quarta-feira , 12 de dezembro de 2018
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Saúde e Nutrição da Mulher: 7 Cuidados Alimentares Essenciais Para Manter a Boa Forma

 “Dizem que a mulher
É o sexo frágil
Mas que mentira
Absurda!
Eu que faço parte
Da rotina de uma delas
Sei que a força
Está com elas…”
(Erasmo Carlos)

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Nos últimos tempos, a saúde da mulher vem despertando a atenção de muitos pesquisadores da área médica, o mesmo, vem ocorrendo no campo da Nutrição.

Na Recomendação Nutricional recebemos informações específicas e preciosas sobre a alimentação, é através deste conjunto que se podem encontrar formas de tratamento e prevenção de doenças.

A dieta exerce um papel importante na manutenção da saúde e na qualidade de vida. Procure uma Nutricionista e saiba se beneficiar de uma alimentação mais saudável e equilibrada. Atualmente, uma parte significante da população brasileira está acima do peso ou é obesa. Para as mulheres, as estatísticas, em relação ao sobrepeso e a obesidade, não estão favoráveis, pois dentro do percentual, 40% das mulheres estão obesas.

Já se sabe que, a Obesidade está associada com o surgimento de diversas doenças, como: Diabetes, Dislipidemias (alteração nos níveis de colesterol e triglicérides), Hipertensão Arterial, Síndrome metabólica, Doenças coronarianas, infarto, baixa-estima e até endometriose , que pode evoluir para uma infertilidade.

Para se prevenir de tais doenças, é de extrema importância que haja uma revisão de estilo de vida e hábitos alimentares diários. Duas são as razões: Existem alimentos que são desnecessários para nossa saúde e, ao mesmo tempo, existem alguns nutrientes que são importantes para a saúde da mulher. Por exemplo, sintomas como fadiga, perda de memória e ansiedade podem ser  deficiências alimentares, comuns nas mulheres.

“Analisar os nossos hábitos alimentares é o primeiro passo para conquistar uma alimentação saudável e melhor qualidade de vida. Uma alimentação nutricionalmente adequada, tem papel fundamental no retardo do envelhecimento, na melhora da performance física e mental, além de auxiliar na manutenção do peso e na resistência do sistema imunológico”.

Em seguida, encontram-se alguns dos principais nutrientes para a saúde feminina e as suas fontes alimentares.

Fique atento a eles:

1- Proteínas: São responsáveis pela formação e manutenção dos tecidos, são fontes de energia e constituintes de hormônios, enzimas e anticorpos.

Fonte Alimentar: Principais fontes são aquelas de origem animal, como a carne, ovo, leite e derivados.

Orientação Nutricional: Deve se dar preferências às carnes magras, como peixes e aves, que possuem quantidades menores de gordura saturada. Retire a gordura da carne ou pele aparente. Opte por preparações grelhadas, assadas ou cozidas (atenção: descarte a água de cozimento) Os peixe de água fria, como o salmão ajudam a combater as doenças coronarianas devido a presença de ômega 3.

2- Betacaroteno: É um antioxidante, prevenindo o envelhecimento, beneficia a visão noturna, aumenta a imunidade, dá elasticidade à pele, aumenta o brilho dos cabelos e o fortalecimento das unhas, além de atuar no metabolismo de gorduras. Natural, é uma das formas de se obter indiretamente a vitamina A. Ajuda na sintese de tecidos do corpo e possuem indóis que previnem de cancês de mama.

Fonte Alimentar: Presentes em frutas e vegetais alaranjados: cenoura, abóbora moranga, manga, mamão e folhas verdes escuras, como: brócolis, espinafre e couve.

3- Soja: É uma planta pertencente à família das leguminosas, ou seja, do feijão, lentilha, grão de bico, ervilha. Ela é rica em proteínas, lipídeos, fibras e vitaminas e minerais. Contém, também, uma classe de fito-hormônios conhecidos como isoflavonas ou isoflavonóides.

As isoflavonas colaboram com a diminuição do colesterol, principalmente do LDL, atuam como antioxidantes e, consequentemente, diminuindo o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Além disso, exercem controle sobre a atividade hormonal equilibrando a quantidade do hormônio estrógeno no organismo feminino podendo amenizar os sintomas da menopausa.

Fonte Alimentar: Semente de Soja e derivados: Leite de soja, tofu (queijo de soja).

Recomendação Nutricional: A soja deve ser incluída na alimentação não somente pelas possíveis vantagens que ela pode nos trazer mas, principalmente, pelo fato de ser mais uma opção de alimento rico em diversos nutrientes e que contribuirá para a diversificação da sua refeição diária contribuindo a melhora da sua saúde.

4- Fibras: A constipação intestinal é uma queixa frequente das mulheres, para solucionar esse problema deve ser fazer o consumo de fibras alimentares e boa hidratação. O consumo adequado de fibras também auxilia no controle do colesterol e da glicose sanguínea.

Fontes Alimentares: Verduras, legumes, frutas, cereais, grãos integrais.

Recomendações Nutricionais: Ingestão de 20 a 30 gramas/dia. O consumo de fibras deve ser associado com o consumo moderado de água, de 2 a 3 litros por dia.

5- Ferro: É um mineral importante para a mulher e seu consumo é essencial devido a sua perda referente ao período menstrual, podendo causar anemias, cansaço, falta de memória, unhas quebradiças e queda de cabelo em algumas mulheres.

Fonte Alimentar: Carne de boi, fígado, feijão e lentilha, frutos secos e vegetais verdes escuros: couve, espinafre, acelga.

Recomendação Nutricional: O ferro quando consumido junto a vitamina C (laranja, kiwi, acerola) a sua absorção é ainda maior.

6- Cálcio: É um dos minerais mais importantes para as mulheres, pois previne a osteoporose, que é uma doença caracterizada pela perda de massa óssea com aumento de fratura, frequente em mulheres.

Fonte Alimentar: Lacticínios: leite, iogurte e queijo ou substitutos (leite de soja),vegetais verde escuros, gergelim, amêndoas e peixes.

Recomendação Nutricional: Deve ser consumido diariamente, no mínimo, 2 porções por dia. Produtos enriquecidos com Vitamina D favorece a absorção do cálcio.

7- Ácido fólico: Participa na formação de células vermelhas e a sua carência está na origem da anemia.  Participa no desenvolvimento dos tecidos do sistema nervoso. A falta dessa vitamina provoca má formações no feto. A suplementação com ácido fólico durante a gestação de cadelas parece ter um efeito muito benéfico ao reduzir a incidência de fenda palatina em filhotes.

Fonte Alimentar: Espinafres, agriões, ervilhas, arroz integral, banana e leite.

Recomendação Nutricional: Deve ser suplementado no inicio da gestação.

Aconselhamos todas as mulhers que se preocupem mais com a sua saúde, cuidando da alimentação, praticando atividade física e principalmente que se sintam bem e felizes!

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