fbpx
segunda-feira , 5 de fevereiro de 2024

Vacina para Cura do Diabetes: verdade ou mito?

Ontem começou a circular nas redes sociais no Brasil, um vídeo sensacionalista, sobre uma vacina que cura o diabetes tipo 1. Muitas pessoas estão me marcando nestas postagens do facebook, perguntando e pedindo minha opinião sobre o assunto.

Mas quem sou eu para poder falar sobre este assunto?

Sou Monica Lenzi, sou farmacêutica formada a mais de 28 anos. Sou Educadora em Diabetes qualificada pela IDF – Federação Internacional do Diabetes, SBD – Sociedade Brasileira de Diabetes. Tenho 10 anos de experiência no atendimento a pessoas com diabetes e seus cuidadores.

Mantenho este blog desde 2008, quando comecei a pesquisar e publicar artigos e vídeos sobre diabetes, no intuito de melhorar a vida de quem tem diabetes, através da Educação.

Atualmente rodo o Brasil dando palestras sobre diabetes, para os meus colegas farmacêuticos, pois eles são os profissionais de saúde mais próximo da população. Estando meus colegas qualificados, eles  me ajudam a cumprir minha missão de vida, que é: “Melhorar a qualidade de vida do maior número de pessoas com diabetes possível”.

Este é o motivo pelo qual estou escrevendo este artigo. Me sinto na obrigação de esclarecer alguns pontos, que estão por trás deste post no facebook e contar a verdade sobre a vacina que está sendo estudada.

A verdade sobre a vacina:

A vacina realmente está em pesquisa no laboratório chefiado pela Dra. Denise Faustman, mas ainda não tem data prevista para estar sendo comercializada.

Existe uma pesquisa de cura do diabetes tipo 1, baseada na vacina BCG. Esta pesquisa é financiada pela Fundação Família Iacocca.  Lee Iacocca, foi um grande executivo da indústria automobilística americana e perdeu sua esposa devido as complicações do diabetes.

Sua fundação vem suportando a pesquisa da Dra. Denise Faustman, chefe do laboratório de Imunobiologia do Hospital Geral de Massachusetts , que está envolvida na descoberta e desenvolvimento de novos tratamentos para diabetes tipo 1 e outras doenças auto-imunes, incluindo a doença de Crohn, lúpus, esclerodermia, artrite reumatóide, síndrome de Sjögren e esclerose múltipla.

Sua pesquisa se baseia em  descobrir como a vacina BCG desencadeia o sistema imunológico para produzir uma proteína que mata as células T anormais que impedem a capacidade do pâncreas para produzir insulina.

A BCG é usada para pacientes com tuberculose há mais de 100 anos. Alguns especialistas médicos também usam esse tipo de vacina para tratar o câncer de bexiga, o que só prova que a vacina é realmente segura. Agora, sua efetividade será testada para pacientes diabéticos.

Em 2016, o FDA, órgão americano que regulamenta as pesquisas e uso de novas terapias medicamentosas, liberou os testes da vacina em humanos com diabetes e anunciou o uso da vacina em 150 pacientes diabéticos tipo 1.. Esta notícia foi amplamente divulgada naquela ocasião.

Pacientes que sofrem de diabetes tipo 1 tem um problema na produção de insulina suficiente no corpo porque o sistema imunológico destrói a célula beta, que são responsáveis pela produção e secreção de insulina. Quando o corpo tem uma quantidade excessiva de células T, ocorrerá um problema nas ilhotas pancreáticas; Onde a insulina é produzida. O papel principal da vacina é remover as células T.

A substância conhecida como Fator de Necrose Tumoral (TNF) destrói as células T no sistema. Os diabéticos que fizeram uso da vacina BCG duas vezes por mês, tiveram um aumento na quantidade de TNF no corpo, apresentaram diminuição que na quantidade de células T perigosas e além disso, alguns dos pacientes começaram a produzir sua própria insulina.

Estão programados novos testes que serão conduzidos em pessoas com idade de 18 e 60 anos. Pacientes que participam do ensaio receberão aplicações com a vacina BCG duas vezes em um período de um mês e, em seguida, uma vez por ano dentro do período de quatro anos.

A diretora do Laboratório de Imunobiologia do Hospital Geral de Massachusetts em Boston, Dr. Denise Faustman, diz que seu objetivo é uma resposta terapêutica duradoura. O teste não é apenas para a prevenção, mas para fazer um tratamento antecipado para aqueles que estão sofrendo na fase avançada da doença.

