fbpx
segunda-feira , 5 de fevereiro de 2024

Suco Natural ou Fruta Inteira: o que é melhor para o Diabetes?

Sucos de frutas podem aumentar o risco de Diabetes, mas as frutas inteiras não, podem até reduzir o este risco.

Segundo estudo publicado no Bristish Medical Journal, comer mais frutas inteiras como, em especial, as Blueberries (No Brasil, chamadas de Mirtilos), Maçãs e Uvas tendem a reduzir o risco de desenvolver Diabetes Tipo 2.

No entanto, o consumo de suco natural de frutas no período da manhã, tido como hábito saudável por muitos anos, já aumenta o risco de indivíduos desenvolver a doença, devido à maior quantidade de açúcar (frutose – açúcar natural da fruta) presente em um copo de suco quando comparado a uma porção de fruta.

Compare:

  • Laranja – 1 unidade média – 100g – 47Kcal – 12g de  Carboidrato
  • Suco de Laranja – 1 copo de 200ml – 90Kcal – 21g de Carboidrato

Observe que um suco leva mais de uma fruta para ser feito, uma quantidade maior do que a fruta fresca, regularmente, ingerida em estado bruto / sólido. O suco, além de se apresentar na forma líquida, a absorção é  realizada de forma mais rápida pelo organismo,o que eleva o nível da glicose e reduz o tempo de saciedade.

A Pesquisa

O Mirtilo reduz o risco de Diabetes tipo 2 em  26%, enquanto as outras frutas, servidas em três porções diárias, reduzem apenas em 2%.

Realizada nos Estados Unidos, uma pesquisa acompanhou a dieta de 187 mil pessoas, ao final da pesquisa, deste total apenas 6,5% desenvolveram a Diabetes tipo 2.

Os pesquisadores usaram questionários alimentares para observar a frequência do consumo de frutas e quais as porções eram consumidas ao longo do dia. As frutas em questão, eram uvas frescas ou passas, pêssego, ameixa, damascos, pera, maçã, laranja, toranja (Grapefruit), morangos e mirtilos (Blueberries).

O Resultado

A análise dos dados recolhidos mostraram que três porções semanais de mirtilo, uva fresca e uva passas, maçã e peras reduziram significativamente o risco de desenvolver o tipo 2 da doença.

Níveis de Açúcar: Suco X Fruta

De acordo com o estudo publicado:

As frutas têm componentes altamente variáveis de fibras, de antioxidantes, de outros nutrientes e, também, de fitoquímicos que, juntos, influenciam diretamente, no risco da doença, mesmo que beneficamente.

Porém, quando é observado o impacto dos sucos de frutas natural, os pesquisadores chegaram a um leve aumento do risco de diabetes tipo 2, contra a redução provocada pela ingestão de frutas sólidas.

E agora, qual é melhor para saúde?

Ao substituir os sucos de frutas por mirtilos inteiros corta-se o risco em até 33%; Com uvas e com as passas, a redução e até 19%; Por peras e maçãs, em até 13% e, enfim, por uma combinação de frutas, a redução é em até 7%.

A substituição de sucos por laranjas, pêssegos, ameixas e damascos leva a um resultado similar.

Qi Sun, autor do estudo e professor de Harvard School of Public Health, nos Estados Unidos, explica: “- Ao fazermos um suco, separamos a polpa da fruta de seus fluídos, que, assim, são absorvidos mais rapidamente, aumentando não só os níveis sanguíneos de açúcar, como também, os níveis de insulina no sangue para conter esses açúcares”.

Para diminuir o risco de Diabetes tipo 2, o ideal seria diminuir o consumo de sucos e aumentar o de frutasaconselha Qi Suan.

Saber fazer boas escolhas alimentares faz toda a diferença em seus níveis de glicose no sangue. Te convido a conhecer o meu Livro 100% Digital “Diabetes & Você | Alimentação Sem Restrição”. Clique no botão abaixo para acessar.

