fbpx
terça-feira , 6 de fevereiro de 2024

Diabetes e Saúde Bucal: Existe uma relação?


Nos Estados Unidos, pesquisadores mostram que existe, sim, uma relação entre as doenças das gengivas e a Diabetes Mellitus (DM). Há um aumento na prevalência de gengivite e periodonite, doença avançada com perdas ósseas, nos pacientes que tem Diabetes, dos 21 milhões de americanos diabéticos, muitos podem ficar surpresos com uma inesperada complicação dentária.

Uma via de mão dupla: Esta é a relação entre a Diabetes e as doenças das gengivas.Não são, somente, as pessoas diabéticas, as únicas suscetíveis às doenças gengivais, mas estas complicações das gengivas podem ter um potencial de afetar o controle da glicemia e contribuir para um agravamento da DM.

É preciso saber que a presença da DM dificulta o tratamento das doenças periodontais que, ao mesmo tempo, agravam o controle da mesma. Entendeu? É uma via de mão dupla em que uma doença pode afetar o curso da outra.

Pesquisas sugerem que pessoas com Diabetes têm alto risco de adquirirem problemas bucais, tais como gengivite, a infecção inicial, e a periodontite, pelo fato de serem mais susceptíveis às infecções bacterianas e por apresentarem uma diminuição na capacidade de combater as bactérias que invadem as gengivas.

Os diabéticos correm maior risco de apresentarem problemas dentários, aproximadamente, quatro vezes mais chances de terem inflamações nas gengivas e perdas do suporte ósseo dos dentes, o agravamento desses quadros também pode se relacionar com complicações da Diabetes.

Em comparação com as pessoas não diabéticas, se você não tiver seus níveis de glicose bem controlados, maior é a sua chance de desenvolver gengivites e até perda total dos dentes.

Assim como todas as infecções, a gengivite, inflamação das gengivas, pode ser um fator significativo na elevação do açúcar sanguíneo, podendo tornar o controle do Diabetes ainda mais difícil e, ao mesmo tempo, tornar o tratamento mais complicado.

Não são somente as gengivas as responsáveis pelos problemas bucais nos diabéticos, outros problemas relacionados são: a candidíase (infecção causada por um fungo ) e a boca seca, sintoma muito comum nas hiperglicemias,  que pode causar aftas, úlceras, infecções e cáries.

Como evitar os problemas bucais associados ao Diabetes?

O mais importante é ter o bom controle glicêmico. Em seguida, cuide bem dos seus dentes e gengiva e faça exames minuciosos a cada seis meses, visite sempre o seu dentista.

Para controlar as infecções por fungos, controle bem seu diabetes, procure não fumar e, se usar dentadura, remova-a e limpe-a diariamente. O controle adequado da glicemia também ajuda a evitar e/ou aliviar a boca seca.

A boa notícia é que depois que as doenças periodontais se instalam e são tratadas é possível restabelecer a saúde bucal. O primeiro passo é se informar sobre a diabetes e, principalmente, como controlá-la. Em seguida, fazer um tratamento bucal sério, além de ter cuidado diário com a boca, conforme a instrução do dentista.

Cuidados a serem seguidos para uma boa saúde buca

– Rigorosa prática de higiene;
– Usar escovas de dente qualificadas: existem escovas recomendadas para  e já estão disponíveis no mercado nacional;
– De duas a três vezes ao dia: use escovas interdentais, fio dental, limpadores de língua e cremes dentais;
– Evite a ingestão de açúcar, e caso consuma, escovar os dentes imediatamente após o consumo;
– Beba bastante água ao longo do dia;
– Visitas periódicas ao dentista, preferencialmente a cada  4 meses;
– O Diabetes não é uma desculpa para ter problemas de saúde bucal!

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Imagem mostrando alimentos saudáveis como frutas e legumes: tomates, brócolis, maçã. Uma fita métrica amarela com a numeração em preto um medidor de glicose e um estetoscópio

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do …

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"