O perigo das dietas milagrosas:

O que eu não concordo é com atitudes tais como: ao clicar no post, você é direcionado para um falso site, que imita o Portal do Programa Bem Estar da Globo no site G1.

 

Se você prestar atenção onde digitamos o endereço do site que queremos acessar, ele não mostra o endereço correto para o site do programa Bem Estar, que é: http://g1.globo.com/bemestar/, pois este endereço é falso e esta notícia não foi publicada pelo site Bem Estar. Veja abaixo o site correto: 

 

Percebeu com os sites são parecidos? O que os difere são detalhes que muitas vezes passam despercebidos por nós.

Site falsos tem direcionado pessoas bem intencionadas em busca de informações sobre diabetes a dietas restritivas e inadequadas, que podem colocar sua saúde em risco.

Dietas que restringem o consumo de carboidratos e liberam o consumo de proteínas, elevam o risco de hipoglicemias em pessoas com diabetes.

É importante que você fale com seu médico antes de reduzir significativamente sua ingestão de carboidratos. Isto é especialmente importante se você estiver em uso de medicações hipoglicemiantes (auxiliam na diminuição dos níveis de glicose no sangue), tais como a insulinas, hipoglicemiantes Orais tais como: sulfonilureias ou glinidas, medicamentos que estimulam o pâncreas a produzir e secretar mais insulina.

Pacientes diabéticos que já apresentam lesões renais, também devem ter muito cuidado com dietas milagrosas. O consumo elevado de proteínas pode danificar ainda mais os rins.

Pacientes com diabetes só devem seguir um tipo de dieta orientada por profissional habilitado (nutricionista especializado em diabetes ou endocrinologista), dietas milagrosas, com restrições importantes de um determinado grupo de alimentos são extremamente perigosas, pois podem gerar complicações graves e até fatais, como a cetoacidose diabética.

Dietas restritivas de carboidratos (Low Carb) são proibidas para quem tem Diabetes tipo 1, pois é o carboidratos que, na medida certa, fornecer energia para o corpo. Quando as necessidades calóricas não estão sendo supridas pela ingestão de carboidratos, o corpo passa a utilizar as células de gordura com esta finalidade.

O produto da queima de gordura são os corpos cetônicos, que quando em excesso na corrente sanguínea, levam a um desequilíbrio bioquímico do organismo, levando a cetoacidose.

A cetoacidose diabética é uma das conseqüências mais graves do Diabetes Mellitus. Ocorre em diabéticos tipo 1 e muito raramente no tipo 2, levando o paciente a óbito se não tratada.

Para saber mais sobre cetoacidose, clique aqui.

Na verdade, a melhor alimentação para a pessoa com diabetes é aquela que contempla todos os grupos alimentares (carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas e minerais), em quantidades apropriadas e associada hábitos de vida saudáveis. 

Procure um nutricionista, pois este é o profissional que pode elaborar uma dieta personalizada e especifica para você.

Tratamento Individualizado para Diabetes

O tratamento para diabetes é individualizado, o que funciona com seu amigo ou vizinho, pode não funcionar com você. A melhor maneira de você conseguir dominar o controle do diabetes é através do conhecimento.

Você deve conhecer seu corpo e suas condições de saúde. Conhecer os grupos alimentares e como eles impactam seus níveis de glicose no sangue, vão te permitir a fazer boas escolhas alimentares.

A falta de informação sobre alimentação é um problema bastante sério e que incomoda muitos diabéticos. Por este motivo eu escrevi o Livro Digital “Alimentação Sem Restrição”, que vai te mostrar como você pode comer comidas que adora e ainda assim manter os níveis de glicose controlados.

Clique no Botão Abaixo para conhecer o Livro Digital “Alimentação sem Restrição”, onde você vai descobrir como se Alimentar de Forma Consciente sem Levar a Descontroles dos seus Níveis de Glicose.

E-BOOK ALIMENTAÇÃO SEM RESTRIÇÃO

 

“Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses.”

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Primeira insulina produzida pela universidade de Toronto

Insulina, o “Elixir da Vida”, Completa 100 anos de Descoberta

A insulina, o “Elixir da Vida”, completa 100 anos de descoberta no dia 27 de julho …

103 Comentários

  1. Great post but I was wanting to know if you could write a litte more on this topic?

    I’d be very grateful if you could elaborate a little bit further.

