fbpx
segunda-feira , 5 de fevereiro de 2024

Xultophy Novo Medicamento Aprovado para Tratamento do Diabetes Tipo 2

O Xultophy é um medicamento utilizado no tratamento da diabetes tipo 2, as substâncias ativas são a insulina Degludeca (Tresiba) e a Liraglutida (Victoza).

Xultophy foi aprovado pela ANVISA para ser comercializado no Brasil. A nova terapia combinada oferece reduções na hemoglobina glicada (A1C) para adultos com diabetes tipo 2 que se encontram com controle inadequado dos níveis de glicose no sangue.

Como funciona o Xultophy?

diabetes tipo 2 é uma doença na qual o organismo não produz insulina suficiente para controlar os níveis de glicose (açúcar) no sangue ou em que o organismo não é capaz de utilizar a insulina de forma eficaz. Uma das substâncias ativas do Xultophy, a insulina degludeca, cujo o nome comercial é Tresiba.

Degludeca é uma análogo de insulina que funciona da mesma maneira que a insulina produzida de forma natural pelo nosso pâncreas, ajudando a glicose do sangue a entrar nas células, para ser usada como energia. Ao controlar o nível de glicose no sangue, reduz os sintomas e as complicações da diabetes. A insulina degludeca é ligeiramente diferente da insulina humana, sendo absorvida mais lentamente e de modo mais regular pelo corpo após a aplicação, tendo uma ação mais prolongada.

A outra substância ativa do Xultophy, a liraglutida, cujo nome comercial é Victoza, tem sua ação semelhante ao  GLP-1, hormônio secretado naturalmente pelo trato gastrointestinal, que age aumentando a quantidade de insulina secretada pelo pâncreas, em resposta à glicose que chega na corrente sanguínea após a ingestão de alimentos. A liraglutida tem como efeito secundário o retardamento do esvaziamento gástrico, induzindo, assim, a saciedade.

Como se utiliza o Xultophy?

O Xultophy é um medicamento injetável e está disponível na forma de caneta descartável. Sua aplicação é diária na região subcutânea da coxa, barriga e braço. Em cada administração, o local da aplicação deve ser alterado para evitar alterações na pele (como o espessamento), que podem fazer com que o medicamento tenha um efeito inferior ao esperado.

O Xultophy é administrado uma vez ao dia, preferencialmente à mesma hora todos os dias. A dose é ajustada pelo médico e vai variar de pessoa pra pessoa. A realização de testes de glicemia capilar (teste de ponta de dedo) deve ser feita periodicamente, para encontrar a dose mínima eficaz.

Indicação de Xultophy

Xultophy é indicado para o tratamento de adultos com diabetes tipo 2 em associação a dieta balanceada e atividade física regular, para melhorar o controle dos níveis de glicose no sangue.

Tratamento Individualizado para Diabetes

O tratamento para diabetes é individualizado, o que funciona com seu amigo ou vizinho, pode não funcionar com você. A melhor maneira de você conseguir dominar o controle do diabetes é através do conhecimento.

Você deve conhecer seu corpo e suas condições de saúde. Conhecer os grupos alimentares e como eles impactam seus níveis de glicose no sangue, vão te permitir a fazer boas escolhas alimentares.

A falta de informação sobre alimentação é um problema bastante sério e que incomoda muitos diabéticos. Por este motivo eu escrevi o Livro Digital “Alimentação Sem Restrição”, que vai te mostrar como você pode comer comidas que adora e ainda assim manter os níveis de glicose controlados.

Clique no Botão Abaixo para conhecer o Livro Digital “Alimentação sem Restrição”, onde você vai descobrir como se Alimentar de Forma Consciente sem Levar a Descontroles dos seus Níveis de Glicose.

E-BOOK ALIMENTAÇÃO SEM RESTRIÇÃO

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Imagem mostrando alimentos saudáveis como frutas e legumes: tomates, brócolis, maçã. Uma fita métrica amarela com a numeração em preto um medidor de glicose e um estetoscópio

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do …

34 Comentários

  1. O que pode acontecer se a pessoa usar esse medicamento para emagrecer sem ter diabetes?

  2. Minha glicada está em 11,4
    Minha glicemia vive no 280
    Tomava nph 45 e 25 e formiga nada de melhorar
    Troquei o endocrinologista e me passou essa insulina xultophy
    Fui na farmácia achei mto caro agora lendo os comentários vi q a primeira dosagem e gratuita alguém me ajuda como funciona

  3. Sou diabetico e uso Tresiba, mas ainda nao consegui controlar totalmente os niveis de glicemia, ficando ominimo na casa de 120, a endocrinoligsta pediu para associar a Victoza, mas acabei perdendo a receita e com a pandemia nao quero ir a endocrina.
    QUal intervalo que devo tomar ambaas as medicações?

    grato
    Sidnei

  4. Estou usando Xultophy … mais posso fazer as correções com a NovoRapid ?

  5. Boa tarde! Gostaria de saber se o Xultophy auxilia no emagrecimento?

  6. Gostaria de parabenizá-la doutora pelo cuidado em lidar com as pessoas nos comentários. Coisa rara de se ver hj em dia. Parabéns!

