fbpx
terça-feira , 6 de fevereiro de 2024

Uma semana de Victoza

Há uma semana, minha médica alterou meu tratamento e comecei a usar Victoza (liraglutida), o famoso da capa da Veja (risos). Victoza é um medicamento para controle do diabetes tipo 2, e só deve ser utilizado por prescrição médica. Ele também ajuda a perder peso. Não sou DM2, sou MODY (um tipo genético) como já expliquei algumas vezes por aqui.

Meu controle não estava dos piores com o hipoglicemiante oral, mas a minha glicemia basal estava alta. E a minha médica disse é super indicado para o meu caso, por preservar as células beta do pâncreas. Apesar do que dizem, não espero um milagre, espero resultados positivos. Em primeiro lugar, melhora no controle glicêmico. Em segundo, uma leve redução de peso, o que pode contribuir também para um controle mais adequado.

O Victoza foi desenvolvido pela farmacêutica Novo Nordisk, e é o primeiro medicamento injetável para diabetes tipo 2. Trata-se do primeiro análogo de GLP-1 (molécula normalmente presente no corpo humano – fabricada no tubo digestivo – que age no pâncreas estimulando a liberação de insulina na presença de glicose) de dose diária única desenvolvido para o tratamento de diabetes tipo 2. Ao mesmo tempo, promove perda de peso, já que retarda o esvaziamento gástrico e aumenta a sensação de saciedade após as refeições.

O fato é que voltei à caneta e às agulhas (para quem não sabe, usei insulina durante a gravidez). E tenho medido a glicemia com mais frequência para ver como o meu corpo está reagindo.

E após a primeira semana, que é de adaptação ao medicamento (quando você toma apenas meia dose), já passei para a dose intermediária. Sem grandes efeitos colaterais. Já tive melhora dos enjoos, mais frequentes nos primeiros dias. Sinto bem menos fome. Simplesmente parece que o meu estômago diminuiu de tamanho. Pelo valor que gastava e tenho gasto no restaurante por quilo, dá para perceber o efeito. Houve uma pequena redução do peso: 900 gramas. E a glicemia de jejum já estava significamente mais baixa hoje. Na semana de adaptação, usei junto com hipoglicemiante, mas não apresentei nenhum episódio de hipoglicemia.

Metas: melhorar o controle, voltar para a academia e melhorar a minha alimentação.

Vamos em frente! Conto com o apoio de vocês!

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Quem tem diabetes pode engravidar?

Se você veio até esse post deve estar em busca da resposta para a pergunta: …

4 Comentários

  1. Gostaria imensamente de usar o victoza,mas o alto custo????não me deixa nem pensar no assunto.

  2. O PREÇO DO VICTOZA É MUITO ALTO?

    • Maria Aparecida,

      O preço do Victoza ´no Brasil é o menor do mundo. Nos Estados Unidos o valor da caixa com 2 canetas gira em torno de 345.00 Dolares.

  3. Esse medicamento, acabara de vez con o problema, ou vc ficara escrava dele?

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"