    Many thanks!

  2. With havin so much content and articles do you ever run into any issues of plagorism or copyright violation? My blog has a lot of unique
    content I’ve either authored myself or outsourced but it looks like a lot of it is popping it up all over the web without my authorization. Do you know any solutions to help protect against content from being ripped off?
    I’d truly appreciate it.

  3. Gostei da materia, muito ilucidativa, pois cada vez mais exixtem sites, espalhando mentiras e a cultura de Desinformação. Li um pouco mais sobre a pesquisa da Dra. Denise Faustman, e a previsão é estar dispovinvel por volta 2023,

    Contunue com o trabalhao , pois precisamos deste tipo de iniciativa.

    Pedro Ngalaxi – Caxito, Angola

  4. Jucilene Barros kipper

    Olá, Mônica.
    Sou diabética tipo II há 30 anos, com complicações de retinopatia, gostaria de saber se e como posso participar de algum programa experimental como voluntaria, de tratamento nessa área.
    Grata pela atenção.

  5. Boa noite Dra, qual a possibilidade de meu irmão participar desse teste com a vacina contra o diabetes, ele tem 55 anos, está num estágio bem avançado não tendo qualidade de vida, gostaria muito poder ajudar, me sinto muito mal vendo o sofrimento dele.

  6. Acredito que não tenha más intenções, mas não deveria falar de dietas, sem entender muito bem do metabolismo energético de cada nutriente. Parei de ler o texto, quando diz que diabéticos do tipo 1 são proibidos de fazer dieta low carb.

    1- Dieta low carb não tem mais proteínas que as outras, ela tem pouco ou quase nenhum CHO e tem maior quantidade de gorduras naturais.
    2- Nosso organismo só usa a glicose como fonte de energia quando é dependente de CHO. Imagina nossos antepassados, todos sem energia pra caçar, já que não existia nenhuma farinha, açúcar e etc.
    3- É necessário muito acompanhamento médico e nutricional para diabéticos realizarem a dieta/estilo de vida low carb, pode mesmo ser perigoso, para leigos. Na fase de adaptação apenas. Mas nosso organismo é absolutamente capaz de gerar corpos cetônicos através do metabolismo da gordura e usá-la como fonte de energia.

    Resisti muito até decidir entrar na low carb. Sou fisiologista, pesquisadora em diabetes e diabética há 20 anos. Nem com todos os meus estudos, consegui minimizar os efeitos da labilidade de minha doença e mantinha uma glicada de 11%. Assim que iniciei a dieta (1 mês após) atingi 6.8% de glicada, isso pq é uma média de 3 meses, com certeza baixou ainda mais. Nunca mais fiz hipoglicemias, pois meu organismo não usa mais os CHO como principal fonte de energia, nunca mais desmaiei na rua e nem em casa.
    Meus rins? Voltaram a ser de criança!
    Usava 62Ui de basal, fazendo dieta tradicional. Hoje uso 12Ui e estou baixando sempre mais.

    • ​B​om dia Silvia!

      Obrigada pelo seu comentário em meu blog.

      Minha abordagem daquela maneira é pensando na maioria das pessoas que não tem o conhecimento tão profundo sobre o assunto como você.​

      Já estou na internet falando sobre diabetes a mais de 10 anos e vejo que a grande maioria das pessoas procuram por um milagre e desta maneira embarcam em armadilhas como dietas de certos médicos (métodos vendidos na internet), água de quiabo, Vinagre de maçã, etc…

      ​Ao adotarem este tipo de dietas, muitas delas abandonam o tratamento convencional e o acompanhamento médico periódico, acreditando estarem curadas.​

      M​eu objetivo aqui é orientar e esclarecer. Gostaria de convidá-la a escrever um artigo sobre este assunto, para que eu possa publicar no meu site, dando os devidos créditos a você, que além de conviver com o diabetes, é também fisiologista​.

      Acredito que Diabetes com Educação é Diabetes Sem Complicação.

      Aguardo seu retorno.

      • Amiga hoje já temos o MMS que tem um grupo no face e também já temos o fator de transferência da 4Life que inclusive já tem testes clínicos e fábrica no Brasil

  7. Rossi Henrique Figueiredo

    Boa noite doutoura ,não vou cansar de estar sempre em contato com a senhora , estamos em oração para a cura dessa tipo 1. Deus te proteja e tda sua familia.

