fbpx
terça-feira , 6 de fevereiro de 2024
Sucos Naturais

Diabetes: 7 Combinações de Sucos Naturais Nutritivos

Com o objetivo de manter o corpo sempre hidratado, seja no calor do verão ou nos tempos mais secos, os sucos naturais são muito bem-vindos, pois contêm bastante água e são ricos em sais minerais e fibras.

Para a correria do dia a dia, os sucos simples como de maracujá, melão, ameixa, morango, limão, tangerina, manga, pera e abacaxi são os mais recomendados, pois são mais leves e possuem menor carga glicêmica que os demais.

Sucos compostos são perfeitos para momentos de relaxamento, seja em casa ou na rua, ideais como fonte de água e bem refrescantes, além de matar a sede são nutritivos.

Os sucos são uma ótima opção para a ingestão de frutas e vegetais. Melhor dizendo, os sucos concentram todos os benefícios da fruta e/ou do vegetal de maneira saborosa e de fácil consumo. Depois que pega gosto, nada impede de fazer em casa! #qualidadedevida

Fique por dentro!

  • Suco de Melão sem açúcar = 1 copo de 200 ml = 33 Kcal = 6 gramas de CHO
  • Suco de Melancia sem açúcar = 1 copo de 200 ml = 88 Kcal = 19 gramas de CHO
  • Suco de Morango sem açúcar = 1 copo de 200 ml = 43 Kcal = 9 gramas de CHO
  • Limonada sem açúcar = 1 copo de 200 ml = 10 Kcal = 3 gramas de CHO

Experimente! Não tenha medo de experimentar diferentes combinações de sucos, deixe seu gosto te guiar. Há muitos sabores para descobrir.

Sucos Naturais: combinações refrescantes e nutritivas

1 Suco de Tangerina com Gengibre

Tangerina: Fruta cítrica, essencial no fortalecimento do sistema imunológico por ser rica em vitamina C, além de ter um grande poder antioxidante. Rica em Vitamina A, que é indispensável para saúde dos olhos e da pele, e aumenta a resistência a infecções. Contém sais minerais, como potássio, cálcio e fósforo. Conhecida pelo efeito diurético.

Gengibre: Possui sabor picante e pode ser usado tanto em preparações doces ou salgadas. Contém Vitamina B6 e também os sais minerais: cobre, magnésio e potássio. Auxilia no processo inflamatório, em gripes e resfriados, tem efeito desintoxicante, indicado para náuseas e vômitos, aumenta a vitalidade e imunidade.

INGREDIENTES:

  • 6 tangerinas
  • 10g de gengibre
  • 3 pedras de gelo
  • Adoçante a gosto

MODO DE PREPARO:

Descasque as tangerinas e esprema. Descasque e rale o gengibre. Bata tudo no liquidificador, coe e adoce se necessário. Coloque o gelo e sirva em seguida.

2 Suco de Abacaxi com Hortelã

Hortelã: É utilizada como aromatizantes em certas preparações culinárias. Apresenta em sua composição Vitaminas A, B, C e os minerais: cálcio, fósforo, ferro e potássio. Muito utilizada para tratar gripes e resfriados, e ajuda na defesa do organismo. Seu poder analgésico alivia dores de cabeça, auxilia na digestão e melhora a mesma.

Curiosidade: A hortelã é uma das plantas medicinais mais antigas, sendo considerada, sem dúvida, a planta com melhor efeito digestivo.

Abacaxi: Possui sabor agridoce e tem grande valor nutritivo. Contém potássio, magnésio, ferro, fósforo e cálcio. As vitaminas presentes são numerosas, sendo uma ótima fonte alimentar. Rica em Vitamina A, B1, C, porém não contém Vitamina D. Ótimo auxiliar no processo digestivo, rica em celulose, melhorando o funcionamento do intestino. Possui uma substância chamada Bromelina que facilita a digestão de carnes. É excelente após um churrasco.

A Vitamina A é conhecida como a vitamina dos olhos e da pele, mas é muito boa também para o sistema imunológico, além de facilitar a circulação sanguínea.

Dica: É um ótimo alimento para o verão, pois é composto por 86% de água, ajudando na hidratação do organismo, essencial nessa época do ano.

INGREDIENTES:

  • 2 colheres (sopa) de hortelã picada
  • 10 rodelas de abacaxi
  • 1 xícara de cubos de gelo
  • ½  Litro de água

MODO DE PREPARO:

  1. Descasque o abacaxi e parta em rodelas, e depois pique a hortelã. No liquidificador, bata todos os ingredientes, exceto o gelo, por 5 minutos, e depois passe na peneira. Sirva em seguir com cubinhos de gelo.

