fbpx
segunda-feira , 5 de fevereiro de 2024

Yacon: Conheça mais sobre a batata boa para a Diabetes

A Batata Yacon controla a glicemia e ajudar a reduzir os níveis de colesterol no sangue, sendo benéfica na dieta e saúde dos diabéticos.

05_17_nutricionista

Além de ajudar no controle da Diabetes, ainda atua na regulação do intestino e no aumento da sensação de saciedade, auxiliando a perda de peso.

O alimento, dado como funcional, tem a seguinte função para as pessoas com Diabetes: Ajudar no controle da taxa de açúcar no sangue, que é a grande preocupação dos diabéticos. Neste caso, a Batata Yacon é ótima para a saúde dos mesmos. Apesar de ainda ser pouco popular, deve ser consumida no dia a dia, devido seus benefícios à saúde e na e qualidade de vida.

Com a forma física parecida com o da já conhecida batata-doce, a Yacon é um tubérculo originário dos Andes, porém podemos encontrá-la com facilidade no Brasil. Possui um sabor bem adocicado e a textura macia, que muitos associam ao sabor da pera ou do melão.

Segundo o Centro Internacional da Batata (CIP), no Peru, 100 gramas de Yacon contêm apenas 22 calorias, contra 64 da mesma quantidade de batata inglesa.

 

Yacon e Diabetes

Contagem de Carboidrato

Batata Yacon – 2 colheres de sopa rasas-25g – 8,25 Kcal – 2,10g de Carboidrato

A Batata Yacon tem o seguinte diferencial: É aliada dos portadores de Diabetes tipo 2, distúrbio desencadeado por  maus hábitos alimentares, obesidade, sedentarismo e, sem origem genética, ao contrário do Diabetes tipo 1.

Como já dito, a Yacon pode ser considerada um alimento funcional, isso se deve pelo fato do seu alto teor de Frutooligossacarídeos (FOS) e a Inulina, o que a diferencia de outros alimentos. Estes dois componentes da batata não são digeríveis pelo aparelho digestivo, tendo o mesmo efeito de fibra alimentar, mais especificamente, da fibra insolúvel, por este motivo pode ser utilizada por pacientes com diabetes do tipo 2, pois podem ajudar no controle da glicemia, em especial, na pós-prandial.

Os carboidratos simples são digeridos e absorvidos rapidamente pelo organismo, produzindo um aumento súbito da taxa de glicose sanguínea e gerando picos de insulina, que são liberadas para cobrir a absorção da glicose circulante. Agora, já o efeito do carboidrato presente na batata Yacon é o contrário, devido ao tamanho de sua molécula são digeridos e absorvidos de forma mais lenta, ocasionando um pequeno e gradual aumento da taxa da glicemia e, uma liberação continua de insulina, também sem picos.

Por exemplo, o paciente com Diabetes tem resistência à insulina, então, se ele come alimentos de alto índice glicêmico, ricos em carboidratos  simples, como o macarrão e a batata inglesa, isso eleva, rapidamente, a taxa de açúcar no sangue, ao contrário da batata Yacon, que não eleva esse nível com tanta rapidez, assim como a abóbora moranga e o cará, que possuem de médio a baixo índice glicêmico.

 

Yacon e os benefícios à saúde

Além de ser eficaz para saúde e bem estar dos diabéticos, os benefícios da Yacon para o organismo humano podem ser vários, como: baixa caloria, redução dos níveis de colesterol e ácido graxos no sangue, favorece funcionamento do intestino, favorece a sensação de saciedade, aumenta a imunidade, melhora do poder absortivo de nutrientes, principalmente de minerais e, ainda, é rica em potássio.

Baixo Valor Calórico: O carboidrato da batata yacon é menos calórico que um carboidrato simples, e de absorção mais demorada. A Yacon também é rica em água. Por ter baixo valor calórico, facilita a perda de peso, sendo aliada a quem está fazendo dieta,mas, esclareço, que nenhum alimento faz efeito sozinho!

Colesterol: Os benefícios da Yacon não param por aí. Segundo estudos clínicos funcionais, o tipo de açúcar, FOS, contido na batata também ajuda a reduzir os níveis de colesterol. O FOS inibe a absorção das partículas de colesterol alimentar e impedem que sejam absorvidas pelo intestino e levadas ao fígado e jogadas na corrente sanguínea.

Saúde Intestinal: Papel fundamental na regulação do funcionamento do intestino. A Yacon ainda é rica em inulina, um prebiótico, ou seja, tipo de carboidrato do grupo dos Frutooligossacarídeos, substância que favorecem a saúde da flora intestinal e combatem a prisão de ventre. A inulina por não ser digerível pelo organismo humano ajuda a melhorar o funcionamento intestinal por estimular o crescimento e a atividade de bactérias no cólon. A melhora do funcionamento intestinal ajuda diretamente o aumento da imunidade, fibra também presente em vegetais como: alcachofra, aspargo e alho-poró.