  8. Rossi Henrique Figueiredo

    Boa noite Doutora ,fico mto feliz em saber que a cura chegara em breve., minha neta apareceu com 2 anos e oito meses e no momento vamos colocar o sensor para diminuir as furadas , mas estamos em oração para que a cure chegue rapido é mto doloroso ver esses anginhos sofrerem. Tenho certeza que tdos os Brasileiros estarao em oração para sair rapido essa cura .Obrigado pelo seu empenho em nos divulhar esta noticia abençoada.BOA NOITE.Fique com Deus.

  9. orlando domingos rodrigues

    Dra. Eu tomo Glifage à noite, antes de dormir. Ao acordar meço a glicemia e ela está alta (165). No decorrer do dia ela cai muito, chegando, duas horas após o almoço em torno de 120. Como eu não me alimento enquanto estou dormindo, qual a justificativa para esse aumento no período noturno?

  10. Gostaria de fazer teste dessa vacina sou diabética tipo 1 , com nível altíssimo como faço

  11. Olá Dra.
    Recebemos o diagnóstico de diabetes t1 na nossa filhotinha de 6 aninhos há 21 dias. Estamos sem chão é doloroso demais pra todos da família pois não conhecemos e não entendemos a doença não há ninguém na nossa familia que tenha diabetes e a notícia deste estudo os enche de ânimo. Pois nossa esperança é Deus e eu creio que este tratamento chegará a ela pelas maos do Senhor e ela ficará curada em nome de Jesus!! EU CREIO!!
    Deus é Deus. Ele é fiel!!

    • Jorge Luiz Ferreira de Aquino

      Uma coisa que não se deve perder é a esperança. Assim tem sido com minha filha. Aos 4 anos foi diagnosticada com DM1. No início, parecia o fim de tudo, mas, na vida temos que estar dispostos a adaptações. Neste mês, completou 20 anos apesar de maus agouros de não conseguiria. A cura sempre dever ser aguardada, porém sem jamais parar de lutar dia a dia com cabeça erguida.
      Espero que Deus vos fortaleça.

  12. Sou diabética tipo l a 27 anos.Espero também uma forma de ajudar melhor o controle dessa doença.Tive diabete gestacional e fiquei com ela.Tomo insulina Glagirna e Apidra.Gostaria de saber se tem outra melhor para o controle.Controle de 6.7(Hemoglobina glicada). Peptídeo 0,01 .

  13. joao carlos da silva

    para diabetes tipo tambem e eficaz essa vacina

  14. Dra. como saber se é tipo I ou II??? Tomo metiformina 850 e glaciazida. Nivel maximo meu fou de 278. mas nao sei se sou I ou II.

  15. Andreia Moresco wilke

    Gostaria de fazer parte das pessoas para o teste dessa injeção pois JS tenho s 20anos e sofro muito com essa doença

  16. Boa tarde Dra. Acho importante ressaltar que a pesquisa não vai afetar a vida dos diabéticos tipo 2, que são de número muito superior ao tipo 1, sendo quase 1 BILHÃO de pessoas no mundo todo.

    As indicações de vida regrada, alimentação saudável e exercício físico ainda são o cerne da nossa questão.

  17. Olá meu nome e Mirian tenho un filho de 14 anos ar um ano descobri que ele e diabético tipo 1 ele fãs uso da insulina nph e da recular gostaria de saber se tem uma outra insulina melhor porque essa não está tendo muito resultado

  18. Sou DM1 há 17 anos, após diabetes gestacional. Consegui controlar meus niveis glicêmicos por 15 anos, depois que entrei na menopusa está muito difícil, sabe algo para esta situação específica? Qto a vacina, penso que não tenho células que produza insulina, meu pepitidio c é o, 1.

  19. Gostaria de saber se crianças poderão tomar a vacina, já sabe sobre isso?

  20. João Evangelista Lacerda

    Olá eu me chamo João e também estou na luta contra éssa doença pois tenho a tipo 1e se for possível gostaria de fazer parte desta pesquisa dra.