3 Suco de Erva-Doce e Maçã

Erva-Doce: É rica em potássio, sódio e Vitaminas B1 e B2.  Boa fonte de hidratação, combate a contração muscular, câimbras e inflamação.
Possui propriedades medicinais que ajudam o intestino a trabalhar corretamente, combatendo cólicas, gases, má digestão e diarreia. No mais, é boa para vias urinárias, reduz inchaço e tem efeito diurético. Nada melhor que seu efeito calmante.

Dica: Além de chás e sucos, pode ser utilizada na fabricação de pães, bolos, biscoitos e licores.

Maçã : Contém as Vitaminas do Complexo B: B1 (Tiamina), B2 (Riboflavina) e B3 (Niacina), além dos sais minerais fósforo, ferro e potássio, cujo o alto teor libera o sódio excedente, eliminando o excesso de água retida no corpo, ou seja, efeito diurético. Quantidade relativamente baixa de Vitamina C, porém é rica em outros antioxidantes.

INGREDIENTES:

  • 115g de erva doce seca ou fresca
  • 3 Maças com cascas

MODO DE PREPARO 1:

  1. Corte a erva doce e as maçãs em tiras finas e leve-as a centrífuga.

MODO DE PREPARO 2:

  1. Retire o miolo das maçãs, principalmente os caroços. Corte a erva doce e as maçãs em tiras finas. Coloque os ingredientes no liquidificador, adicione 200 ml de água gelada e bata. Se necessário, adicione mais água. Agora coe e sirva gelado. Se preferir, faça o chá da erva doce e bata a maçã.

4 Suco Encantado – Maça e Uva Roxa

Maçã: Ver Suco 3

Uva Rubi: Rica em carboidratos, também apresenta quantidades de Vitaminas do Complexo B e Vitamina C. Fornece boas doses de minerais, como: potássio, fósforo, cálcio, magnésio, cobre e iodo. O cobre é elemento essencial à vida, no organismo humano participa do processo de fixação do ferro na hemoglobina do sangue. Encontrado em altas concentrações no cérebro e fígado. O iodo é essencial por ser parte integrante dos hormônios da tireoide, seu déficit causa hipotireoidismo e seu excesso hipertireoidismo.

A composição da uva muda conforme sua variedade. No entanto, em sua maioria contém açúcar, Niacina que é uma Vitamina B3 necessária para a circulação adequada e pele saudável, e ajuda no funcionamento do sistema nervoso, no metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas, e na produção de ácido clorídrico para o sistema digestivo, reduzindo o colesterol e melhorando a circulação.

Curiosidade: O resveratrol é um polifenol que pode ser encontrado principalmente na casca das uvas pretas, como no caso da Rubi. Quanto mais intensa for a cor da uva, maior o seu conteúdo em polifenóis. Diversos estudos associam a proliferação indesejada dos radicais livres a diversos tipos de lesões ao organismo, os polifenóis são antioxidantes e vêm demonstrando sua capacidade de combater os radicais livres e seu efeito benéfico para saúde humana. Estudos indicam que o resveratrol pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol LDL e aumentar os níveis de colesterol HDL, o colesterol bom.

INGREDIENTES:

  • 2 maçãs
  • 1 cacho de 150g de Uva Rubi, de preferências naturais
  • 500 ml de água gelada

MODO DE PREPARO:

  1. Corte as maçãs em gomos finos e retire as sementes. Leve tudo para a centrífuga ou liquidificador, neste caso é só coar no final. Adicione água. Não é necessário adoçar, saboreie ao natural.

Dica: A doçura faz deste suco vencedor. É perfeito para ser tomado a dois, enquanto se assiste ao por do sol.

5 Refresco de Abacaxi com Laranja

Abacaxi: Ver Suco 2

Laranja: Muito conhecida por ser fonte de Vitamina C, seu nutriente mais importante e abundante.  Sendo a Vitamina C um antioxidante, que protege contra os danos causados às células por radicais livres e ajuda a reduzir o risco de doenças, como: câncer, doenças cardiovasculares e derrame cerebral. A parte fibrosa do bagaço é um grande estimulador do funcionamento intestinal. Laranja também é rica em Vitamina do Complexo B, um pouco de Vitamina A e os minerais cálcio, fósforo, potássio e sódio.

INGREDIENTES (Porção Individual):

  • 1 rodela 2,5 cm de abacaxi
  • 1 laranja

MODO DE PREPARO:

  1. Remova e descasque a casca do abacaxi. Corte a rodela e depois as tiras. Descasque a laranja, deixando o máximo de pele branca e corte ela em pedaços. Processe as frutas na centrífuga ou no liquidificador, neste caso, adicione um pouco de água e coe.

6 Refresco de Laranja e Lima

Laranja: Ver Suco 5

Lima da Pérsia: Apresenta-se na forma de uma fruta cítrica de baixa acidez. Entre os benefícios da fruta merecem destaque a quantidade de sais minerais, como cálcio e potássio. Possui também um alto índice de vitamina C e atua como desintoxicante natural, auxiliando no aumento da imunidade, atenuando as gripes e resfriados. Apreciado como auxiliar da digestão, possui propriedades diuréticas e auxilia na cicatrização de feridas gástricas.