E-BOOK D&V – ALIMENTAÇÃO SEM RESTRIÇÃO

Quer aprender receitas saborosas e saudáveis?
Clique no botão abaixo e conheça o livro digital 400 Receitas para Diabéticos do lanche a sobremesa.

400 RECEITAS PARA DIABÉTICOS

Gostou deste artigo? Deixe seu comentário ou dúvida. Todos serão respondidos!

 

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Imagem mostra um medidor de glicose com u lancetador e alguns alimentos crus, como macarrão, pimentão, alho, tomate e cebola

Alimentos ideais para quem tem diabetes

Quem tem diabetes deve cortar alimentos como refrigerantes e balas e investir nas fontes de …

19 Comentários

  1. Djanira de Matos Doelher

    Ola Monica muito obrigado por tudo que tem nos ajudado.Gostaria de saber se o suco de uva integral que vendem nos supermercados que vem dizendo no rótulo, sem açucar, agua etc se sao bons para quem tem diabetes.Um grande abraço e meu muitoooo obrigadooo mesmoooo.

  2. maria fabiana gomes da silva

    sou diabetica minha taxa sempre da alta uso insulina , porem sou compulsiva por doces , evito massa , so tomo adoçante ,arroz integral ,evito refrigerante , mais mesmo assim me sinto fraca as vezes caminho 30 min por dia ,tenho muito problema de circulaçao nao consigo uma dieta que me agrade e por este motivo nao consigo seguir , as fitas sao muito caras e nos posto nunca tem nao sei o que faço

  3. fiz o pedido do medicamento mais não sei quando e como vou receber
    gostaria de saber a forma.

  4. Gosto muito de frutas, principalmente manga, sei que deve ter um índice glicêmico

  5. elaine padilha da silva

    gostei dessa materia, pois gosto muito de frutas e sucos. tava na duvida qual melhor. agora sei obrigada

  6. EU sou diabetics econsumo muiro suck pois nao possi ficar sem me into mal todis is dias depois que fiquei com dabetes nunca maid me senti bem e nao sei maid oque faco

  7. Muito obrigado pelo carinho…continue nos ajudando!!!

  8. Eloah Grana de Menezes

    Muito obrigada. Pelas orientações , para mim elas são , valiosíssimas. Feliz Natal

  9. auxiliadora Maria de Oliveira Andrade

    Obrigada pelas informações elas são muito úteis, em relação ao suco quase não tomo, prefiro a fruta

  10. Marco Hilario da Silva Tavares

    Ola Mônica,

    Na vida prática ja havia observado essa diferença, quando ingeria suco natural de fruta, aproximadamente 200ml, sem adição de adoçante, a glicemia desequilibrava um pouco e era sentido de imediato (rápido),numa resposta média de 5 a 15 pontos positivos de glicemia,com a observação que dentro de 45 a 60 minutos sentia fome.
    Com a ingestão da fruta natural,não somente atende maior tempo de saciedade como também administra-se maior guantidade de fibras para o organsmo.Só não tive o cuidado de fazer a avaliação glicemica 30 minutos após ingestão da fruta. Porém o efeito de saciedade é bem prolongado.
    Agradeço por estar sempre nos alertando sobre os cuidados com o Diabetes.

  11. Meu marido tem diabetes ha tres anos ele toma remédio mais eu meço a glicemia dele de manhã e a atarde e da diferença por que dd manha ta dando 153 e a tarde ta dando 88 por que ta acontecendo isso

  12. Esse estudo fala da prevenção ao diabetes,isso se aplica ao diabético também?
    Tipo o uso dessas frutas na dieta,pode reduzir o açúcar no sangue do diabético?
    Essas frutas estão liberadas?

  13. Obrigada pelo carinho com que faz as publicações, elas são muito úteis!

  14. Tomo muito suco de mamão.
    Faz mal?

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"