  21. Muito esclarecedora sua mensagem, agradeço me foi util

  22. MUITO ESCLARECEDORA SUA MENSAGEM OBRIGADA

  23. Oi meu nome é Jeferson gostaria de saber se tem como participar desse teste e como posso fazer isso?

  24. poxa espero que nao demore muito!
    nao aguento ver o sofrimento da minha mãe.. ja nao esta andando esta usando flaudas geriatricas
    dificil controle.

  25. Bom dia Dra.,
    Eu gostria de obter ajuda no tratamento da diabetes…
    Moro em Brasília…estou sem acompanhamento…não sei nem o tipo de diabetes q tenho.descobri qdo fiquei grávida do meu filho q hj tem 6 anos.
    Difícil aceitar essa doença horrível.
    Faço uso de insulina NPH e Regular juntas . Meus níveis chegam a 400.
    Me ajude por favor.
    Obrigada. Bjos.
    Meire

  26. Dra querida e linda vou fazer a mesma pergunta de mil me ajude a fazer os texte aqui no Brasil Diabetes tipo II
    faz um milagre ai Dra
    Me consegue um tratamento seguro
    preciso muito

  27. Muito obrigada Mônica, muito bom ver explicações corretas. Eu já sabia da vacina pelo meu médico do jeito que você explicou! Parabéns pelo seu trabalho.

  28. Dra, não é um equívoco chamar de vacina uma droga que vem tratar uma doença existente? Por mais que seja baseada na BCG, o efeito contra o diabetes não é de uma vacina, e sim de um remédio.

  29. Monica,
    Queria compartilhar que sou diabetico a 20 anos, tenho 48 levo uma vida muito boa. poderia me controlar ainda melhor, mas não tenho muitas restiçoes, minha Hb1c é 7,6.
    A cinco anos meu filho tambem foi diagnosticato diabético e controlamos ele melhor, sua Hb1c é 7, e tem uma vida boa tbm, claro que tomamos várias aplicações de insulina e medimos varias vezes ao dia, faz parte….
    Se essa vacina realmente for eficaz e reverter o diabetes a vida seria mais fácil e barata.

  30. Empagliflozina, também conhecido como jardiance, tem como contraindicação o aparecimento de manchas nos órgãos genitais, e no meu caso até sangramento. Parei de usá-lo e vou retornar ao médico no início do próximo mês. Tem algum outro medicamento que faz o mesmo efeito? (substituir a injeção de insulina)
    Há alguma restrição com relação a vacina de BCG? Tenho 57 anos e há 12 estou sob medicamentos. Antecipadamente agradeço a atenção.

    • José Roberto!

      Os medicamentos que são inibidores da SGLT2, podem provocar infecções urinárias e genitais. A suspensão da medicação é necessária para poder ser substituta por outros medicamentos com mecanismos de ação diferentes.
      A vacianesta sendo pesquisada pra tratamento do diabetes tipo 1.

      • Ana Cristina schiavetti

        Sou diabética há 35 anos e sofro demais tenho crises de ipoglecemia diariamente e convulsões queria muito participar dessa pesquisa pois sofro muito tenho 50 anos

  31. Oi como faço para participar da pesquisa em humanos e em qual hospital

  32. Mônica, boa tarde

    Muito bom o esclarecimento do assunto. Hoje em dia a Internet é uma arma perigosa de desinformação.

  33. Elissandra Aparecida nunes de Sousa

    Olá Dr. fiquei muito feliz com essa notícia. Meu filho de 11 anos tem diabetes tipo 1 a 6 anos.
    Faço uma dieta com ele muito rigorosa a 20 dias. Tirei tudo
    Que vai trigo e açúcar. E a 4 dias a glicose dele começou a
    Ter alterações. O que vc me aconselha?

  34. Mônica Maria Alves mesquita

    olá sou diabética a quinze anos tomo insulina duas vezes ao dó a doze anos queria muito mo cura dessa doença mi ajudem

  35. Dra há alguma contra indicação para a vacina BCG ? É exatamente a mesma vacina ou tem alguma variação ?

  36. António Uchoa de Oliveira

    Sou diabético tipo 2, mas os medicamentos orais não resolvem mais meu problema. Diariamente tomo insulina. A vacina BCG pode ser aplicada em meu caso?

  37. Oi, tudo bem? como está o andamento do desenvolvimento da vacina atualmente? Já foi provado que ela é mesmo eficaz agora? Ela garante a cura da DM1?

