fbpx
segunda-feira , 5 de fevereiro de 2024

Vitaminas podem aliviar sintomas de diabetes, diz estudo

O estudo de seis meses, envolveu 200 pacientes com diabetes tipo 2. Alguns pacientes receberam Metanx, um alimento com prescrição médica rico em vitaminas desenvolvido pela PamLab, uma empresa de Covington, localizada na Louisiana, enquanto outros receberam um placebo.

05_09_02_diabetes

“Dentro de cerca de dois a três meses, os pacientes que tomaram Metanx começaram a sentir-se muito melhor do que aqueles que tomaram o placebo”, diz o líder do estudo Dr. Vivian Fonseca, Tullis-Tulane Alumni em Diabetes e ex-presidente de Ciência e Medicina da Associação Americana de Diabetes.

“Neuropatia significa, basicamente, anormalidades dos nervos”, diz Fonseca. “No diabetes, o caso clássico é a neuropatia periférica, que afeta as extremidades dos nervos das mãos e pés.” Aproximadamente 50 a 60 por cento dos pacientes com diabetes sentem sintomas de neuropatia periférica e a condição pode piorar se a doença não é monitorada.

“As principais causas de neuropatia são diabetes, e no passado, a hanseníase, algumas infecções e deficiência de vitamina A”, diz Fonseca. Vários anos atrás, Fonseca se deparou com relatos de que altas doses de vitaminas podem aliviar os sintomas de neuropatia.

“Eu também encontrei relatos na literatura de Metanx, que contém altas doses de vitaminas do complexo B , ajudando as pessoas com neuropatia “, diz ele. Estas alegações, no entanto, não foram apoiadas por estudos clínicos.

“Sugeri a PamLab que devemos fazer um estudo controlado randomizado e eles concordaram em financiar um estudo multicêntrico em Tulane e cinco outros locais “, diz Fonseca. “Analisamos os dados do estudo e descobrimos que os pacientes tiveram melhora em alguns parâmetros testados e aqueles com deficiências mínimas de vitamina tiveram melhor resultado.

Isso me diz que a deficiência da vitamina pode estar contribuindo para o agravamento da neuropatia daquele paciente e corrigimos isso”.

 

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Imagem mostrando alimentos saudáveis como frutas e legumes: tomates, brócolis, maçã. Uma fita métrica amarela com a numeração em preto um medidor de glicose e um estetoscópio

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do …

Um Comentário

  1. Eva A da P Torres

    Este estudo so vem confirmar minhas suspeitas,pois desde quando fui diagnosticada com neuropatia há quatro anos atrás fiz por dois anos seguido de polivitaminico,foi quando senri uma melhora razoável nas dores,porem meu endocrinologista me broibiu de tomar vitaminas,alegando ser desnecessário,hoje porem sabia que estava certa,porem não tenho estudos sou leiga,~estou errada.

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"