  7. comecei a tomar o xultophy a 5 dias -16 unidade, minha médica me orientou a fazer o teste todos os dias em Jejum, se 80 a 130 continuar com as 16 unidades se menor que 80 diminuir para 14 se maior que 130 aumentar para 18. Só que já aumentei para 20 unidades e minha glicemia apos 2h das refeições passam de 300, será que estou fazendo algo errado. Obs. quanto tomava Galvus Met, Forxiga e 30 unidades de insulina NPH, isso nunca ocorria.

  8. Waldemar Júnior Gobbi

    Não consigo fazer aplicação correta, sempre fica gotejando no final da aplicação, embora espere o tempo de 6 segundo pausado, o que pode estar acontecendo?

  9. Comecei a utilizar o xultoph faz 09 dias e me sinto mal com ele, tenho muita nausea, dor de cabeça, batedeira o coraçao acelera, tontura, ele tira sim o apetite, mas os efeitos ruins demoram a passar, qdo tomava apidra ou lantus nao tinha nada disso😩

    • Elisa!
      Verifique seus níveis de glicose no sangue, para descartar hipo e hiperglicemia. Converse com seu médico.

    • Meu marido está fazendo uso da Xultophy há 30 dias, nos primeiros dias tb teve essas reações ,mas agora está bem. Unico problema está sendo o preço que ainda não é nada acessivel, a primeira dose conseguimos no laboratorio,mas segunda não. Não sei se conseguiremos continuar com ela, uma vez que obtivemos uma grande evolução, os niveis abaixaram bem.

  10. Bom dia, gostaria de saber se na medicação xultophy, a concentração dabinsulina degludeca e maior que na própria Tresiba. Eu fazia usa da Tresiba e victiza e agora a dra trocou pra xultophy, porém com unidades bem inferiores . Seria só mesmo uma curiosidade da minha parte. Eu tomava 46 uns de tresiba e hoje tomo 20 de xultophy. Mas a glicemia passou a ser bem alta.

  11. MAURICIO DE SOUZA

    bom dia…eu estou utilzando o xultophy quanto equivale cada numero, exemplo 2, 4 , 6

    • O número 1, por exemplo equivale a 1UI de insulina Degludeca (Tresiba) e 0,036mg de Liraglutida (Victoza).
      O número 2, equivale ao dobro disso 2UI de insulina Degludeca (Tresiba) e 0,072mg de Liraglutida (Victoza).
      E assim vai….

  12. jose carlos brizotti

    A Endocrinologista que me assiste, informou que um novo tipo de insulina esta para ser lançado e promete revolucionar o tratamento dos diabeticos tipo 2.

    É possivel saber o nome dessa nova insulina e se pode ser utilizada pelo tipo 2 ?

  13. Dra, tenho usado o liraglutida há 3 meses , estou com sobrepeso apesar de alimentação ser muuuuito boa e controlada , tb estou com glicemia próxima do limite , triglicérideos tb ruim e colesteróis totalmente péssimos . Onde estou errando ?! Essa semana dei início a Sinvastatina . Não sinto saciedade e nunca senti os efeitos colaterais da liraglutida à não ser sono . Estou meio perdida! Minha Endocrino não está me orientando direito ?

  14. ONDE PODEMOS TER MELHORES INFORMAÇÕES SOBRE ESSA ASSOCIAÇÃO MEDICAMENTOSA. POR OPORTUNO FELICITO TODOS OS PESQUISADORES.

    • A diabetes tipo 2 é uma doença na qual o organismo não produz insulina suficiente para controlar os
      níveis de glucose (açúcar) no sangue ou em que o organismo não é capaz de utilizar a insulina de
      forma eficaz. Uma das substâncias ativas do Xultophy, a insulina degludeca, é uma insulina de
      substituição que funciona da mesma maneira que a insulina produzida de forma natural e ajuda a
      glucose a entrar nas células a partir do sangue. Ao controlar o nível de glucose no sangue, reduz os
      sintomas e as complicações da diabetes. A insulina degludeca é ligeiramente diferente da insulina
      humana, sendo absorvida mais lentamente e de modo mais regular pelo corpo após a injeção e tendo
      uma ação mais prolongada.
      A outra substância ativa do Xultophy, o liraglutida, pertence a um grupo de medicamentos para a
      diabetes conhecido por agonistas do receptor GLP-1 Atua da mesma forma que as incretinas (hormonios
      produzidos no intestino), ao aumentar a quantidade de insulina libertada pelo pâncreas em resposta à
      comida. Isto ajuda a controlar os níveis de glucose no sangue.

  15. KARINA ALVES SALIBA

    Boa tarde, ja vi endocrinologistas indicando a victoza ou ate mesmo a metformina para pessoas não diabéticas, simplesmente para controlar ou diminuir o peso, principalmente a gordura abdominal. Isto é realmente comprovado? Será que não irá ter uma consequência grave com o passar do tempo?

  16. Elza Maria Oliveira

    Tenho diabete tipo 2 e gostaria de ter acesso a esse novo medicamento. Me informar aonde compro

  17. evaldo Freire Gomes.

    Agradeço a importante informações doutora Mônica e muito satisfeito por entender que alguém em algum lugar tentar descobrir algum medicamento para o controle desta diabetes.

  18. Geralda Aparecida

    Bom dia.
    Eu tomo xigduo 10/1000 e victoza 1,2 estou com minha clicada em torno de 6
    Sou diabética tipo 2a mais de 15 anos
    Posso tomar por quanto tempo está victoza sem prejudicar os rins?

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"