  38. Bom dia
    Sou diabetica do tipo 1 venho lutando com essa doença a 9 anos e quero muito fazer parte dessa pesquisa, q órgão público devo procurar pra participar?

  39. Mônica, dá pra concluir que o tratamento, caso venha a ser confirmado no futuro, seria destinado a pessoas no início do diagnóstico da DM1, certo? Pois após alguns anos de diagnóstico o paciente já não possui células beta, ou seja, o tratamento para esses pacientes, além de reverter a ação do sistema imunológico, teria de incluir também a disponibilização de novas células beta através de, sei lá, células tronco. De forma simplista, podemos entender assim? Caso a pesquisa evolua teremos uma opção para reverter a DM1 nos casos de diagnóstico recente?

  40. Olá!
    tudo bem?
    Meu nome é Lenice,tenho um filho de 19 anos que adquiriu diabetes aos 12 anos.Ele não faz controle nenhum,é muito revoltado com essa doença.Queria ajuda de um profissional para tratar ele e conversar sobre a importância desse controle.Pois as consequências são ruins.

    • Lenice,

      Se você mora em São Paulo, eu sugiro que procure a ADJ. Eles tem profissionais e ajuda psicológica para aceitação da doença.

    • Complicado né ? O meu também teve com 11 anos e hoje tem 20,eu larguei até o emprego para ajuda-lo é complicado pra eles .Harmonia familiar é muito importante e tem que ter acompanhamento com endocrino sim.Se apegue com Deus e agora quem sabe com essa vacina . A vitória está próxima.

  41. Gostari de saber o nome e endereço do hospital pois desejo fazer o teste com meu filho que ´e diabetico tipo 1 . Sou medica e estou muito ansiosa e acreditando na pesquisa . por favor me ajude .

    • Raquel da Silva Souza

      Olá como faço para essa pesquisa tenrapazdesde 13 anos hoje com 44 tenho um filho rapaz tb que não sai de casa parece ter depressão eu estou com deslocamento na Retina meu dedos estão falando ficando torto me sinto cansada não sinto glicose cair quase sempre minhas pernas estão meia que não sinto tenho lesão leve no rim .tenho muita tontura todo dia já fiz exame não e labirintite não sei que fazer onde ir não aguento mais viver assim temho filho pequeno 3 anos e um de 14 um de 21 diabético desde 12 e um de 25 .queria não ter essa doença queria poder cuida do meus filhos .penso que vou morrer e deixamos muito triste .se alguém puder me ajudar agradeço se não puder tb.meu whatsapp 13;997776394

  42. Tania Ponce Muhlhofer

    Gostaria de saber o nome do hospital e onde fica para fazer o teste em meu filho . Meu email é dra_taniaponce @yahoo.com.br . meu nome é dra tania ponce sou medica e estou querendo fazer o teste . me responda por favor . \sou do Rio de Janeiro.

  43. Boa Tarde, tenho diabete tipo 2, esse tratamento caso seja aprovado e venha a ser aplicado no Brasil poderá reverter também os casos de diabete tipo 2 ? Obrigada e adorei a sua postagem foi muito explicativa, como também seu blog, irei começar a ler demais postagens antigas para me atualizar sobre esse assunto.

  44. Elizabeth Pereira Teles

    Este experimento é só para diabético tipo 1 para os dois?

  45. Obrigado pelas tuas informacoes, sao de suma importancia para mim e minha saude.

  46. evaldo Freire Gomes.

    Acompanho quase todos os seus comentários e sao de grande importância para mim .acredito que um dia essa vacina chegará. Obrigado doutora por tudo. abraço.

  47. Meu nome é Roseli, tenho 37 anos, diabetica tipo 1, ha 33 anos, diabetes difícil controle.
    É possível se inscrever???
    Conforme esta informação: Este verão, ela e seus colegas começaram a inscrever pacientes de 18 a 60 anos de idade em um estudo maior de cinco anos. Os participantes terão níveis baixos, mas detectáveis de secreção de insulina pelo pâncreas. Eles vão receber duas injeções, quatro semanas de intervalo, de BCG ou placebo e, em seguida, injeções anuais para os próximos quatro anos.
    Se este estudo for bem sucedido, o próximo passo será um estudo ainda maior em um maior número de pacientes para avaliar a eficácia e a segurança da vacina. Além disso, será preciso medir o efeito deste tratamento a longo prazo. Vamos esperar!

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"