fbpx
segunda-feira , 5 de fevereiro de 2024

Diabetes: Tatuagem Controla Níveis de Glicose em Tempo Real

Quem tem diabetes pode fazer tatuagem?

Qual é o adolescente que nunca pensou em fazer uma tatuagem? Os pais ficam receosos, quando esta demanda chega em casa. A preocupação aumenta, ainda mais, quando se trata de alguém que tem diabetes, não é mesmo?

Ter uma tatuagem identificando sua condição de diabético, pode ser muito útil. Imagine se você sofre um acidente e esta desacordado, esta tatuagem pode mostrar que você é uma pessoa que não esta apto ao uso de soro glicosado, evitando assim uma hiperglicemia.

No texto abaixo, pontuei os cuidados e riscos de se fazer uma tatuagem, mas saiba que no futuro, quem tem diabetes ter uma tatuagem pode ser uma forma mais fácil de controlar os níveis de glicose.

O que é Tatuagem?

A tatuagem é uma forma de arte, usada para decorar a pele do corpo de maneira definitiva. As marcas permanentes são feitas usando tinta que é depositada através de um agulha na segunda camada da pele conhecida como a derme. Após a ferida a cicatrização da ferida que forma, o desenho fica exposto através da epiderme, ou sela, na camada externa da pele. As células da derme são muito mais estáveis ​​do que as células da epiderme, então a tinta da tatuagem permanecerá no lugar, com menor desvanecimento e dispersão, para toda a vida de uma pessoa.

A tatuagem é um processo invasivo que utiliza uma máquina elétrica, que se assemelha a uma broca de dentista. A máquina move uma agulha sólida para cima e para baixo para perfurar a pele entre 50 e 3.000 vezes por minuto. A agulha penetra a pele em cerca de um milímetro e deposita uma gota de tinta insolúvel na pele em cada punção.

Por lei, a idade mínima para se tatuar sem autorização dos pais é de 18 anos.

A tatuagem e o Piercing estão cada vez mais populares. O risco de adquirir uma infecção a partir de uma aplicação de tatuagem ou piercing é igual para todo mundo. Ou seja, quem tem diabetes NÃO corre mais risco de infecção em relação a uma pessoa que não tenha. No entanto, se o quadro envolver um comprometimento dos vasos na microcirculação, o controle de uma eventual infecção seria mais complicado.

Então, ter diabetes não significa que você não pode fazer tatuagens, mas antes de decidir fazer uma, você deve estar bem e garantir que seus níveis de glicose estejam bem controlados.

Com o que devo me atentar?

Conheça agora os riscos e cuidados que quem tem diabetes deve se atentar ao tomar a decisão de colocar um piercing ou fazer uma tatuagem

Cuidados:

Conheça os cuidados que você deve ter para fazer uma tatuagem ou colocar um piercing.

  1. Seus níveis de glicose no sangue podem aumentar, pois este é um processo longo, doloroso e estressante, ainda mais se o desenho escolhido é grande e complexo.
  2. Evite tatuar nas áreas de aplicação de insulina, como braços, coxas, nádegas e abdômen.
  3. Certifique-se que o estúdio de tatuagem e o tatuador seguem todos os critérios de higiene e limpeza exigidos pela vigilância sanitária.

Riscos:

Veja abaixo quais os riscos que quem faz uma tatuagem ou coloca um piercing está sujeito.

  • Você pode sofrer uma reação alérgica às tintas utilizadas para realizar a pigmentação
  • Você pode ter uma infecção na área tatuada caso o equipamento do estúdio não estiver devidamente higienizado. O local tatuado forma uma ferida, que se não cuidada adequadamente após a aplicação da tatuagem, também, pode infeccionar.
  • Como falado anteriormente, a ferida do local da tatuagem pode formar cicatriz superdimensionada conhecida como queloide, que pode ser irritável e ligeiramente dolorosa.
  • Certifique-se de que a agulha e a tinta usada para a realização da tatuagem sejam nova e estão esterilizadas, pois te colocam em risco de adquirir doenças transmitidas pelo sangue, como HIV e Hepatite B ou C.
  • Níveis muito elevados de glicose no sangue podem atrasar a cicatrização da pele tatuada e aumentar o risco de infecção.
  • Mudança de coração – tirar uma tatuagem é muito mais difícil e mais caro do que ter feito, então tenha certeza de que você tem 100% de certeza sobre o seu plano de tatuagem antes de prosseguir.

Tatuagem que altera a Cor com a Glicose

O MIT – Massachusetts Institute of Technology em parceria com a Escola de Medicina de Harvard, desenvolveu uma tinta de tatuagem que altera a cor quando ocorrem mudanças nos níveis de glicose no sangue em tempo real.

A tinta atua como um biossensor, sensível aos níveis de glicose nos líquidos intersticiais – os líquidos que envolvem as células do tecido no corpo.

Quando a tinta da tatuagem detecta uma alteração nos níveis de açúcar no sangue, ela muda de cor. Se os níveis de glicose no sangue estiverem baixos, ela muda de marrom para azul, e se alto, ela muda de azul para marrom.

Os pesquisadores também desenvolveram tintas que percebem os níveis de sal e pH.

Se você já tomou a decisão de fazer uma tatuagem e gostaria de unir o útil ao agradável, vou te decepcionar….

Infelizmente, esta tinta, ainda não está disponível para uso em humanos. Os pesquisadores testaram as tintas somente em pele de porco, usando injeções para alterar os níveis de fluidos a serem detectados.

Antes que esta incrível tecnologia possa ser aprovada em seres humanos, ela precisará passar por vários estágios de testes rigorosos, provavelmente em animais primeiro e depois eventualmente em pessoas, para detectar se vão provocar reações adversas ou possíveis alergias.

As tatuagens poderiam no futuro atuar como um método não-invasivo para controle do diabetes. Ter uma tatuagem sensível à glicose poderia tornar a vida de quem tem diabetes mais fácil.

Conhecendo o Tratamento

Entender seu tratamento é fundamental para que você consiga um bom controle glicêmico e assim mais qualidade de vida. Se você quer saber mais sobre os detalhes que podem comprometer o seu tratamento, sugiro a leitura do e-book “Desvendando os Segredos do Diabetes”. O Conhecimento é a ponte para uma vida plena e saudável de quem tem diabetes. Clique no botão abaixo e conheça melhor o seu tratamento:

QUERO CONHECER MEU TRATAMENTO

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

O que é Diarreia Diabética

Será que o diabetes pode causar diarreia? A diarreia é um sinal comum para várias …

2 Comentários

  1. Boa noite,fui diagnosticada com diabetes tipo 2 semana passada e estou tomando 4 capsulas de Cloridrato de metformina depois da janta,a minha dúvida é que quando perguntei para a médica se preciso comprar algum tipo de medidor para monitorar a diabetes ela negou e pediu para repetir o resultado dos exames em 3 meses,isso é normal?

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"