fbpx
segunda-feira , 5 de fevereiro de 2024

A medicina Chinesa pode ser um novo aliado no tratamento da Diabetes

07_01_diabetes

Como a combinação da medicina tradicional e alternativa vem ganhando força em todo o mundo, mais estudos surgem sobre os benefícios de abraçar ambas as filosofias orientais e ocidentais. Uma recente publicação na revista PLoS ONE revelou que uma droga convencional para diabetes, quando tomada juntamente com ervas da medicina tradicional chinesa, foi significativamente mais eficaz no tratamento de diabetes tipo 2. O estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Pequim e pela Universidade de Queensland, na Austrália envolveu 800 pacientes com diabetes tipo 2 mal controlada – o que leva a complicações como cegueira, amputação e morte precoce.

Os pacientes foram distribuídos aleatoriamente para receber ou a glibenclamida, droga anti-diabética, ou a “pílula xiaoke”, um composto de ervas chinesas juntamente com a glibenclamida. Após 48 semanas, os pacientes tratados com a pílula xiaoke tiveram uma redução significativa no risco de hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue) e melhorias semelhantes no controle da glicose no sangue, em comparação com os pacientes que tomaram apenas glibenclamida. O Professor Ji Linong, autor principal do estudo e diretor do departamento de Endocrinologia e Metabologia do Hospital de Pessoas da Universidade de Pequim, acredita que os resultados fornecem um suporte clínico para a eficácia do produto. “A medicina tradicional chinesa [MTC] é amplamente utilizada no tratamento de diabetes tipo 2, não só na China, mas também em outras partes do mundo”, disse Ji. “Mas o papel do MTC e outros medicamentos à base de plantas na gestão de [a doença] ainda não está estabelecido.

A ausência de conhecimento científico tem causado ceticismo e críticas sobre a MTC, muitas vezes por causa da baixa qualidade metodológica dos estudos.” Medicina chinesa [MTC] é amplamente usada no tratamento de diabetes tipo 2 não só na China, mas também em outras partes do mundo. JI LINONG, PROFESSOR Ele espera que as recentes evidências sobre a eficácia do MTC na gestão de diabetes venha contribuir para “reduzir a desigualdade entrincheirada no acesso a cuidados eficazes para as pessoas pobres”, uma vez que mais de 80 por cento das pessoas nos países em desenvolvimento dependem da medicina tradicional para cuidados básicos de saúde. Oitenta por cento das pessoas com diabetes em todo o mundo vivem em países de renda baixa e média, segundo a Federação Internacional de Diabetes.

Em Hong Kong, cerca de um em cada 10 indivíduos, ou 700 mil pessoas, possuem ou virão desenvolver diabetes tipo 2. Esse número é ajustado para mais do dobro até 2030. Na China, a diabetes é conhecida como xiaoke na MTC, porque em casos crônicos, os pacientes geralmente apresentam emagrecimento manifesto (xiao em chinês) e sede (ke). Outras doenças com estes sintomas podem ser chamados xiaoke também.

A pílula Xiaoke contém 0,25 microgramas de gilbenclamide, juntamente com as ervas Radix Puerariae (Pueraria raiz), Radix astragali (Astragalus raiz),Radix rehmanniae (Rehmannia raiz), Radix Trichosanthis (Trichosanthis raiz), cornsilk, passas de uvas magnólia e inhame chinês . Li acredita que há evidências crescentes de que as duas primeiras ervas podem exercer ação, direta ou indiretamente, em duas regiões do cérebro conhecidas por estarem envolvidas na sensibilidade à glicose.

A diabetes Tipo 2 é uma doença metabólica definida pela insuficiência ou resistência à insulina. As pessoas que bebem álcool, comem alimentos açucarados ou ricos em gordura, e levam um estilo de vida sedentário concomitantemente, estão em maior risco de desenvolver xiaoke. Os sintomas clássicos incluem micção freqüente, sede excessiva ou fome, perda de peso incomum, fadiga e irritabilidade. A Professor Julian Chan Chung-ngor, diretor do Instituto de Diabetes e Obesidade da Universidade Chinesa, acredita que algumas ervas tradicionais que “ainda não foram identificadas” poderão vir a “trabalhar de forma complexa para reduzir a glicose no sangue com menos efeitos colaterais”.

Mas Chan também adverte: “Algumas destas preparações podem ter efeitos colaterais graves em comparação com a medicina ocidental, já que o processo de preparação ou misturas de ervas na MTC é menos rigoroso e, muitas vezes, exagerados, podendo dar aos pacientes expectativas irrealistas”. Ainda assim, existe uma necessidade de um tratamento alternativo disponível e seguro. “A avaliação científica da MTC pode melhorar nossa compreensão da doença e levar a [o] descoberta de novos caminhos que possam atender algumas das necessidades não satisfeitas [dos diabéticos]“, diz Chan.   Este artigo foi publicado na edição impressa South China Morning Post como Chegar à raiz do tratamento do diabetes

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Imagem mostrando alimentos saudáveis como frutas e legumes: tomates, brócolis, maçã. Uma fita métrica amarela com a numeração em preto um medidor de glicose e um estetoscópio

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do …

Um Comentário

  1. GOSTARIA DE SABER MAIS INFORMACOES POIS SOU DIABETICO TIPO 2. MORO EM BSB. GRATO

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"