fbpx
terça-feira , 6 de fevereiro de 2024

Sedentarismo e Obesidade causam diabetes mellitus

Você já deve saber que a junção SEDENTARISMO e OBESIDADE não é nada saudável, não é mesmo? Segundo pesquisas do Ministério da Saúde, o número de pessoas obesas cresceu 60% no Brasil.

Neste artigo, vamos definir o que é sedentarismo e obesidade e como esta combinação pode prejudicar sua saúde.

A prevalência de casos de obesidade na população brasileira era de 11,8%, em 2006. Uma pesquisa divulgada, em 2017, mostrou que esse número passou para 18,9% em 2016, atingindo uma média aproximada de um a cada cinco brasileiros.

Os dados divulgados fazem parte da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), realizada pelo Ministério da Saúde em todas as capitais do país. Para conhecer todos os dados da pesquisa, clique aqui.

O que é sedentarismo?

Podemos definir o sedentarismo como a falta de atividade física diária, podendo afetar a saúde do indivíduo. A falta de atividade física não está ligada a ausência de pratica de esportes ou frequência de academias como a maioria das pessoas pensam, mas de movimentos que geram gastos calóricos.

Atividade Física x Exercício Físico

Pessoas que apresentam atividade física regular como limpar a casa, caminhar para o trabalho, realizar funções profissionais que requerem esforço físico, não são classificadas como sedentárias. O sedentarismo acontece quando a pessoa gasta poucas calorias diárias com atividades físicas.

Atividade física, define-se por qualquer movimento corporal produzido pela musculatura que resulte num gasto de energia acima do nível de repouso. São movimentos básicos, como: caminhar para se deslocar de um lugar a outro, passear com o cachorro, subir escadas, lavar o carro, brincar com os filhos, dançar, cuidar do jardim.

O exercício físico, ao contrário, é uma atividade física planejada e repetitiva, que gera esforço e visa desenvolver a resistência física e as habilidades motoras, como natação, musculação, lutas marciais.

Só para exemplificar, na ocasião da minha participação do no Bem Estar Global – Edição Fortaleza 2018, entrevistando um senhor com diagnóstico de diabetes, ele me relatou que é vendedor de queijo, e que usa como meio de transporte a bicicleta. Não posso considerar esta pessoa como sedentária, e você?

Qual o tipo de atividade física você pratica? Jardinagem, dança de salão, sobe escadarias para seu apartamento?

O sedentarismo é um fator de risco, intimamente relacionado com o aparecimento de doenças como a hipertensão arterial, doenças respiratórias crônicas, obesidade e distúrbios cardíacos. As pesquisas mostram que o risco de se ter uma doença cardiovascular aumenta uma vez e meia nas pessoas que não têm uma vida ativa.

Atualmente, mais de 60% da população adulta não pratica exercício físico. Essa porcentagem ajuda a aumentar as taxas de obesidade e diabetes. E atenção: o número de crianças sedentárias não para de aumentar. Quer saber mais sobre diabetes na crianças e adolescentes? Clique aqui.

Como deixar de ser sedentário?

O Sedentarismo é um fator de risco modificável, sem necessidade de utilização de medicamentos. A prática de atividade física regular, na maioria dos dias da semana, diminui o risco de desenvolver várias doenças associadas ao sedentarismo, tais como diabetes, hipertensão e obesidade.

O primeiro passo para combater o sedentarismo é começar a se mexer:

  • Suba escadas, ande até o trabalho;
  • Faça serviços domésticos;
  • Passeie com os cachorros (cãominhada);
  • Ande de bicicleta.

Essas são atividades que estimulam o bem estar físico e mental, reduzindo de forma eficaz as consequências ligadas à inatividade.

ATENÇÃO: Consulte seu médico e um educador físico antes de iniciar uma atividade física, estando sedentário por muito tempo.

Quais os benefícios da atividade física?

Atividade física regular pode melhorar a saúde das seguintes formas:

  1. Reduz o risco de morrer prematuramente.
  2. Reduz o risco de morrer de doença cardiovascular.
  3. Diminui o risco de desenvolver diabetes.
  4. Reduz o risco de desenvolver pressão alta.
  5. Ajuda a diminuir a pressão sanguínea.
  6. Reduz o risco de desenvolver câncer de cólon.
  7. Diminui os sentimentos de ansiedade e depressão.
  8. Ajuda a controlar o peso corporal.
  9. Ajuda a manter ossos, músculos e articulações saudáveis.
  10. Ajuda os idosos a ficarem mais fortes e mais capazes de se mover sem cair.
  11. Promove o bem-estar psicológico.

Sedentarismo e Obesidade

A obesidade e o sedentarismo fazem os casos de diabetes dispararem. A mudança de hábitos de vida é a chave para o tratamento e a prevenção do diabetes do Tipo 2.

A pesquisa do Ministério da Saúde, mostrou que houve um aumento de 61,8% dos casos de diagnóstico de diabetes no mesmo período (2006 – 2016), passado de 5,5% para 8,9% da população com diagnóstico de diabetes.

Então, o que você está esperando para começar a se mexer?

Dica Extra

Entender sobre sedentarismo e obesidade é fundamental para que as pessoas com diabetes consigam um bom controle glicêmico e assim mais qualidade de vida. Se você quer saber mais sobre os detalhes do tratamento, sugiro a leitura do e-book “Desvendando os Segredos do Diabetes”.

O Conhecimento é a ponte para uma vida plena e saudável de quem tem diabetes.

Clique no botão abaixo e conheça melhor os tipos de tratamento:

QUERO CONHECER MEU TRATAMENTO

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

O que é Diarreia Diabética

Será que o diabetes pode causar diarreia? A diarreia é um sinal comum para várias …

3 Comentários

  1. ana maria da paz machado

    como uma pessoa que tem artrose, com dificuldade de caminhar pode fazer exrcícios físicos?

  2. Muito bom o texto!
    Continue assim!

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"