fbpx
segunda-feira , 5 de fevereiro de 2024

Uma lata de refrigerante comum por dia aumenta risco de Diabetes

 

Beber uma ou mais latas de refrigerantes açucarados por dia aumenta o risco de Diabetes na vida adulta em 22%, de acordo com um estudo europeu publicado na revista britânica Diabetologia.

05_03_nutricionista

Pesquisa foi baseada a partir de dados coletados de 350 mil europeus de 8 países diferentes do Reino Unido, sugere que efeito da bebida com açúcar não é puramente ligado ao peso corporal. Alemanha, Dinamarca, Itália, Espanha, Suécia, França e Holanda tiveram cidadãos questionados sobre suas dietas.

O consumo diário de bebidas açucaradas, como refrigerantes comuns, pode aumentar o risco de desenvolver diabetes mellitus do tipo 2 de uma pessoa em cerca de 20%, sugere o estudo  do Imperial College London.

Para cada lata de refrigerante que um indivíduo bebe por dia, o risco de diabetes aumenta mais, disse pesquisadora Dora Romaguera, do Imperial College London. Potanto, pesquisadores recomendam retirar bebidas que não sejam diets da dieta.

Os pesquisadores, liderados por Dora Romaguera, avaliaram o consumo de sucos, refrigerantes e refrescos adoçados com açúcar e os adoçados artificialmente. Neste caso, descobriram que a ingestão de cada 336 ml de refrigerante açucarado, aproximadamente uma latinha, por dia aumenta o risco de diabetes tipo 2 em, exatos, 22% em relação a quem consome uma lata ou menos por mês.

Após a contabilização de consumo de energia total por dia e o IMC (Índice de Massa Corporal) este aumento de riscou teve uma ligeira queda para 18%, sugerindo que o efeito do refrigerante adoçado com açúcar no diabetes não é puramente ligado ao peso corporal.

De qualquer forma, recomendamos um limite no consumo de alimentos e bebidas açucarados porque, por serem ricos em calorias, eles podem levar a um ganho de peso e nós sabemos que a manutenção de um peso saudável é muito importante para a prevenção do diabetes tipo 2.

Pessoas que bebem mais refrigerantes adoçados artificialmente também foram mais propensas a ter diabetes tipo 2, mas esta associação parece ser porque os participantes com um IMC mais elevado tendem a beber mais bebidas adoçadas artificialmente e também são mais propensos a desenvolver diabetes.

O aumento no consumo dessas bebidas na Europa, fez com que a pesquisa concluísse que é preciso dar à população informações claras sobre os seus efeitos sobre a saúde. O consumo de suco de frutas não tem o mesmo efeito o de refrigerante com açúcar. Neste caso, o consumo do suco de fruta puro ou néctar não foi associado com o risco de diabetes.

A pesquisa parece confirmar estudos americanos sobre o mesmo tema. Veja o porque: Uma meta-análise de estudos prévios,na América do Norte, encontrou como resultado um aumento de 25% no risco de Diabetes tipo 2 para cada bebida açucarada consumida no dia.

Estudos concluem que o consumo de uma porção de bebida açucarada por dia aumenta o risco de diabetes. Portanto, fica claro que esse é um risco que podemos facilmente eliminar: Basta trocar os refrigerantes com açúcar por refrigerantes diet/zero ou, ainda melhor, cortar os refrigerantes de nossa dieta.

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Imagem mostrando alimentos saudáveis como frutas e legumes: tomates, brócolis, maçã. Uma fita métrica amarela com a numeração em preto um medidor de glicose e um estetoscópio

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do …

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"