Dica: O suco da lima da pérsia deve ser tomado imediatamente após o seu preparo, porque ele amarga em poucos minutos.

Curiosidade: A cultura popular diz que o chá feito a partir da casca fervida, quando tomado regularmente após as refeições, ajuda a prevenir as palpitações cardíacas.

INGREDIENTES:

  • 1 laranja grande
  • ½ lima com casca
  • ¼ de xícara de água mineral com Gás
  • 1 rodela de laranja para guarnecer

MODO DE PREPARO:

  1. Descasque a laranja e deixe o máximo possível da pele branca (retire somente a 1º camada da cor laranja). Corte em pedaços ou separa em gomos. Corte a lima da pérsia após a boa higienização e corte a lima em rodelas finas. Bata tudo na centrífuga ou no liquidificador. Adicione a água mineral e guarneça com uma rodela de laranja. Se usar o liquidificador, não se esqueça de coar antes de adicionar a água.

Dica: Ótima combinação de Vitamina C, portanto é excelente no inverno para manter longe os resfriados.

7 Suco Sabor do Meu Verão

Eu, particularmente, adoro sucos naturais! Não só pelos seus inestimáveis valores nutricionais e benefícios à saúde, mas também pela sensação refrescante e nutritiva que um gole nos faz sentir. São revigorantes!

Os Sucos podem ser simples ou compostos, de duas ou mais frutas, com vegetais ou hortaliças,  apesar de confessar que vegetais ainda não entraram na minha diversidade.

Melancia: Contém 90% de água e sais minerais sendo uma ótima ajuda para manter-se hidratado e desintoxicar o organismo, devido a sua ação diurética. Além de água, a fruta é composta por carboidratos, proteínas, Vitamina A e C, Vitaminas do Complexo B, licopeno e sais minerais, como cálcio, ferro e fósforo.

Licopeno: é uma substância carotenoide que dá a cor avermelhada da melancia. É um antioxidante que, quando absorvido pelo organismo, ajuda a impedir e reparar os danos às células causados pelos radicais livres.

Ao organismo a melancia apresenta os seguintes benefícios: ação diurética, poder antioxidante, beleza estética, propriedade depurativa, ação desintoxicante, benéfica para todo o aparelho urinário e digestivo. Também é calmante, ajuda a reduzir os níveis de colesterol e, por fim, tem efeito anticancerígeno.

Curiosidade: Uma pesquisa preliminar indica que o consumo de melancia pode ter efeitos anti-hipertensivos.

INGREDIENTES:

  • 300g de melancia (aproximadamente 1/8 da melancia média)

MODO DE PREPARO:

  1. Corte a melancia, retire a casca verde atá a parte branca e depois bata (com semente) na centrífuga ou no liquidificador. Depois coe e sirva bem gelada.

Dica: O suco de melancia pode ser servido com gelo feito com água de coco, e fica simplesmente uma delícia com algumas folhinhas de hortelã para aromatizar o suco. É um máximo, experimente!

Dica Extra

Uma alimentação balanceada durante todo o ano garante equilíbrio e saúde. A falta de informação sobre a alimentação é um problema bastante sério e que incomoda muitas pessoas, especialmente quem tem diabetes. E uma das principais perguntas é: “O que devo comer para não elevar meus níveis de glicose?”.

Por isso, te digo que sei exatamente o que você pode comer para manter seus níveis de glicose controlados e ainda festejar de forma tranquila. Sim, esqueça o mito de que comida para quem tem diabetes deve ser sem graça e sabor, isto está ULTRAPASSADO. Você verá como isso é possível no Livro Digital 500 Receitas para Diabéticos, do Makallister Reis.

Então, clique no botão abaixo para conhecer o Livro Digital 500 Receitas para Diabéticos, em que você vai descobrir como se alimentar de forma consciente sem levar a descontroles dos seus níveis de glicose.

E-BOOK 500 RECEITAS PARA DIABÉTICOS

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

O que é Diarreia Diabética

Será que o diabetes pode causar diarreia? A diarreia é um sinal comum para várias …

6 Comentários

  1. Gostei ,vou experimentar alguns

  2. Sou diabético e parabenizo a nutricionista Camila Cialdine pela inciativa

  3. Ótimas dicas e pouco calóricas.

  4. Parabéns pela postagem, adorei as receitas, são com combinações perfeitas!

  5. dalton cançado lopes de faria

    muito bom, alguns já conheço, vou experimentar os outros. Parabens grande materia vou repassar.

  6. Meu preferido é de Morango com Abacaxi!
    Abraço.

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"