah Grana de Menezes

    Eloah Grana deMenezes-81 anos
    Manaus,28 de setembro de 2015
    Mônica , obrigada pela sua atencao e carinho com que nos trata. 2.sinto muitos destes sintomas como: má circulação-neuropatia diabética- formimento e dores nos pés pernas e cochas. Agora estou esquecendo muito as coisas, inclusive de tomar.os meus remedios, também com falta de concentração. Se voce pudet me ajudar serlhe ei muito grata. Um abraço carinhoso

  41. Foi maravilhoso essa materia.

  42. Muito boa as explicações. Ainda não tenho esses sintomas mas foi muito importante a leitura até como prevenção. Obrigado

  43. João Luiz Lenz Fontoura

    Comecei a tomar insulina há uns 5 anos atrás. Desde então minha glicose está mais controlada, mas os efeitos nocivos já tinham se manifestado. Hoje, estou com a retinopatia diabética e minha visão está bem comprometida, embora esteja fazendo tratamento.

  44. Maria Pinheiro da Silva

    Gostei muito de seus esclarecimentos. As vezes os médicos não nos informa sobre as complicações que o diabetes mau controlado pode nos causar. Obrigado pelos esclarecimentos.

  45. Maria Aparecida Lopes Arrais

    Mônica obrigada por sua indicações. Reconheço que às vezes tenho negligenciado meu tratamento, mas com sua ajuda vou conseguir.Tenho diabete desde os meus 31 anos quando fiquei grávida de minha primeira filha, e dai tomo remédio sempre,mas não consigo ter uma glicose normal ou seja abaixo do indica.Com seu programa espero melhorar. Obrigada. Tenho dúvidas sobre as frutas, pois amo comê-las,mas me perco nas quantidades. B. Dia!

  46. Marco Hilario da Silva Tavares

    Olá Mônica, Muito obrigado pelas informações importantissimas que muitas vezes negrigenciamos os cuidados com os indices glicêmicos, não dando a devida atenção, achando que está tudo bem conosco. O seu “ALERTA” foi fundamental…Muito Obrigado.

  47. Descobri Há 04 meses que tenho diabetes, tenho 54 anos até 02 anos atrás tinha 99 mg/dl agora com 157 mg/dl já consegui reduzir para 140 mg/dl sem dietas só diminuindo açúcar e massas posso continuar neste ritmo ou tenho que fazer dieta.

  48. Érica Tatjana Medeiros

    Manter os níveis de glicose baixos é muito difícil, meu organismo tem muita resistência a insulina, exige disciplina e a cooperação dos familiares.

  49. Gostei da matéria,muito bom. Obrigado

  50. Ana Cristina Maio Müller

    Estou enfrentando esse problema, mas por conta do meu esposo… não sabia nada sobre diabetes… estou aprendendo muito com todos vocês e as dicas que a Monica nos envia é de extrema importância na ajuda ao próximo. Que Deus os abençoe.

  51. ola gostaria sabe sou diabetes tipo 2 fiquei 8meses no exterior sem toma remedio isso póde danifica meus orgao?embora nao fumo bebi muito pouco duas latinha de cerveja por semana ,sou magor ultmamente 3anos atraz meu HDL tava bom .sem mas agurado resposta obg

  52. vdd o seu comentario e bastante interessante ja copiei certas sugestoes otimas, isto e salutar pra pessoas leiga totalmente e que so se utiliza de medicos q nao se preocupa com o cotidiano do paciente, visto que essa doença cronica nao tem cura apenas se ajustar ao cotidiano. tbm estudei fitoterapico e descobri a cura do mal de parkison osteoporose com 30 dias alem da cura da hepatite com 7 dias e varias outras curas de doenças.desde ja rogo que Deus te abençoes e pense nao SENHOR e esqueça os benes finaneiros.

  53. A minha diabetes está controlada, até uma fome exagerada que eu tinha, não tenho mais, sede tembém, fiz como você falou se gosto posso, então tudo sob controle, muita verdura e pouco feijão, arroz só integral, caminhada e muito zumba e em casa mesmo, ligo o video e faço uma hora de dança

  54. O meu filho que é diabético, tem 7 anos e a 3 DM 1, difícil dizer pq não sinto o q ele sente embora o quisesse, mas ele sente formigamentos e dores nas pernas as vezes e eu faço massagem. Como saber, qual médico ir para ver se é neuropatia diabética? Obrigada pela ajuda seus artigos sempre esclarecedores. Kellin

  55. Tenho 25 anos e sou diabético mas tomo tdos remédio e consigo controlar

  56. FRANCISCA MARIA VIEIRA DA SILVA

    TENHO MUITAS DORES NOS PÉS,CÃIMBRAS,TONTURA,ESQUECIMENTO DAS COISAS E MUITO CANSAÇO NO CORPO.

  57. MAURO CLÁUDIO DE ANDRADE

    SO A MINHA VISÃO QUE ENFRAQUECEU

  58. Marili Silva de Abreu Meneses

    Muitas vezes a gente esquece que tem muita gente que passa pelo que passamos.

  59. benedita odete faria moreira

    além de tantos medicamentos de tantas limitação o que amais eu tenho que fazer.

  60. marta Gomes Viana resende

    Como devo agir quando a diabetes está muito baixa e si a pessoa vier a desmaiar o que devo fazer

    • Marta,

      A primeira providência é medir o nível de glicose, se estiver abaixo de 70 mg/dL, providencie algo para a pessoa ingerir, caso ela esteja consciente.

      No caso de desmaio, existe um medicamento injetável chamado Glucagen. Converse com seu médico sobre o uso, pois as instruções de aplicação e dosagem depende da idade e peso do paciente.

  61. Gostaria de saber se estar a venda essa caneta safe aqui no Brasil e o valor – Neres

  62. Estou sofrendo muito com a Neuropatia. Tomo remedios e nada resolve. Preciso de ajuda.

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"