Poder de absorção: a batata aumenta a absorção de minerais no organismo, como: cálcio, magnésio e ferro. E ainda, ela melhora o ambiente e a permeabilidade da mucosa intestinal ajudando na absorção de nutrientes, consequentemente, aumentando a imunidade. Boa fonte alimentar de ferro, fósforo, sódio, potássio e cálcio.

Sensação de Saciedade: Por ser um alimento rico em fibras, a batata Yacon dá uma sensação de saciedade por ter uma ação lenta na digestão, retarda o esvaziamento gástrico, o que favorece a perda de peso e o controle glicêmico, pois evita picos de glicose pós-prandiais.

 

Dicas: Como consumir?

A melhor forma de consumo da batata Yacon é crua.

Pode ser consumida como fruta ou adicionada em sucos, nas saladas de frutas e em farinhas (no lugar das passas) como também, nas saladas de hortaliças e verduras, ao contrário de outros tipos de tubérculos como a batata inglesa e a batata doce, que geralmente, se apresentam cozidas, assadas ou fritas.

Por ter um sabor adocicado é recomendado que seja utilizada em preparos doces, como bolos ou sucos, vitaminas. Em um bolo, por exemplo, a batata Yacon pode substituir a cenoura, adicionais em sucos verdes e até mesmo, há quem diga que pode ser consumida cozida.

Se for para usar em sopas, é ideal que a base da sopa seja feita com outros ingredientes, como a moranga ou mesmo a mandioca.

A adição de umas fatias de Yacon no suco faz com que o suco tenha uma carga glicêmica menor, liberando menos quantidade de insulina, ajudando no emagrecimento e na prevenção de diabetes.

Pode também ser utilizada como uma substituição interessante para as pequenas refeições ao dia, como a colação ou o lanche da tarde. É importante dizer que mesmo tendo poucas calorias seu consumo não deve ser exagerado.

A indicação do alimento é feita para pacientes que buscam uma alimentação mais equilibrada e saudável, com um paladar bem gosto, como as crianças e os idosos, além das pessoas com Diabetes e obesidade.

 

Atenção às crenças existentes

É comum, em alguns lugares, você escutar sobre o consumo de Chá de folhas do Yacon, devido seu “suposto” efeito hipoglicemiante. Mas, cuidado! Existem alguns estudos científicos que mostram que o uso prolongado deste chá pode levar a sérios problemas renais. Neste caso, o uso oral das folhas da batata Yacon não é recomendado, visto que os riscos à saúde são bem maiores que os benefícios.

Sempre que tiver dúvidas sobre a ingestão de algum alimento funcional, antes de consumi-lo, procure um #nuricionista e tire suas dúvidas! Segurança alimentar é base de uma nutrição saudável…

Vocabulário: é importante saber

Inulina é um açúcar de origem vegetal (frutose). Não é digerida pelas enzimas do intestino humano, sendo considerada como fibra alimentar insolúvel, no cólon onde é utilizada pela flora microbiana. Usada como adoçante pela industrias.

FOS: também é um açúcar vegetal, que o organismo é, praticamente, incapaz de absorver. Preparado pela hidrólise de inulina, são utilizados para as suas propriedades de prebióticos, pois facilitam o desenvolvimento de probióticos que têm um efeito preventivo para o câncer colorretal, estimulantes do sistema imunológico e colesterol.

Leia também:

Receita Salada de Frutas Funcional com Batata Yacon

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Imagem mostrando alimentos saudáveis como frutas e legumes: tomates, brócolis, maçã. Uma fita métrica amarela com a numeração em preto um medidor de glicose e um estetoscópio

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do …

6 Comentários

  1. HAROLDO SANDIM PACHE

    Sou prediabetico: 135 a 155 tomo remédio para controlar a taxa mas me ensinaram o uso da batata yacon. Comecei a fazer uso da mesma e em cinco dias cimento e batendo no liquidificador minha taxa baixou para 87 incrível vou comunicar com minha médica.

  2. BOa tarde, eu tmbm tenho dúvidas uqanto a encontrar essa batata. Você poderia dar alguma dica?

  3. sou diabetica a 1 ano mais nao tou conseguindo controlar a doença queria saber onde encontrar a batata moro em salvador obrigada
    .

  4. o unico problema nisso td é q n se consegue achar na fruteira da esquina né!! onde comprar essa batata???dá pra plantar no quintal de casa??

  5. Izabel Nunes da Silva

    Por favor, qual a quantidade diária que pode ser consumida? Esse consumo pode ser diário? Você pode, por favor, responder pelo meu e.mail? Grata

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"